quarta-feira, 2 de maio de 2012

Maionese...

Tendo em conta o nome do blog achei que faz todo o sentido publicar uma receita para maionese. Apesar de gostar bastante de maionese só fiz uma ou duas vezes, apenas porque cá em casa sou a única que aprecia bastante (o resto do pessoal é mais ketchup e mostarda), e custa-me um bocado desperdiçar comida (ovo crú + "bichezas" + tempo = dor de barriga)e então não faço só para mim.
A receita que vou publicar foi-me ensinada por um amigo e é como segue:

Num copo alto (dos que vêm com a varinha mágica) deitar um ovo e óleo, e com a varinha mágica bater, com algum cuidado. Depois deitar um bocado de vinagre ou sumo de limão e temperar com sal e colorau, e com a varinha mágica misturar tudo. Como podem ver é um bocado a "olhómetro" e "dedómetro" (pôr o dedo e provar para ver se está bom :))

Sempre ouvi dizer que era complicado fazer maionese, porque talhava, ou quebrava, ou qualquer coisa acabada em "ava", mas a mim nunca me aconteceu (embora haja uma primeira vez para tudo) de qualquer maneira em qualquer site de chefs de culinária do 24kitchen existem truques para "recuperar" a maionese. Sem ir pesquisar, penso que é deitar mais um ovo na mistura e com a varinha mágica bater mais um bocado.

Esqueci-me de um pormenor...não sei se é mesmo necessário,se existe alguma explicação científica para que seja feito assim (eu gosto de explicações científicas), mas convém subir e descer a varinha enquanto se mistura tudo. Eu faço assim porque sempre vi o meu pai fazer assim, e como fica bem... E sim, o meu pai é cozinheiro :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository