quinta-feira, 31 de maio de 2012

O mistérios das horas estranhas - Parte 2...

Consegui!!!! Já resolvi o mistério das horas estranhas. Já aqui tinha dito que tinha descoberto qual era causa das horas estranhas, mas ainda não tinha conseguido descobrir onde é que se alterava a hora. Agora num périplo pelas várias opções da página das definições descobri!!! O mais engraçado é que já tinha andado por ali, e não tinha visto nada! Se calhar é como os jogos de computador, é necessário desbloquear os objectos a usar...no caso do blogger o critério é "publicar x mensagens para desbloquear a definição de fuso horário", só pode :).

Resultados da dieta maravilha...

Como prometido vim contar como correu a primeira semana de dieta...fiz iogurte e ricotta, no 1º dia de dieta fui jantar com os amigos (pedi uma vitela maronesa apenas com grelos salteados e pedi uma sobremesa), no 3º dia de dieta fui jantar fora com o J. comer uma cataplana de marisco com um voucher (pedi uma salada para mim) e nos restantes dias fiz as refeições estabelecidas. Quando voltei lá agora na segunda feira fiquei espantadíssima, quando a balança indicou 2 Kg a menos :D Que máximo!!!! E as medidas tb sofreram uma diminuição considerável! O engraçado é que eu não noto quase nada...mas a balança deve saber o que diz! (A não ser que não esteja calibrada...) 
A segunda semana foi iniciada com bastante motivação, mas na terça-feira comecei a ter as minhas dores de barriga...desconfio que tanto verde não me deve fazer muito bem ao intestino, e o iogurte também não. mas não posso desanimar. Na próxima semana logo conto a evolução :)

domingo, 27 de maio de 2012

A fazer dieta...

Estou a fazer dieta...Lá achei que estava um bocado gorducha, e fui a uma consulta de nutrição de uma loja de produtos naturais.

Para já estou na primeira semana e já me deu para fazer queijo fresco e iogurte, na Bimby (sim, que a comer 2 iogurtes por dia...), no entanto acho que ainda não domino a técnica...tenho mesmo que mudar de leite em pó...

Devo confessar que tenho passado alguma fomeca, principalmente por causa do pãozinho...hmmmm...ok...vou já publicar isto, que está a dar-me fome...Segunda-feira logo vejo como correu.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Reciclagem de sacos de plástico...

Não sei quanto a vocês, mas eu tenho uma colecção de sacos de plástico em casa (o J. acha que temos demasiados, e de alguma maneira tenho de concordar com ele :) ... sim, apesar de torcida, dou o braço a torcer de vez em quando. Tento reciclá-los de algumas maneiras, e é bom verificar que das 18 maneiras descritas neste artigo do Care2.com já conheço algumas.

 fonte (http://www.care2.com/greenliving/18-ways-to-reuse-plastic-bags.html?page=1)

1. Roupa suja - colocar um saco de plástico na mala de viagem para colocar a roupa suja. (sim...já faço isso)
2. Fazer "plio" (esta é uma tradução muito má...lol...no original é "plarn" - mistura de plastic com yarn - fio) - Cortar os sacos e fazer novelos de fio de plástico para fazer crochet e tricot (uma das ideias é fazer um saco feito de sacos...:)) (esta nunca fiz, mas um dia aventuro-me)
3. Fundir - Derreter os sacos com o ferro e transformar os sacos em tecidos duráveis...(também nunca experimentei...mas a experimentar será quando comprar um ferro de caldeira e aí já poderei estragar o actual...hmmm isto está a dar-me uma ideia...se o ferro actual se estragar....)
4. Limpar a caixa da areia do gato - ou melhor colocar a areia suja num saco de plástico já usado. (Esta nunca fiz porque não tenho gato...)
5. Porta-luvas - No caso de alguém que "frequente" o nosso carro seja susceptível a ficar mal disposto, é bom guardar um saco (ou mais) no porta luvas, caso não seja possível encostar a tempo. (De momento não temos, mas quando eu era miúda a minha mãe levava sempre uns quantos sacos de plástico para mim, já que eu enjoava, mas só enjoava se fôssemos para norte, se fôssemos para sul já não enjoava...era um bocado estranho...)
6. Concertos - Concertos em pavilhões, e estádios e Festivais significam muito lixo, e parece que os caixotes estão sempre cheios. Em vez de empilharmos os nossos copos vazios por cima de um caixote a abarrotar podemos levar um saco de plástico e ficamos um caixote do lixo só nosso...(A ideia faz sentido, mas não me parece que, em pleno concerto dos Pearl Jam :) me apeteça andar com um saco de plástico cheio de lixo aos saltos ao meu lado...)
7. Cocó de cão - Também me parece óbvio que se levamos o cão a passear devemos levar uns quantos sacos de lixo para apanhar o cocó, e em vez de se levarem sacos novos podemos reutilizar sacos. (Esta não faço, mais uma vez porque não tenho cão, mas conheço quem faça)
8. Usá-los de novo. Esta parece óbvia, e segundo o site "pode não ser tão «fashion»" como retirar um saco de pano ou mais grosso, mas existindo uma série de sacos perdidos em casa, podemos muito bem levá-los de novo quando fazemos compras. (Vou confessar uma coisa...esta não faço. Há uns tempos comprámos até um conjunto de sacos daqueles mais grossos e maiores para termos mesmo dentro do carro e levar quando vamos às compras, mas o que é certo é que nos esquecemos sempre deles no carro, e acabam por não ser utilizados.)
9. Forrar um tabuleiro de tinta. Nunca tinha ouvido falar de plásticos para forrar tabuleiros de tinta...coloca-se a tinta no tabuleiro e pronto....(Como já perceberam...não faço esta)
10. Proteger objectos valiosos - Seja em mudanças, seja a guardar em caixas no sotão, pode-se usar sacos de plástico para embrulhar objectos que se possam partir, para os proteger. (Também nunca fiz)
11. Proteger pincéis - Enquanto se pinta, e quando se quer fazer uma pausazinha (para um kit-kat) o melhor é embrulhar os pincéis num saco de plástico, para que não sequem e fiquem rijos. Depois de embrulhados, colocá-los no frigorífico. (Também já tinha ouvido falar, mas nunca usei a táctica...deixava um bocadinho dentro de água...n sei se faz muito bem ao pincel, mas pronto...)
12.Forrar caixotes de lixo pequenos - Reutilizar os sacos de plástico para forrar caixotes do lixo pequenos, em vez de comprar sacos novos. (Esta é a principal utilidade, para mim, dos sacos de plástico existentes cá em casa...a grande maioria é utilizada como saco do lixo: geralmente tenho 3 sacos enrolados por baixo do saco a uso nos caixotes das casas de banho - poupa tempo na altura de mudar o saco :) - e uso um saco em cima da bancada da cozinha enquanto cozinho, para deitar as cascas de cebola, etc...no fim é só fechar o saco, se já estiver cheio, senão, fecha-se só um bocadinho para evitar mosquitagem à volta :))
13. Poupar energia - em vez de areia podem-se usar sacos de plástico para "encher chouriços"...gostaram da expressão????... Agora a sério, podem-se usar sacos de plástico para encher aqueles (eu chamo-lhes) chouriços para colocar nas portas e janelas para evitar que o frio entre por baixo. (Quando me aventurar no mundo da costura terei de me lembrar desta ideia, já que a praia aqui está longe).
14. Doá-los - No artigo original diz que bibliotecas e bancos alimentares geralmente precisam de sacos. Aqui em Portugal, as bibliotecas, pelo menos as que eu conheço (e já conheço umas quantas), não costumam usar sacos. Se calhar o banco alimentar contra a fome precisará,não sei. É uma questão de perguntar.
15. Proteger as plantas do gelo - Embrulhá-las num saco de plástico durante a noite protege as plantinhas do gelo. Aqui não temos gelo, no sentido de nevar, mas se calhar plantas mais sensíveis poderão beneficiar desta dica.
16. Na mala de viagem - Enquanto se faz a mala para uma viagem, colocar os sapatos dentro de um saco de plástico de modo a que sujem a roupa. (Esta também me parece bastante óbvia...e como já perceberam, não é novidade para mim)
17. Envio de encomendas - Se o objecto for frágil, pode-se embrulhar em vários sacos de plástico em vez de plástico das bolhinhas (Claro que eu, a a grande maioria das pessoas, acho o máximo a receber algo embrulhado em plástico de bolhinhas, para as rebentar a todas :), acho que toda a gente parece uma criança com um bocado de plástico desse nas mãos)
18. Jardinagem - Amarrar um par de sacos de plástico à volta dos joelhos para acolchoar um bocado. (Como não faço jardinagem não uso esta, mas também se poderá aplicar quando for "louca" o suficiente para lavar o chão da cozinha de joelhos)
Na hipótese de não se reutilizar os sacos, ou ao fim de algumas reutilizações também se pode colocar na reciclagem...no amarelo...para plástico...

Que mais ideias têm para reutilizar sacos de plástico?

terça-feira, 15 de maio de 2012

O mistério das horas estranhas...

aqui tinha referido que existem horas estranhas neste blog. Hoje (agora) descobri o mistério :). Por alguma razão desconhecida o blogspot está a usar o fuso horário do pacífico :) Quando descobrir como alterar isto, eu aviso :) Eu bem disse que era novata nesta coisa dos blogs :)

Uma aventura no Convento de Cristo...

No outro dia vi esta foto partilhada no facebook que espero que a pessoa que postou não se importe que a coloque aqui. Se se importar que me avise que eu retiro a foto. Mas ao vê-la lembrei-me de uma história (True story).



Fui com o meu priminho P. (priminho na altura, que ele agora já é crescido) ao Convento de Cristo, numa altura em que não se pagava...(sim, eu ainda sou do tempo em que entrava no Convento de Cristo sem pagar), e andámos por lá a passear. Aproveito para fazer publicidade ao "meu" Convento, que é Património Mundial (ou não fosse eu tomarense de gema! - porque é que se diz" de gema"? era tão mais interessante dizer que sou tomarense de clara!!!...OK já estou a parvejar, desculpem :)). Vale a pena a visita. (Estás a ouvir/ler J.?????)

Fomos subindo para o Terraço da Cera (nunca tinha ouvido falar neste nome, só no claustro da lavagem e no claustro da micha e dos outros, mas para fazer boa figura fui ver à wikipedia, claro) através das escadas ocultas nos cantos do Grande Claustro, e andámos para lá a passear e a ver as vistas. Quando nos queríamos vir embora não conseguíamos achar a porta...andámos à volta de uma das cúpulas...e parecia que a porta tinha desaparecido...enfim...tótós :) Mas foi uma tarde bem passada.

About.com...

Ora aqui está um site (portal???) que fala "about" tudo. Descobri o mesmo há já alguns anos, quando começou a minha incursão pelo mundo do "homekeeping" (no sentido em que gosto bastante de ler acerca do assunto, e sei as dicas todas, e vou pondo algumas em práctica, não que me tornei uma dona de casa perfeita...mais posts acerca destes assuntos na calha). E realmente subscrevi algumas das newsletter, incluindo o About Europe (a Europa vista por um americano...acaba por ter dicas de viagem e locais que vale a pena visitar, que se calhar nunca me passariam pela cabeça). Mas hoje gostava só de vos mostrar que realmente os americanos são estranhos:


Sim, nós sabemos que o abacate é uma fruta....parece-me óbvio!!!!!

O resto da página tem algumas dicas interessantes sobre como comprar e preparar frutas e vegetais, com algumas receitas à mistura.




segunda-feira, 14 de maio de 2012

Publicidade...

Já alguém reparou que geralmente os anúncios para emagrecer, ou de qualquer maneira ficarmos mais belas são um bocado falsos?...digo isto no sentido em que, por exemplo, um anúncio de um creme/cera/qualquer coisa depilatória(o) que apregoa que deixa a pele lisa, e, mais importante ainda, que não dói nada e que os pêlos saem com facilidade, é feito sempre com pernas super-lisas, sem pêlo nenhum... é óbvio que se não há pêlos, não vai doer nada!!!! Façam o anúncio com uma modelo que tenha pêlos a sério nas pernas...a ver se é assim tão fácil!!!!!

Por outro lado, hoje recebi um mail de uma loja de lingerie bastante conhecida, cujo nome começa em women e acaba em secret, a informar dos novos fatos de banho que estilizam a silhueta. Não sei se a publicidade anda aí, mas a foto é esta:


 Alguém me explica, onde é que esta moça precisa de um fato de banho que lhe faça a barriga lisa!!!!! Isto leva-me a pensar que não deve funcionar muito bem....ou se calhar até funciona, não sei...Mas a mim só me convenciam se colocassem uma moça com algumas curvinhas, e com uma barriguinha, e que não tenha os braços escanzelados, e mostrassem a moça de lado. Aí sim, conseguíamos ver que realmente funciona.


domingo, 13 de maio de 2012

Visualizações...

Na minha recente incursão pelo mundo fascinante dos blogs...quer dizer, de ser dona de um...descobri que uma das opções que o blogger coloca à nossa disposição chama-se Estatísticas. Não sei quem visitou o meu blog...imagino que alguns dos meus amigos e familiares...que podiam muito bem aproveitar para seguir o blog...(perceberam a indirecta????), mas consigo ver onde estão...e estando essas estatísticas correctas tenho algumas visualizações na Alemanha, na Rússia e nos Estados Unidos...Que máximo...(Será que terei que contratar um tradutor que saiba alemão e russo? Não confio minimamente no google translator...a última tradução que me fez disse que as pessoas eram metros quadrados.....?????). Portanto, aqui ficam as minhas boas vindas a todos os que visitam o meu espacinho na net, tanto em Portugal, como fora :)

Bolachas...

Bolachinhas, bolachinhas...(dito com a voz do Monstro das bolachas) :) Sempre gostei do monstro das bolachas da Rua Sésamo.
E sempre gostei de bolachas, de as comer...embora tente não me perder nessa secção, senão é o caos e lá se vai a dieta (que não ando a fazer).
As primeiras bolachas que fiz foi a minha cunhada (ok, este termo é bastante estranho) que me deu a receita, e fiz umas bolachas de limão (com sabor a morango :))

Diz que a receita é assim:

1/2 chávena de manteiga
85g de queijo de barrar
1/3 chávena de açúcar
1 gema
1 c. de chá de extracto de limão (se alguém souber onde se encontra...é que eu ainda não vi à venda...daí o sabor a morango...só encontrei aroma de morango, pelo que efectuei a respectiva substituição)
1 1/2 chávena de farinha
1/2 c. chá sal

Juntar a manteiga, o queijo e o açúcar. Depois juntar a gema e o extracto de x (onde x é o que quer que tenham encontrado). Juntar o sal à farinha e juntar gradualmente ao resto da mistura, mexendo sempre.

Vai ao forno a 200ºC durante 8 a 10 minutos.

Considerações acerca desta receita:

- A 1ª vez que fiz - já disse que usei aroma de morango, porque não encontrei extracto de limão - ficou um bocado estranha de moldar, ie, cola-se bastante às mãos, o que favorece os gulosos como eu :D, 
- Da 2ª vez que fiz achei por bem inventar as medidas e fiz um bocado a "olhómetro" e decidi cortar na farinha (usei só uma chávena, porque já custava a mexer...) e como sou gulosa aumentei a quantidade de açúcar.
- Entretanto já comecei a fazer a massa na bimby (1º passo - 3 seg/vel 6; 2º passo - 7 seg/vel 4,5; 3º passo -15 seg/vel 6, claro que é um bocado feito a olhómetro e foi feito para metade da receita, portanto para a receita total os tempos deverão ser aumentados um bocado, quando fizer a receita toda coloco aqui).

Entretanto já fiz vários tipos de bolachas:

Biscoitos da Olinda
(fonte: Livro base da Bimby)

250g de farinha
100g de açúcar
100g de manteiga
1 ovo
1c. chá fermento em pó para bolos (passando a publicidade fermento Royal)

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar no copo todos os ingredientes e programar 15 seg/vel 6.
Fazer bolas pequenas, mergulhar a parte de cima em eçúcar e com a ajuda de um garfo esmagar as bolas que ficarão com um aspecto achatado e ondulado. Levar ao forno cerca de 20 minutos

Notas: Quem não tem bimby...mistura tudo e mexe muito bem...

Bolachas de chocolate 
(fonte: Livro base da Bimby)

100g chocolate para culinária
250g de farinha
 100g de açúcar
100g de manteiga
1 ovo
1c. chá fermento em pó para bolos

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar o chocolate no copo aos pedaços, dar 3 toques de Turbo, e pulverizar 10 seg/vel 9. Adicionar os restantes ingredientes e programar 25 seg/vel 6. Estender a massa numa superfície polvilhada de farinha e com o copo de medida ou cortadores/formas para bolachas cortar bolachas (esta parte é quase redundante...se queremos fazer bolachas, convêm, depois de estender a massa, fazer as bolachas...digo eu...). Levar ao forno 20 minutos num tabuleiro untado e polvilhado.

Notas: Mais uma vez quem não tem bimby deverá ralar o chocolate na picadora 1,2,3 ou usar chocolate em pó, e depois misturar tudo. Eu devo dizer que não unto nem polvilho nada (claro que depois as bolachas pegam...), mas ultimamente para não sujar o tabuleiro do forno, corto papel vegetal à medida do tabuleiro e depois ponho as bolachas directamente em cima do papel...e corre bem.

Bolachas de limão e gengibre
(fonte: Clavel's cook)

500g de farinha
200g de açúcar
200g de manteiga
2 ovos
Raspa de dois limões
5g de gengibre fresco

Colocar no copo o açúcar, a casca dos limões e o gengibre. Triturar durante 20 segundos, seguindo as velocidades 5-7-9.
Juntar a manteiga e programar 5 segundos, velocidade 4.
Deitar um ovo e metade da farinha (250 g) 10 segundos, velocidade 6. Ajudar com a espátula. Após acabar, juntar o outro ovo e a restante farinha (250 g) e programar mais 30 segundos, velocidade 6. Deve ajudar com a espátula, para não forçar a bimby.
Fazer os biscoitos e colocá-los num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal, e levar ao forno, pré aquecido a 180º.

As últimas fiz com várias formas que comprei no IKEA.

Aproveito para informar que se aceitam encomendas :)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Bacalhau da P...

Hoje trago uma receita, bastante simples :), dada pela chefinha.

Saltear verdes (espinafres ou grelos) em azeite e alho.
Fazer um refogado com cebola às rodelas e azeite, colocar bacalhau desfiado nesse refogado e deixar apurar. Picar (na bimby dar uns toques de turbos) broa de milho.
Num pirex deitar os verdes, depois o bacalhau e a cebola, e por cima a broa.
Vai ao forno para alourar.

É uma delícia :)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Horas estranhas neste blog...

Acabei de verificar que as horas de publicação deste blog são algo estranhas...parece que andei a publicar posts em plena hora de trabalho...hmmmm... weird...
Assim, para evitar mal entendidos: onde diz 14h deve ler-se 22h.
Aqui fica o esclarecimento :)

Fiat papa formigas...

Que visão do inferno, como diz a Mtita...

Imaginem um Fiat Uno metade cinzento prateado, metade preto...e não, não sou adepta do tunning (ou xunning). Então foi assim...
Nas Gambelas, Faro, decidiram plantar umas árvores na urbanização nova (nova em 2005) que no Verão deita uma resina, seiva, qualquer coisa, pelas folhas, e qualquer carro que estacione lá debaixo (e neste caso é o Kit, que estaciona sozinho...) fica cheio de pingas daquilo. Volta e meia eu estacionava debaixo de uma árvore dessas (como já perceberam eu tinha um Fiat Uno, não um Kit - portanto era eu que estacionava o carro). Como tinha alguma preguiça de ir lavar o carro, ele ficava um bocado resinoso.
Um dia, ia trabalhar e vi que a parte da frente do carro estava preta, e não percebia muito bem porquê, até chegar ao pé do carro, e vi que o preto eram formigas!!!!!!!!
Explicação: A resina/seiva deve ser doce, e eu estacionei por cima de um formigueiro.

Fiquei ainda um bocado aparvalhada a pensar que só comigo é que aconteciam coisas estranhas ao carro, mas lá entrei com bastante cuidado. Na estrada até ao aeroporto as ditas transformaram-se em formigas voadoras, e ainda bem que era demasiado cedo para andar alguém na rua aquela hora, senão bela figurinha tínhamos feito (eu e o Fiat, claro). Enfim...



Como mudar um pneu furado...

Quem sabe mudar um pneu? Eu sei, e já mudei várias vezes :) (quer dizer...não sei se é motivo para sorrir...)

Para quem não sabe aqui fica a explicação básica, que é sempre bom conseguirmos desenrascar-nos:

1º passo - O carro tem de estar numa superfície horizontal (parece básico, mas se existir um declive, ainda que ligeiro, pode correr mal)
2º passo - Descobrir o macaco, a chave de porcas e o pneu suplente (e ter a certeza que todos existem, senão, e passando a publicidade, é melhor telefonar para a Marta)
3º passo - Verificar que o suplente está cheio (No meu caso, na maioria das vezes que tive de mudar o pneu, e foram algumas, o suplente estava sempre vazio, mas servia para, num outro carro, ir até à oficina dos pneus - ou loja dos pneus como alguém lhe "chamei" -, apenas numa das vezes fui mudar o pneu já na bomba da gasolina ao pé da bomba do ar, assim, enchi logo o suplente)
4º passo - Desenroscar um bocado as porcas do pneu que estiver furado (não convém ir desenroscar as porcas do pneu ao lado), e para fazer isso, dependendo do tipo de chave (e no fiat isso funciona), o melhor é colocar a chave na porca de maneira a que dê para pôr o pé em cima, e depois...saltar em cima da chave,...mas não muito. Os especialistas informam que isto não deve ser feito assim, mas geralmente os especialistas têm força para desenroscar as "ceninhas". Eu como não faço culturismo, nem halterofilismo, e não ganho um braço de ferro...tenho mesmo que fazer alguma força com o pé.
5º passo - Depois de desenroscadas as porcas, mas não totalmente, descobrir o local onde o macaco encaixa, e ter atenção com a parte do macaco que fica no chão e a que apoia o carro. Dependendo do carro, o encaixe poderá ser a meio, ou existir uma saliência ao longo dos lados, e aí coloca-se o macaco mais perto do pneu. (Não deverão fazer como o moço que me tentou ajudar na primeira vez que tive um pneu furado: primeiro pôs o macaco ao pé do pneu de trás...o pneu furado era o da frente, e estava completamente esborrachado, não passava propriamente despercebido, e depois de lhe ter dito que não era aquele o pneu, colocou o macaco ao contrário, a parte que devia apoiar o carro ficou no chão, e quando o carro estava já bastante levantado, caiu...mesmo!!!!!)
6º passo - subir o carro o bastante para, depois de desenroscarem as porcas completamente conseguirem tirar o pneu.
7º passo - retirar o pneu furado e colocar o suplente, encaixando-o nos parafusos.
8º passo - enroscar as porcas, sem fazer muita força (o carro pode cair), e esta é a parte importante: em cruz, para que o pneu fique direitinho
9º passo - descer o carro (se o suplente estiver vazio é nesta altura que vão conseguir verificar melhor isso :))
10º passo - enroscar melhor as porcas, sempre em cruz, usando a mesma técnica do 4º passo, et voilá, temos um pneu mudado.

Algumas considerações:
- Depois de arranjarem o pneu solicitem aos senhores da "loja de pneus" :) para vos trocarem logo o suplente pelo normal (poupa-vos o trabalho, como é óbvio, e como eles usam as coisas pneumáticas as porcas ficam bastante bem apertadas e não se corre o risco do pneu saltar)
- O facto de as porcas serem apertadas com as coisas pneumáticas dificulta muito o desenroscar das porcas...daí o saltar.

Penso que não me esqueci de nada, mas se algum especialista quiser dar o seu contributo, que se sinta à vontade.

Queijo fresco com maionese...

Mais uma receitinha, não de maionese, mas com maionese. É bastante fácil de fazer, e aprendi com a minha amiga H. ainda nos tempos da universidade.

Queijo fresco
Maionese
Sal e Pimenta

Esmagar o queijo fresco, juntar maionese a gosto e misturar bem. Temperar com sal e pimenta, também a gosto. Continua a versão "olhómetro" e "dedómetro"  :) A quantidade de maionese depende de como quiserem a pasta, mais líquida, ou mais seca. Se quiserem podem juntar salsa, ou coentros, que também fica bom.
Fica excelente num jantar de amigos, servido com tostas ou com pãozinho fresco.

sábado, 5 de maio de 2012

Coentros...

Eu gosto de coentros...e de salsa...e tenho uns vasinhos onde tento  fazer crescer qualquer coisa...Neste momento tenho:
Um vaso grande com umas ervas que já foram cebolinho e agora deve ser qualquer coisa mais perto da relva dos campos de futebol...mas sem estar cortada.
Dois vasos vazios (quer dizer...vazios de coisas verdes...estão cheios de terra).
Um vaso com dois pés de salsa ("mariquinhas pé de salsa"...quando era miúda achava que o mariquinhas pedia a salsa, mas nunca percebi porque alguém quereria pedir a salsa...talvez para uma omolete, ou pataniscas, não sei).
Um vaso com erva de são qualquer-coisa...não sei, agora esqueci-me do nome...mas é uma planta parecida com salsa, mas os caules são cor de rosa (achava eu que tinha feito engenharia genética à salsa, sem saber como - a única engenharia estranha que consegui fazer foi na disciplina de Tecnologia de DNA recombinante, em que pusemos uns rabanetes azuis...mais ou menos).
E a aquisição mais nova foi um vasinho (mesmo "piquinino") de coentros. 
Desta vez transplantei logo os pézinhos para outro vaso já com terra, com esferovite...e reguei, e falei com os coentrinhos, a ver se eles arrebitam...
Falar com as plantas resulta. Hoje de manhã já estavam mais arrebitadinhos, claro que pode ter sido de serem regados...a água entra nas células por osmose e as células ficam mais inchadas...se todas as células ficarem ... qual é o termo? túrgidas (portanto, inchadas) a planta deixa de estar murcha. (Eu gostei bastante de Fisiologia Vegetal...quer dizer...ok...).
Se estes se aguentarem, irei tentar a 2ª versão de manjericão, e a 2ª versão de cebolinho, e se calhar terei de comprar a colecção toda e começar a apostar numa alternativa mais "fashion" como esta.
Depois conto como foi.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Maionese da Bimby...

Mais uma receita de maionese...desta vez a do livro base da Bimby (sim...sou uma bimbólica anónima) Devo confessar que ainda não fiz maionese na Bimby (a receita faz cerca de 350g e como já disse, é demasiada maionese, até mesmo para mim), mas como até agora (quase) tudo me saiu bem, acredito que esta receita também saia bem :)

150g de óleo
150g de azeite
1 ovo
Sal e pimenta qb
1 c. de sopa de vinagre ou sumo de limão

Pesar o óleo e o azeite num recipiente diferente, e reservar.
Deitar o ovo, o vinagre, o sal e a pimenta no copo e programar 10s/Vel 5.
Com a bimby em funcionamento na vel.5, e sem retirar o copo de medida, verter a mistura de óleo e azeite na tampa.

O livro também tem uma dica para o caso de talhar...tirar a maionese talhada do copo, deitar um ovo no copo e com a bimby em funcionamento na vel. 5 deitar a maionese talhada na tampa.

Umas notas acerca desta receita:
1 - Com a minha cabeça no ar, nunca reparei no pormenor do "sem retirar o copo de medida", e confesso que se não tivesse escrito isto hoje, a primeira vez que fosse fazer ia deitar a mistura de azeite e óleo de uma vez através da abertura do copo...
2 - Eu não disse que era misturar tudo outra vez????
3 - Quando me der para fazer a dita maionese eu conto como correu (com sorte esqueço-me mesmo de não retirar o copo de medida...)


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Maionese...

Tendo em conta o nome do blog achei que faz todo o sentido publicar uma receita para maionese. Apesar de gostar bastante de maionese só fiz uma ou duas vezes, apenas porque cá em casa sou a única que aprecia bastante (o resto do pessoal é mais ketchup e mostarda), e custa-me um bocado desperdiçar comida (ovo crú + "bichezas" + tempo = dor de barriga)e então não faço só para mim.
A receita que vou publicar foi-me ensinada por um amigo e é como segue:

Num copo alto (dos que vêm com a varinha mágica) deitar um ovo e óleo, e com a varinha mágica bater, com algum cuidado. Depois deitar um bocado de vinagre ou sumo de limão e temperar com sal e colorau, e com a varinha mágica misturar tudo. Como podem ver é um bocado a "olhómetro" e "dedómetro" (pôr o dedo e provar para ver se está bom :))

Sempre ouvi dizer que era complicado fazer maionese, porque talhava, ou quebrava, ou qualquer coisa acabada em "ava", mas a mim nunca me aconteceu (embora haja uma primeira vez para tudo) de qualquer maneira em qualquer site de chefs de culinária do 24kitchen existem truques para "recuperar" a maionese. Sem ir pesquisar, penso que é deitar mais um ovo na mistura e com a varinha mágica bater mais um bocado.

Esqueci-me de um pormenor...não sei se é mesmo necessário,se existe alguma explicação científica para que seja feito assim (eu gosto de explicações científicas), mas convém subir e descer a varinha enquanto se mistura tudo. Eu faço assim porque sempre vi o meu pai fazer assim, e como fica bem... E sim, o meu pai é cozinheiro :)



Conta da luz...

Como primeiro post a sério neste blog, vou abordar um assunto tão caro à maioria de nós...a factura da electricidade. 

Já muito se disse acerca das medidas a tomar para baixar a dita, mas aqui ficam mais uma vez, porque nunca é demais relembrar:
- desligar os equipamentos das tomadas (hmmm...vou ver se atino com esta)
- substituir as lâmpadas por lâmpadas economizadoras (o meu sonho é ter a casa cheia de LEDs)
- usar as máquinas de lavar roupa e loiça nas horas de vazio, caso tenha tarifa bi-horária (pré-programadas para de madrugada, que os vizinhos já estão a dormir e não ouvem o barulho)
- comprar equipamentos com categoria de eficiência energética A ou A+(não me parece que a placa e o forno consigam atingir esta categoria)
- melhorar o isolamento das janelas (já está na to do list de melhoramentos a fazer em casa)
- usar estendal em vez da máquina de secar (claro que esta ideia funciona muito bem no Verão, quando as previsões meteorológicas indicam chuva durante todo o mês de Maio...o estendal fica dentro de casa)
- computadores portáteis em vez de desktops (a ideia faz sentido, mas só funciona quando o utilizador quer de facto estar atento ao nível de bateria)

Não me consigo lembrar de mais nenhuma, para já...e continuo aberta a ideias :)



terça-feira, 1 de maio de 2012

O início

Mais uma blogger neste universo...cujas paixões são tantas e tão variadas...música, cozinha, livros, ciências,...vamos ver no que dá...

(Actualização a 01-09-2012: postei esta foto, que retirei da fonte referida, é uma imagem de um ovo ou zigoto já em divisão/multiplicação e que irá dar origem a um novo ser...ilustra o início deste blog...que irá dar origem a sabe-se lá o quê, mas até agora estou a gostar).
fonte: http://media.photobucket.com/image/stem%20cell/tapoj0107/house-to-debate-expanded-stem-cell-.jpg?o=12
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository