quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A Whole New World...

Poderia vir aqui falar-vos de como adorei o Alladin, e de como adoro a música cujo título dá nome a este post, mas não, venho falar-vos do maravilhoso mundo das fraldas reutilizáveis...

Descobri que havia fraldas reutilizáveis há uns tempos quando comecei a minha senda pelo que podemos fazer pelo planeta. Na altura descobri um blog que já não é actualizado, mas onde li acerca do copo menstrual (que parece-me que será o meu próximo acto ecológico) e li acerca das fraldas reutilizáveis.

Quando engravidei, comecei a pesquisar loucamente. Descobri no facebook alguém que vendia, andei a pesquisar ainda mais, e comprei 4 fraldinhas. Pensei para mim, não custa experimentar.

Com o avançar da gravidez continuei a pesquisar, lia os vários blogs e sites sobre o assunto, comecei a aprender acerca das rotinas de lavagem, os vários tipos de fraldas (são imensos, como diz o título...é um mundo), e descobri também que havia um grupo no facebook. Aderi e fui lendo ainda mais.

Avisei o J. que queria experimentar, sem stress. As minhas colegas/amigas a quem eu falava no assunto invariavelmente diziam: "Tu és maluca!!! Sim, sim, isso é muito bonito, mas logo te vais fartar, isso dá muito trabalho, blá,blá,blá....!".

Como, apesar de não parecer, eu sou um bocado torcida decidi que ia levar a minha decisão avante. (Ai estão a dizer que não consigo???? Então vão ver!!!!).

Entretanto, a minha amiga L. que também estava grávida disse-me que também ia usar reutilizáveis. Achei o máximo. Assim, sempre tinha pelo menos uma pessoa próxima de mim a apoiar-me :)

A J. nasceu e entretanto comprei mais 3 fraldinhas. Comecei a usar quando ela tinha cerca de 3 semanas/1 mês. Como tinha muito poucas fraldas usava as reutilizáveis todas que tinha (dava para cerca de um dia) e depois punha-as a lavar e usava descartáveis.

Atenção que apesar de ser a maluquinha das fraldas não sou fundamentalista. Tenho fraldas descartáveis para emergências (ficar sem fraldas da noite, uma saída mais demorada, ficar sem fraldas lavadas e secas...), e nas férias decidi fazer uma pausa na rotina da lavagem.

Comecei a fazer wishlists na Ecologicalkids, encomendei a fralda maravilha da Bumgenius, a Albert :D, a madrinha ofereceu duas no Natal, a tia ofereceu mais duas, e a madrinha ainda ofereceu mais algumas. A mãe (eu) aproveitava promoções do facebook e da loja, e a avó ainda foi cravada para oferecer mais umas da Mita. Em Março deste ano posso dizer que já tinha o stock completo, mas entretanto saiu uma edição especial da Bumgenius, e sim, comprei mais uma fraldinha :)

Agora em relação ao mundo novo:

Tipos de fraldas, São aos montes: de bolso, tudo em um, pré-dobradas, de contorno, ajustadas, musselinas normais (bem, só me lembro de 5)

Siglas usadas no grupo do facebook: LL, BG, FR, BB, GV ...por ordem: Little Lamb, Bumgenius, Fraldas Reutilizáveis, Blueberry, Grovia.

Rotinas de lavagem e problemas que podem surgir, lavagem sem detergente, a frio, lavagem longa com detergente a 40ºC, enxaguamento a quente, e mais enxaguamento para tirar tudo, amónia, maus-cheiros, entupimento, fugas (de xixi)...sim, já tive que fazer um tratamento mais especial às fraldinhas...entretanto apercebi-me que a moça começou a fazer mais xixi, portanto tive que aumentar o poder de absorção das fraldinhas. Meti os meus dotes de costura recém-descobertos à obra e fiz uns quantos absorventes a partir de toalhas velhas/feias.

E pronto, descobri um mundo novo, e apesar dos percalços que vão aparecendo, está a correr muito bem. Adoro dizer que a minha filha usa fraldas reutilizáveis, mesmo quando me olham com ar de "Ah! OK! - Tu não bates bem da cabeça!".

Porque é que tenho orgulho nisso? Então vejamos, se um bebé "produz" em média uma tonelada de fraldas (já pesaram uma fralda cheia de xixi...umas 500g...ora fazendo a conta a 5 fraldas por dia - 1 da noite e 4 durante o dia- 7 dias por semana, 52 semanas num ano, durante 2 anos dá 1850kg....é muito kilograma....) a J. até deixar as fraldas irá produzir muito menos. Outra questão: Já pensaram no que está dentro das fraldas descartáveis que faz com que sejam mesmo absorventes? Pois...cenas estranhas...E depois temos a razão mais fútil de todas (mas não menos importante, claro): São giríssimas. Nomeadamente estas da nossa colecção:

bumGenius ElementalbumGenius ElementalbumGenius Freetime

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository