quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Monte da Roupa Suja...

Não sei se já vos contei que há alguns anos, através da minha irmã conheci a Flylady, e desde então tenho tentado seguir os seus ensinamentos (destralhar, baby steps, zonas, weekly home blessing hour, rotinas, etc). Nem sempre consigo, mas como ela diz, se saímos do caminho, podemos sempre voltar...

Outra coisa que ela advoga é a criação de hábitos, um hábito leva cerca de 28 dias a criar, e por isso todos os meses há um hábito novo. Este mês de Agosto era o hábito de lavar a roupa. Esta é uma tarefa dividida em cinco partes:
Separar, Lavar, Secar, Dobrar, Arrumar.
Ela não passa a ferro, e eu só de vez em quando.

Como também já vos disse aqui, comecei a acordar mais cedo (esta semana não tem corrido tão bem, mas enfim) e então tenho feito o seguinte:
Como a minha máquina dá para programar ponho a roupa para lavar na máquina, já com o detergente, e o amaciador e o anti-calcário (um dia, quando acabar o stock que fui fazendo para aproveitar descontos, vou começar a usar alternativas mais naturais, mas mais sobre isso noutros posts). Programo de maneira a que acabe antes das 7h (se o programa durar 1h30 - a máquina também diz quanto tempo demora-, então tem que começar às 5 e meia, se forem 11h30 da noite programo para começar dali a 6 horas).
Quando acordo de manhã (mesmo que me deixe dormir, como esta semana, já não acordo depois das 8, como acontecia antes) depois de me arranjar (tomar banho e vestir) estendo a roupa.

Quando chego ao fim do dia apanho-a, se já estiver seca, dobro-a logo, o que não é para passar a ferro arrumo logo, o que é para passar a ferro deixo no puff (ainda tenho de melhorar esta parte). Se não estiver seca, apanho-a no dia seguinte de manhã, e faço o processo todo (quer dizer, vou só até à parte do dobrar, porque às 7 e meia/8 da manhã não convém acordar o resto do gang a entrar no quarto, mas arrumo depois à tarde...ou não).

Devo dizer que este método tem resultado bastante bem, e tenho conseguido ter o cesto da roupa suja, relativamente vazio, e a roupa relativamente arrumada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository