segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como mudar um pneu furado...

Quem sabe mudar um pneu? Eu sei, e já mudei várias vezes :) (quer dizer...não sei se é motivo para sorrir...)

Para quem não sabe aqui fica a explicação básica, que é sempre bom conseguirmos desenrascar-nos:

1º passo - O carro tem de estar numa superfície horizontal (parece básico, mas se existir um declive, ainda que ligeiro, pode correr mal)
2º passo - Descobrir o macaco, a chave de porcas e o pneu suplente (e ter a certeza que todos existem, senão, e passando a publicidade, é melhor telefonar para a Marta)
3º passo - Verificar que o suplente está cheio (No meu caso, na maioria das vezes que tive de mudar o pneu, e foram algumas, o suplente estava sempre vazio, mas servia para, num outro carro, ir até à oficina dos pneus - ou loja dos pneus como alguém lhe "chamei" -, apenas numa das vezes fui mudar o pneu já na bomba da gasolina ao pé da bomba do ar, assim, enchi logo o suplente)
4º passo - Desenroscar um bocado as porcas do pneu que estiver furado (não convém ir desenroscar as porcas do pneu ao lado), e para fazer isso, dependendo do tipo de chave (e no fiat isso funciona), o melhor é colocar a chave na porca de maneira a que dê para pôr o pé em cima, e depois...saltar em cima da chave,...mas não muito. Os especialistas informam que isto não deve ser feito assim, mas geralmente os especialistas têm força para desenroscar as "ceninhas". Eu como não faço culturismo, nem halterofilismo, e não ganho um braço de ferro...tenho mesmo que fazer alguma força com o pé.
5º passo - Depois de desenroscadas as porcas, mas não totalmente, descobrir o local onde o macaco encaixa, e ter atenção com a parte do macaco que fica no chão e a que apoia o carro. Dependendo do carro, o encaixe poderá ser a meio, ou existir uma saliência ao longo dos lados, e aí coloca-se o macaco mais perto do pneu. (Não deverão fazer como o moço que me tentou ajudar na primeira vez que tive um pneu furado: primeiro pôs o macaco ao pé do pneu de trás...o pneu furado era o da frente, e estava completamente esborrachado, não passava propriamente despercebido, e depois de lhe ter dito que não era aquele o pneu, colocou o macaco ao contrário, a parte que devia apoiar o carro ficou no chão, e quando o carro estava já bastante levantado, caiu...mesmo!!!!!)
6º passo - subir o carro o bastante para, depois de desenroscarem as porcas completamente conseguirem tirar o pneu.
7º passo - retirar o pneu furado e colocar o suplente, encaixando-o nos parafusos.
8º passo - enroscar as porcas, sem fazer muita força (o carro pode cair), e esta é a parte importante: em cruz, para que o pneu fique direitinho
9º passo - descer o carro (se o suplente estiver vazio é nesta altura que vão conseguir verificar melhor isso :))
10º passo - enroscar melhor as porcas, sempre em cruz, usando a mesma técnica do 4º passo, et voilá, temos um pneu mudado.

Algumas considerações:
- Depois de arranjarem o pneu solicitem aos senhores da "loja de pneus" :) para vos trocarem logo o suplente pelo normal (poupa-vos o trabalho, como é óbvio, e como eles usam as coisas pneumáticas as porcas ficam bastante bem apertadas e não se corre o risco do pneu saltar)
- O facto de as porcas serem apertadas com as coisas pneumáticas dificulta muito o desenroscar das porcas...daí o saltar.

Penso que não me esqueci de nada, mas se algum especialista quiser dar o seu contributo, que se sinta à vontade.

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