segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Teorias...

Eu tenho várias teorias...

Se bem que agora só me lembro de uma:

Porque é que se diz "desbarrigado"????? Desbarrigado acaba por significar sem barriga...ora, o que acontece é que se fica com a barriga à mostra, por isso, não se deveria dizer "abarrigado"???????

Fica a ideia... :)

Chocolate caseiro...

Já vos disse que ando numa onda homemade...Se não vos disse, acabei de dizer....

Portanto na onda do homemade, temos produtos para o corpo, licores, cestos em trapilho, e ultimamente....sim...chocolate.

A primeira vez que li acerca de chocolate caseiro foi aqui, entretanto descobri outra receita aqui.
Como seria de esperar segui as duas receitas mais ou menos...

Comprei óleo de côco virgem bio (é óbvio que não encomendei só o óleo de côco...eu perco-me neste site. um dia vou viver para Paris, só para ir à loja), cacau em pó magro, do hipermercado aqui ao pé de casa cujo nome começa por C e acaba em ontinente, açúcar amarelo (já costumo ter em casa) e fiz mais ou menos assim:

1ª vez: 4 c. de sopa de óleo de côco, umas 5 de cacau, e açúcar a olhómetro. Derreti o óleo, juntei o chocolate, mexi, juntei o açúcar e a J. desatou a chorar desalmadamente. Só tive tempo de pôr o chocolate, cheio de grumos do açúcar dentro do tupperware, e colocá-lo no frigorífico antes de ir ver se a moça tinha fome.
Resultado: Ficou bom, e com grumos de açúcar. Como eu sou gulosa não me importei :D

2ª vez: 4 c. sopa de óleo de côco, 8 colheres de sopa de cacau, açúcar....já não me lembro. Desta vez consegui misturar tudo direitinho...
Resultado: Ficou mesmo amargo...mas continua a ser viciante.

3ª vez: 4 c. de sopa de óleo de côco, 6 c. de sopa de cacau, metade do frasco onde guardo o açúcar. Consegui mexer tudo direitinho, e ficou maravilhoso.

Claro que já estou quase a acabar com o óleo de côco, mas tem-me sabido bem este chocolate...Acho que um dia vou experimentar fazer chocolate de leite.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Tão prendada que eu estou...ou a rotina da licença de maternidade...

Isto de ser mãe, e estar de licença de maternidade é o máximo :D.

Adoro ficar a olhar para a minha filha, mas tenho aproveitado as sestas dela, e as alturas em que ela se entretém com o pato patão, para dar asas aos meus hobbies/experimentar receitas.

A saber*:
- Fazer chocolate caseiro
- Cestos em crochet com trapilho
- Cenas para o corpo (cremes hidratantes, manteigas corporais, bálsamos para os lábios, desodorizante e pasta de dentes)
- Sabonetes
- Tricot
- Bolachas


Entretanto, já consegui entrar mais ou menos numa rotina diária:

Acordo por volta das nove...quer dizer...levanto-me entre as nove e as nove e meia (sim, que tenho acordado às 8 e meia...a J. acorda-me), mudo a fralda à J, e mudo-lhe a roupa (para diferenciar o dia da noite), e ponho-a na espreguiçadeira.
Enquanto ela brinca com o pato patão, tomo o pequeno almoço, faço a cama e dou uma arrumadela no quarto, faço um "swish and swipe", tiro a loiça da máquina e apanho roupa/estendo roupa (com as quinhentas mil mudas de roupa por dia, por causa do bolsado, e as fraldas reutilizáveis, que têm de ser lavadas a cada dois ou três dias, praticamente todas as noites ponho roupa a lavar). Depois começo a preparar o almoço, e faço o que tenho planeado para o dia. A partir da hora do almoço até por volta das 4 já começa a ser mais complicado fazer qualquer coisa seguida, mas depois dessa hora até cerca das 7, a J. dorme outra sesta, e consigo fazer mais qualquer coisa. Se me lembrar adianto o jantar, porque geralmente ela à hora que eu quero começar a fazer o jantar quer comer, também....Depois é fazer tempo até às 11 da noite, para lhe dar banho, dar de mamar e deitar...Quando ela adormece, estou um bocado no computador, faço o meu cesto em trapilho/continuo o meu tricot, e leio o meu livrinho :) e entretanto são duas da manhã e apago a luz.

*(em relação a estas actividades depois logo venho cá postar coisas...o que me lembra que ainda tenho uns posts em falta....tenho mesmo de fazer uma lista de posts a fazer)


domingo, 8 de dezembro de 2013

Uma vaca no elevador...

Já vos contei que uma vez ouvi uma vaca no elevador do metro de telheiras ? Pois, é verdade. Ouvi!

Claro que podia ser alguém a gozar comigo, mas que ouvi, ouvi.

E era isto que vos queria dizer.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O que nunca me disseram...

Sim, quando engravidei da J. ouvi dos amigos e conhecidos os comentários acerca de tudo: é a melhor coisa do mundo, dão muito trabalho, acabaram-se as noites de sono descansado, quando tiveres filhos vais mudar de opinião...além dos comentários sobre as fraldas reutilizáveis (sim, estou a usar a tempo quase inteiro, e são lindas, e depois logo falo sobre isso), mas houve coisas que não me disseram:

1º - As orelhas podem-se dobrar para a frente e ficam meias coladas...acontece especialmente enquanto está a mamar

2º - Existe uma fase de bolhinhas...é o máximo :D:D:D:D:D

3º - Passamos horas a falar uma língua desconhecida

4º - Passamos horas a olhar para a criança, completamente embevecidos por ela ser tão linda (e não parecer um alien)

5º - Fazemos uma festa quando a moça faz cócó

6º - Os punzinhos dela cheiram mal que se farta

7º - Adoramos olhar para ela a bater no pato

8º - A moleirinha mexe-se, com palpitações, como se tivesse vida própria, e fosse sair alguma coisa lá de dentro!!!!!

Acho que ao longo dos anos vou encontrar mais coisas acerca das quais nunca ninguém me disse, mas esta última foi demais....a moça a chorar (berrar é mais o termo) cheia de fome, e de repente reparei que a zona da moleirinha se estava a mexer convulsivamente....


domingo, 10 de novembro de 2013

Colecção de disparates II ...

Pois é, mais um cromo para a colecção de disparates...

Depois de 3 dias sem fazer cocó, e como a moça se estava a contorcer, achámos por bem dar uma ajuda à J. para fazer cócó. Como todos os pais de bebés pequenos sabem, as tácticas são: ponta do termómetro, cotonete embebido em azeite, cânula cortada do tubo do bebegel com óleo de amêndoas doces...e o bebegel. começámos com a cânula, para libertar punzinhos, mas depois avançámos para o bebegel. Não fez logo, por isso fechámos a fralda, e dei-lhe de mamar.
Enquanto mamava, começou a fazer força, e começámos a ouvir o som característico...Quando dei por mim, e uma vez que o J. não lhe tinha vestido a perna do babygrow, olhei para baixo, e tinha montes de cócó a sair pela fralda, a escorrer pela perna e já tinha um monte em cima da minha perna.
Cheirava mal que se fartava, eu desatei-me a rir, e o J. em "pânico" lá foi buscar papel higiénico...

Bem, moral da história...às 2 e meia da manhã a J. estava a tomar um belo de um banho, e a mãe também!

domingo, 27 de outubro de 2013

Estou a gozar...

Quando eu trabalhava no aeroporto, tinha vários colegas com filhos pequenos. Muitas vezes queixavam-se que a criança não dormia, e fartava-se de chorar. Ao que eu respondia: Então dás um Xanax à criança e fica resolvido!!!!

Claro que ficavam a olhar para mim super escandalizados, e eu tinha que esclarecer que estava a gozar!
Dah!

Se bem que nestas últimas dias noites bem que achei que deveria existir o belo do xanax para bebés de um mês!!!!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Colecção de disparates....

Bem, como disse a boss, agora começamos a coleccionar os disparates da J. Além das caras amorosas que faz quando acaba de mamar (já percebo porque é que alguns pais chamam os seus filhos de esquilos) faz também uns mega cocós e xixis...

Claro que com a bela idade de 3 semanas os disparates que começamos a coleccionar resumem-se apenas a cocós e xixis nas alturas mais estranhas.

Portanto começamos esta rubrica, que prevejo que se vá prolongar por muitos anos, com os dois (maiores) disparates ocorridos até agora.

1º - No outro dia fomos ao centro de saúde para pesar a moça. O J. despiu-a e colocou-a em cima da balança. O que é que acontece quando os bebés se sentem à larga...pois....xixizada da grande, em cima da balança, de tal maneira que lhe chegou ao cabelo...escusado será dizer que assim que chegou a casa, comeu e tomou banho!!!!!

2º - No domingo estávamos a ver um filme (sim, por incrível que pareça, conseguimos ver filmes com um bebé em casa...claro que fazemos mais pausas do que o normal, mas servem mais para ir ver como ela está do que por ela estar a chorar), à meia noite, depois de mamar, fomos mudar a fralda. Mais um vez, fralda à solta e pernas levantadas = cocó descomunal, que só não saía em repuxo porque pronto....Desta vez, roupa, fralda de pano, trocador, tudo para lavar....e eu a rir-me à gargalhada :)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

E não andei de rabo ao léu...

Bem, depois de todas as dúvidas existenciais acerca do que levar para a maternidade, e como se processava a coisa, a Francisca Feijão/Beringela já nasceu :) .

Portanto, e tendo em conta o cansaço normal de um casal recém-mamã e papá, faço aqui um resumo, muito resumido... Quando a moça me deixar logo venho cá contar melhor as coisas.

1º - Não andei de rabo ao léu, deram-me uma fralda, uma camisa de rabo ao léu, mas também me deram um robe.
2º Deixaram-me ir de lentes de contacto, com a condição de que se visse que ia para uma sala de operações (em caso de cesariana) avisar
3º Não foi preciso gritar pela epidural, mas a mesma demorou meia hora a ser dada....
4º Claro que não ouvi Pearl Jam, ouvi as médicas e enfermeiras a dizer para fazer força, mas ainda me elogiaram e disseram que eu faço força muito bem :)
5º Trataram muito bem do kit :)
6º Só me deixaram entrar com o kit de criopreservação. Tudo o resto ficou com o J.
7º De tudo o que levei/preparei (hmmmm...pois, esqueci-me de vir cá mostrar o que tinha levado), e foram 2 malas e uma mochila usei muito pouco (quando tiver tempo logo venho cá informar o que levei, e o que realmente usei)


Em relação à roupinha linda que a moça recebeu, posso dizer que já tem pelo menos 3 babygrows que nunca serviram... :( e se são lindos....



sábado, 7 de setembro de 2013

CTG (cardiotocografia), Audiogramas e cenas...

Na quarta feira, tivemos consulta e como já estávamos perto das 38 semanas fizemos o CTG. O CTG, para quem não sabe, é um exame para "ver" os batimentos cardíacos da criança, as contracções, e mais qualquer coisa...basicamente confirma-se o bem estar da criança.

Ora bem, lá fomos, 20 minutos mais cedo, para fazer o CTG.
Depois de me pesar e medir a tensão, em que a auxiliar me diz: "Então é terça feira, não é?
- ???? Não!!!
- Não é? Mas está marcado para terça, não está?
- Olhe, se está a mim ninguém me disse nada...
(Afinal, fui confundida com outra grávida)

Entrámos na salinha, deitei-me na marquesa, e a moça entrega-me um aparelhómetro: "Já sabe, carrega aqui..."
"?????, É a primeira vez que estou a fazer isto, não percebo nada do que se vai passar...."
Então a moça lá me explicou que tinha que ir carregando no botão cada vez que a moça se mexesse, colocou-me os sensores, e começámos a ouvir as batidas...
Entretanto perguntei o que aconteceria se ela não se mexesse, se estivesse a dormir, e a moça respondeu-me que nesse caso logo se resolvia (deve ser comer chocolate....digo eu)

Bem, lá começou o teste, e eu entrei em modo "concentração" para conseguir sentir os movimentos da moça. O J. às tantas pergunta-me se não podia falar...Claro que nos desatámos a rir à gargalhada, e eu acho que devemos ter adulterado o teste de alguma maneira, porque ouvimos sons diferentes....
O que é certo é que até ao fim ficámos caladinhos, e eu bastante concentrada, e a moça lá se mexeu bem :)

Este exame fez-me lembrar um audiograma que fiz quando era miúda antes de ser operada aos ouvidos (é que na altura eu era um bocado surda...) . Disseram-me que quando ouvisse um som deveria levantar a mão do lado onde ouvisse. Lá me puseram os auscultadores, e lá fiquei na casinha. Lembro-me de estar lá dentro, e de vez em quando ouvia sons bastante altos, mas existiam outros que ficava na dúvida se realmente estava a ouvir ou não...portanto houve alturas quem levantei a mão e provavelmente não estava a ouvir nada. Sei que no fim o médico virou-se para os meus pais e disse: "A vossa filha é uma brincalhona!!!!!"
Concluindo...o melhor é mesmo confiarem nas máquinas, é que eu quando tenho de ficar assim concentrada naquilo que sinto/vejo/oiço....não sinto/vejo/oiço nada, ou então acho que estou a sentir/ver/ouvir tudo e mais alguma coisa....portanto, nestas coisas não sou muito de fiar....

domingo, 1 de setembro de 2013

Quando eu era pequena...ou como nascem os bebés...

Amiguinhos, já estamos em Setembro, já com 37 semanas e 3 dias, portanto...começamos a entrar em "stress", mas só um bocado :)

Entretanto a história de hoje parece-me apropriada a esta fase da minha vida.

Quando andava na escola primária tinha uma colega, a Carla, que, olhando para trás, era filha de pais um bocado conservadores...

Há um dia, em que se começou a debater o importante assunto para crianças de 6 anos, chamado:
"De onde vêm os bebés?"

Ora bem, então a moça dizia que os bebés nasciam nas couves!!!!! Coitados.

Claro que eu na altura eu já era uma miúda muito inteligente (...) e tinha uma vizinha que tinha tido um bebé. Ora eu não era propriamente cegueta (hoje em dia sou pitosga, mas na altura via muito bem !!!!) e reparei que ela tinha tido uma barriga muito grande, e quando fomos vê-la à clínica, já com o bebé cá fora fiz a associação completa: Os bebés estão nas barrigas das mães, e depois saem .... pela boca!!!!! Parece-me óbvio!!!!

Claro que quando eu disse isto à minha colega ela não deve ter achado muita piada....até gostava de saber o que aconteceu depois quando ela chegou a casa e disse aos pais que a colega tinha dito que os bebés nasciam pela boca...

Claro que agora seria bom se fosse só ir a uma horta cheia de couves, com bebés em cima, escolher um....



terça-feira, 27 de agosto de 2013

E temos pés espetados nas costelas...e passaram-se 22 e 17 anos...

Bem, depois de todas as questões existenciais, que ainda continuo à espera de resposta para algumas, eis que a moçoila já tem nome escolhido (finalmente!!!!), a mala (as malas, melhor dizendo, que são três: uma para o bloco de partos, outra com as minhas coisas e a outra com as coisas dela) já está pronta, e estamos quase, quase oficialmente em modo de bebé de termo (ou seja, a partir de quinta-feira caso decida nascer - knock on wood - já não é prematura). Como eu tenho pensamento positivo, acho que o parto vai correr bem, vai ser relativamente rápido, e doloroso que baste, mas vou aguentar a ceninha....

Além do mais, o meu médico já me deu umas indicações acerca dos sinais de alarme, pelo que estou bastante descansada. Uma das questões que tinha era acerca da contagem dos movimentos...li em montes de sítios que a partir das 35 semanas, sensivelmente, é necessário contar os movimentos da criança. A minha dúvida era: contam-se os movimentos um a um, ou por conjuntos de movimentos? Para quem nunca teve um alien na barriga (:)) eu explico: existe alturas em que se mexe, do género, vira-se para um lado, espeta o pé, e vira-se para o outro, e depois acalma. A minha questão era se o conjunto era só um movimento, ou, neste caso, se são 3 movimentos...e fiquei esclarecida e cheguei à conclusão que durante a manhã já atingiu os movimentos todos que tem de atingir, e depois continua a mexer-se bastante bem durante o resto do dia...não há razões para preocupação.

Melhor, enquanto escrevo este post, ela bem que enfia um pezinho debaixo das costelas, e o outro dá uns toques do lado direito, e vá lá que não está a espetar dedo nenhum na bexiga :D

Mas mudando de assunto (eu peço desde já desculpa se este se tornou um blog, como muitos outros onde só se fala de gravidez e cenas relacionadas, mas realmente é uma coisa que nos muda a vida toda....):

Faz hoje 22 anos que saiu o Ten dos Pearl Jam!!!!!!!!!!!
Faz hoje 17 anos que saiu o No code dos Pearl Jam!!!!!!!!

Portanto há 22 anos eu tinha 12, a caminho dos 13...e há 17 anos estava em stress para saber se tinha entrado na Universidade!!!!!! Meu Deus estou mesmo a ficar cota.

E sim, a Francisca Feijão (J. para os amigos) já ouve Pearl Jam :D

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Como um edredon se transforma em casaco, ou o rato avariado...

Na segunda feira fui à lavandaria buscar um edredon que deixei lá (a minha máquina de lavar roupa é demasiado pequena...ou o edredon é que é muito grande...). Cheguei lá com o papel maravilha para levantar o edredon, e a senhora informa-me que o papel não é daquela lavandaria....Oh meu deus, estou a ficar maluquinha...fiquei um bocado assarapantada, a olhar em volta e a  pensar que me lembrava de ter entregue o edredon, naquela lavandaria.

Entretanto a senhora diz: Lavamos muitas coisas, mas veículos ainda não! - Portanto entreguei o talão da lavagem do carro...

Claro que andei à procura do talão certo no meio da confusão que a minha carteira se torna periodicamente, e tive de desistir...

Hoje, a limpar a papelada descobri um talão para levantar um casaco...e lá fui buscar um casaco...em vez de um edredon!

Por outro lado temos a outra situação, em que eu chego ao computador e quero fazer coisas com o rato, mas só o botão do lado direito é que funciona. Qual foi o meu primeiro pensamento: "O rato configurou-se automaticamente para canhotos!!!!" Andei a ver o painel de controlo, para configurar de novo, e o raio do botão esquerdo continuava sem funcionar. No dia seguinte, já farta de usar o touchpad, que neste computador de vez em quando faz coisas que eu não preciso, do género, voltar ao painel de mosaicos (eu tenho o Windows 8), disse ao J. para dar uma vista de olhos. Claro que assim que ele pegou no rato, percebeu que o que aconteceu foi...

...

O botão esquerdo avariou...qual configuração para canhotos qual quê!!!! AVARIADO!!! Que é bom!!!!!

Já diz a teoria da Navalha de Occam, de uma forma simplificada, que a explicação mais simples é geralmente a correcta! (Aprendi isto no livro "Highlander: O domar do guerreiro", da Karen Marie Moning).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tudo aquilo que não precisámos de comprar...

Quero agradecer desde já a todos os amigos e familiares que se disponibilizaram para emprestar coisas.
Sim, que isto de ir ter uma criança é complicado...eu tenho cá para mim que metade das coisas que as listas existentes por aí dizem ser necessário, na realidade não o são.

Na minha humilde opinião de mãe de primeira viagem, cuja criança ainda nem sequer está cá fora, penso que itens como esterilizador de biberons é uma coisa perfeitamente desnecessária...primeiro porque estou a pensar amamentar enquanto puder. Eu sei que às vezes a coisa até corre mal, e não dá, no entanto espero conseguir fazê-lo, pelo menos até aos 6 meses...a partir daí esterilizar cenas parece-me contra-produtivo. De qualquer maneira, uma boa lavagem com água quente e detergente, e secar muito bem parece-me suficiente. Atenção, que isto é a minha opinião de "newbie". De qualquer maneira, se for mesmo obrigada a esterilizar cenas, existe sempre a velha panela de pressão, o tupperware para cozinhar a vapor no microondas, e em último caso...a Bimby :). Portanto, este é daqueles items completamente desnecessário. Se dá jeito e faz falta, pois...se calhar dá jeito, mas conheço pessoas que usaram 2 ou 3 vezes....será que vale a pena gastar dinheiro?

Mas tinha começado este post até com outra ideia na cabeça. A cunhadinha S emprestou-nos roupa a montes do baby D. Ora como nem fui eu que comprei a roupa da Beringela (99% do que ela tem foi oferecido) portanto a minha memória de grávida não se vai lembrar de TUDO que é mesmo nosso, e além do mais a maioria das peças são brancas, sem qualquer distinção, achei que o melhor era tentar descortinar uma maneira de marcar as peças de roupa emprestadas.

Assim, tudo o que tinha etiqueta levou com o nome da cunhadinha escrito a caneta. Já lavei as peças e verifiquei que a tinta não sai. Tudo o que não tem etiqueta leva com uns pontinhos feitos com agulha e linha azul, e pronto. Se mais alguém emprestar roupa, terei de arranjar outra cor para o que não tiver etiqueta.

Por outro lado, todos os objectos grandes (berço, banheira, almofada de amamentação, cama de grades, carro/alcofa/ovo, etc) foram, ou vão ser emprestados. Para não me esquecer (duvido que me esqueça, mas pronto), anotei no Baby Journal da Moleskine que comprei, quem emprestou o quê.

Dúvidas existenciais, ou o que acontece num bloco de partos...

Lembrei-me, entretanto, que sou, assim, um bocado para o pitosga...e coloca-se uma questão muito importante...posso ir de lentes de contacto? Terei que ir de óculos? Não posso ir com nenhum deles? Então e como é que eu vou ver as coisas? e mais importante, como é que eu vejo a Francisca Feijão?????? e confirmo que estão a fazer bem a colheita de sangue do cordão umbilical, que desinfectaram tudo muito bem, e colocam as coisas nos sítios certos???? e preencheram a papelada toda????
Outra questão: Então dou entrada no hospital, certo? e vou com a minha roupinha normal de grávida, certo? Então e entro para o bloco de partos com essa roupa? ou visto uma das camisas de dormir compradas de propósito na Primark? e dão-me logo uma cama e um armário para guardar as minhas coisas? Ou visto uma camisa lá do Hospital? e ando com o rabo ao léu?

E quando é que eu grito pela epidural? e posso ouvir pearl jam???? E se tiver as unhas pintadas, terei tempo de tirar o verniz (por causa da anestesia)?

Tantas questões, meu deus!!!!!!!!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dúvidas existenciais ou o que levar para a maternidade...

Caros amigos, eu sei...completamente desaparecida...
Mas isto de ter as pernas inchadas com o calor, e o cansaço normal de quem já está nas 33 semanas dá nisto...

Ora então novidades: hmmmm....a casa está o caos, mas o lava-loiças está a brilhar :D, e estou muito contente!!!!!! Como diz a nossa amiga flylady é pelo lava-loiças que se começa.

Já decidimos onde vamos ter a criança...isto tudo porque perguntei ao meu médico onde é que ela fazia partos sem ser no Hospital da Luz, ou na Cuf Descobertas (que a malta não tem dinheiro para ir para o privado). Como ele não faz no público, existem duas hipóteses básicas, ou a Maternidade Alfredo da Costa, ou o Hospital de Santa Maria. Como a MAC está numa de fecha, não fecha, já decidimos que vamos para o Santa Maria, apesar de me sentir um bocado intimidada cada vez que olho/penso naquela fachada imponente...

No outro dia telefonei para lá para perguntar o que é que era necessário levar. A senhora foi muito simpática e disse-me:
- A mala da maternidade
- O livro da grávida
- O kit de criopreservação, se quisermos fazer a colheita das células estaminais do sangue do cordão umbilical (sim, vamos fazer na Bioteca).

Aproveitei para pedir algumas informações acerca de como se processa a entrada lá, e como eles não têm lista de maternidade (lista do que é necessário levar) perguntei acerca das fraldas, e dos produtos de higiene.

Basicamente fica ao critério das mães, segundo a senhora, que também disse que não é preciso levar muita roupa, ou melhor, roupa muito quente.

Então, depois de ter procurado na internet as quinhentas mil listas que existem, decidi que vou levar tudo o que vem referido... (pelo menos, é a minha intenção. Como ainda devo ter uma consulta lá no hospital, na altura pergunto melhor...também gostava de visitar o bloco de partos, e saber como se processa tudo e se posso levar música...acham que sim?)

Portanto, já lavei a roupinha que nos ofereceram, depois de a ter separado por tamanhos (ou melhor, separei-a por tamanhos, e lavei as roupas dos 0-1 mês) e agora quero separar as roupinhas em mudas de roupa, colocadas em saquinhos, já com uma fralda descartável lá dentro (para facilitar o banho e a troca de fralda e roupa e cenas...). No entanto surgiu-me uma questão existencial: calcinhas/collants ou não? É que fazendo uma sondagem as opiniões dividem-se...e se calhar o melhor é mesmo levar e pronto!!!!!

Por outro lado, temos uns bodies tão engraçados que dá pena não ficarem à vista!!!!!! E as meias, que também são tão giras e irão ficar por baixo do babygrow????? Oh meu Deus, vestir um bebé tem muito que se lhe diga, e eu não percebo nada disto!!!!!

Não há-de ser nada...

Depois logo mostro a mala já preparada...

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Não me faça perguntas difíceis (II) ...

No outro dia comprei um vestido muito giro...Comprido, azul, com umas florzinhas, mas de tal maneira comprido que arrastava pelo chão...por isso tive que pedir para fazer a bainha.

Experimentei o vestido, que fica muito bem com a minha barriguinha :) e a moça da loja marcou a bainha.

Quando foi a altura de dar os dados perguntou-me se queria a bainha feita à mão ou à máquina...

Claro que o meu primeiro pensamento foi:

- Ó mulher não me faça perguntas difíceis...

Sei lá eu a diferença entre uma bainha feita à mão ou à máquina. Se for eu a fazer, irá ficar torta de qualquer maneira...


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aventuras no centro de Saúde... Parte II

Estou de novo com alergia, vá-se lá saber porquê...

Estou com montes de borbulhas no antebraço, e na mão, e entre as pernas que estão mais gorduchas...e dá comichão que se farta!!!!!

A semana passada, foi toda ela de praia, e as borbulhas, com montes de comichão começaram a aparecer no fim da semana, altura em que não fomos à praia.

Eu tenho um creme para usar em SOS, e na primeira consulta perguntei ao ob-gin se o podia usar. Ele disse que sim, e de qualquer maneira tenho a mania de ler as bulas, com já se aperceberam aqui. O dito creme apenas refere: Na gravidez, não utilizar em grandes extensões (de pele) nem durante períodos prolongados. As questões que se colocam são:
- O que é uma grande extensão? Metade do corpo, 1/3, meia perna????
- O que consideram períodos prolongadas? 1 semana, 1 mês, 1 ano?
Enfim, por causa disto, e como até me estava "aguentar" bem à bronca não o tinha colocado, mas a comichão e o desconforto continuava.
Assim, na terça feira achámos por bem ir ao centro de saúde, para ver se haveria qualquer coisa que poderia tomar.

Fomos então, logo de manhã ao centro de saúde de Lagos. Fizemos a inscrição para a consulta de recurso. Tínhamos 5 moços estrangeiros (mais conhecidos por bifes...) à nossa frente. Pela conversa entre eles, e entre eles e a senhora da recepção, achamos que devem ter estado metidos numa "órgia", ou qualquer coisa estranha, já que queriam fazer análises a doenças sexualmente transmissíveis...

Ao fim de quase duas horas chamaram-nos...Entrámos, eu sentei-me numa cadeira e comecei a explicar...

- Tenho esta alergia nos braços, e nas pernas, dá-me bués de comichão...tenho um creme que costumo usar, mas na bula diz que na gravidez não se deve usar em grandes extensões...
Médico: -Estás grávida?
- Sim!
(A olhar para a barriga)
Médico: - Então não podes tomar nada, nem pôr nada....Vou-te receitar uma pomada para a comichão, com produtos naturais, que é a única coisa que podes pôr.

Entretanto o J. lembrou-se de perguntar acerca da praia...

Médico: - Não pode ir à praia, nem apanhar sol...isto é uma alergia, não sabemos a quê, tem de tomar cuidado com o gel de banho, e com a comida....

E saí do centro de saúde, depois da consulta que demorou 5 minutos (ainda bem que estou isenta de taxas moderadoras, que pagar 10€ para isto....custa, lol).

A receita dizia o nome do medicamento (caladryl) e a composição: cânfora, difenidramida e óxido de zinco.
Destes todos, sei que o óxido de zinco não faz mal, e entra na composição da maioria dos cremes para bebé, e acho que também de alguns protectores solares, a difenidramina nunca ouvi falar, mas era questão de ir procurar, a cânfora eu sei que é um produto natural, mas tinha a ideia que não era muito bom usar na gravidez.
Na farmácia achei por bem pedir para ler a bula, e na parte da gravidez e aleitamento deparei-me com o seguinte texto:
"A segurança de Caladryl durante a gravidez e a lactação não foram estabelecidas.
A difenidramina é absorvida através da pele. A difenidramina atravessa a placenta e é excretada no leite materno.  A Cânfora é embriotóxica e abortiva."

Olha que bonito!!!!! Embriotóxica e abortiva!!!!!! Está bem que deverá ser no primeiro trimestre, mas de qualquer maneira, na bula não especifica!!!!!!
Portanto, disse à senhora da farmácia que não trazia o creme (que vinha num frasco de xarope...) e acabei por trazer Pruriced (ó eu a fazer publicidade à Uriage...com a quantidade de cremes que já comprei nestas duas semanas já merecia uns quantos cremes grátis...ou a 1ª mala do bebé!!!!!!!)

Conclusão:

- Os médicos não são deuses, e cada vez mais me apercebo que são demasiado humanos, sem conseguirem ser humildes (salvo algumas excepções). Eu sei que eles não são obrigados a saber TODOS os medicamentos que fazem mal na gravidez, nem saber TODAS as contra-indicações, muito menos os médicos de clínica geral...No entanto, se não sabem, procuram, e se têm dúvidas confirmam....É o que a maioria dos comuns mortais faz....Pelo menos, eu, se tenho dúvidas, vou à procura da informação, já que o site do INFARMED tem as bulas online....

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Será que a barriga está assim tão grande?

Caixa prioritária, enquanto esperava pelos talões:
Senhora da caixa: -Está quase...
Eu: -Hmmmm, ainda faltam 3 meses...
Senhora da caixa: -Então são gémeos?....

.....

A barriguinha não está assim tão grande...acho eu!

Logo mostro a barriguinha.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Não me faça perguntas difíceis... (I)

Há uns anos atrás, numa segunda-feira em pleno Agosto fiz uma viagem de Lagos para Faro. Começou a chover, portanto as pessoas acharam por bem ir para os centros comerciais. Assim, na Via do Infante, a saída para Albufeira estava congestionada e a saída para Faro tinha fila desde o estádio do Algarve.

Claro que com todo o pára-arranca, o Fiat aqueceu e deixou de andar... depois de umas aventuras, cuja descrição ficará para outra altura consegui chegar à rotunda do hospital, onde deixei o carro e fui à procura de uma oficina. Quando a consegui encontrar, e ia com o senhor mecânico até ao carro, depois de ter descrito o problema, ele começou a fazer perguntas:
-Então qual é o modelo?
-É um Fiat 60 SL!
-E qual é o tipo de motor?
Foi aí que eu pensei: "Ó homem, não me faça perguntas difíceis!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Voltei...

Eu sei, eu sei...ando muito desaparecida...
Novidades das últimas semanas...já ultrapassámos a metade da gravidez...e já estamos com 28 semanas e 4 dias. Traduzido em linguagem de gente normal (leia-se: não grávidos) estamos com 6 meses e meio. Portanto estamos a entrar em "panic mode"...ainda não temos nome escolhido para a gaiata, ainda não temos o berço, e começamos a interrogar-nos se realmente estamos preparados para isto...Mas como eu sou uma miúda muito zen e bastante positiva, acho que sim, que vai correr tudo bem.

Entretanto, a barriguinha continua a crescer, e a Francisca Feijão (e não, não se vai chamar assim) está do tamanho de uma berinjela...é o que dizem os sites da especialidade...

domingo, 28 de abril de 2013

Limpeza da semana ...

Voltando ao assunto da organização...tenho a dizer que as minhas rotinas não existem...o sono deu cabo ddelas...
No entanto tenho o meu calendário Fly homemade (não sei se já vos falei dele?) cheio de rotinas e zonas para destralhar. Algumas coisas faço, outras nem por isso, mas não me chateio muito...um dia hei-de conseguir :)

Esta semana que passou era a semana da zona 4 - Quarto principal. No meu caso dedico mesmo só ao nosso quarto. Cada dia é para destralhar uma mini zona (gaveta, prateleira, roupa pendurada, etc) e no fim de semana a limpeza detalhada. Neste caso a limpeza detalhada inclui levantar o colchão para arejar o sommier (que este Inverno ganhou algum mofo...). Como ontem tivemos uma festa de anos, hoje deu-nos para fazer isto: levantámos o colchão, tirámos os sacos de arrumação  lá de dentro, o J. aspirou as placas, e depois tirámo-las, eu limpei-as com uma mistura de água e óleo essencial de Tea Tree (para matar a fungueza toda), e pusemos na varanda a secar. Entretanto, antes do J. ir para o jogo voltámos a colocar tudo no sítio. No entanto, como o saco com a minha roupa de Verão estava também logo ali à mão, decidi retirar a roupa de Inverno e trocá-la pela de Verão (também já estava programado para este fim de semana). Então comecei por tirar toda a roupa de Inverno do roupeiro, a que precisa de ser lavada pus no cesto da roupa suja, a restante dobrei muito bem dobradinha. Eu sei que temos uma frente polar a atravessar o país, mas de qualquer maneira deixo sempre camisolas de malha mais finas, e gabardines de fora (é como se fosse a roupa de todo o ano). Portanto os casacos mais grossos, e as camisolas de lã, e os cachecóis foram todos! As calças também, já que nenhuma me serve (sim, a barriga já está grandinha)!!!!! Portanto não ficam a fazer nada no meu roupeiro, a não ser ocupar espaço.

Depois retirei toda a roupa de Verão do saco de arrumação, cheirei-a e achei que precisa tudo de ser passado por água, só para retirar o cheiro do saco. Mas entretanto achei por bem experimentar a roupa já que metade desta roupa não me serve agora. Bem, fiquei maravilhada porque esqueci-me que costumo comprar a roupa em tecidos meio elástico, portanto estou a contar que a maioria das t-shirts e o vestido maravilha me sirvam pelo menos até Junho, depois logo se vê. As calças e calções é que posso guardar para o próximo ano. Esses não me servem mesmo. Portanto fazendo um balanço:

- T-shirts e Camisas só irei comprar lá para Agosto ... ou melhor...em Agosto começo a ver de t.shirts de amamentação (pode ser que apanhe umas promo jeitosas)
- Vestidos não preciso, nem para a praia, nem para o trabalho que tenho 2 (um deles depois de junho já não me deve servir). Além disso o J. ofereceu-me um já de grávida (e não só) muito giro :)
- Tenho uma saia....
- Precisarei de comprar umas calças mais leves, e uns calções (vi uns numa loja online engraçados).

Eu sei que o melhor era arranjar umas túnicas e andar de leggings, mas eu sou um bocado esquisita...e fico com calor nas pernas, portanto não sei até que ponto as leggings são a melhor opção para o Verão. Logo vejo.

Efeitos secundários...

Minha gente, já tinha ouvido dizer que durante a gravidez os neurónios ficam um bocado estranhos...falta de memória, o tico e o teco não funcionam muito bem...
Pois bem, começo a sentir na pele o quão verdade isso é!!!!

As coisas mais fáceis tornam-se complicadas, por exemplo hoje estava a ouvir música com o leitor de MP3. Entretanto o J. veio falar comigo. Geralmente nestas altura tiro apenas um dos phones da orelha e continuo a a ouvir música. Pois bem, hoje achei que tinha deixado de ouvir, e carreguei no pause, porque achava que tinha feito pause. O pause não funcionava, assim como pôr o som mais alto...Achei que algo se passava com o leitor maravilha...panic mode!!!!

Afinal não tinha nenhum dos phones nas orelhas!!!!! DAH!!!!!


Enfim...tudo por uma boa causa :D


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Organizada ou nem por isso...

Clínica X, 14Hh20:

- Boa tarde, tenho uma ecografia marcada agora para as 14 e 30.
- Muito bem, tem a requisição?
- Não, deixei-a em casa! (realmente vi a requisição agrafada à marcação, mas nunca me passou pela cabeça que fosse necessária)
- É que precisamos mesmo da requisição, porque há médicos que não aceitam fazer a eco sem requisição, e além disso o seguro também não comparticipa sem requisição. Quem é o seu médico?
- É o Dr. X!
- Ah! Então está com sorte, como é o mesmo médico ele passa a requisição. Cartão do seguro, se faz favor!
Procuro, procuro, retiro todos os quinhentos mil cartões da carteira, vou ver no caderninho pequeno, finalmente lá descubro, no meio de mais quinhentos mil talões de compras...
...
Já à espera à porta da sala...
J: -Ui que sou tão organizada, e tenho cadernos e cenas, e depois não sei do cartão!!!
Eu: - És tão parvo! Pelo menos tento ser organizada!
Deito-lhe a língua de fora e viro-me de costas.

O hotel está preso...

A propósito do 25 de Abril, lembrei-me hoje de mais uma das minhas ideias estranhas de quando era miúda.

Em 85 o Sr. Otelo Saraiva de Carvalho foi preso, e lembro-me de a minha mãe dizer: "O Otelo está preso".

Eu achava estranha esta frase, já que para mim era óbvio que o Hotel (dos Templários) esta preso no sítio onde foi construído...Não pode sair do sítio. Achava era que possivelmente não podia ser utilizado...

Só quando vi o nome do senhor escrito é que percebi.

domingo, 7 de abril de 2013

Autoclavei a televisão...

Hoje tive um sonho...quer dizer...um sonho estranho...sonhei que tinha uma autoclave na sala. Para quem não sabe o que é, uma autoclave é como se fosse uma panela de pressão usada nos laboratórios para esterilizar meios de cultura e material de laboratório e para inactivar bichezas antes de deitar as coisas fora. Atinge temperaturas de cerca de 120ºC, com calor húmido.

Quando estava a estagiar tínhamos uma autoclave no nosso laboratório refundido, que como já não funcionava muito bem, e acabava por derreter o material todo já só era utilizada para inactivar o material. Um dia começou a fazer uns sons esquisitos, e basicamente fugimos todas e depois a Ju entrou a correr, desligou a autoclave, e a partir desse dia nunca mais foi usada.

Esta noite sonhei, como estava a dizer, que tinha uma autoclave na sala de estar junto à televisão. Liguei-a (vá-se lá saber porquê!!!!) e começou a deitar montes de vapor cá para fora. Quando reparei o canto da televisão estava assim, meio derretido. Achei, no sonho, evidentemente, que, se espalmasse aquilo muito bem, a televisão ia continuar a funcionar. Claro que ao fim de mais um bocado toda a televisão era uma amálgama de plástico e vidro, e parece-me a mim, que deixou de funcionar.

O que é certo é que passei a noite um bocado desesperada com o pensamento: "Autoclavei a televisão!!!"

A cunhadinha já achava que eu não bato muito bem, mas hoje ficou com certeza...



quinta-feira, 4 de abril de 2013

16 semanas ou como vou criar o blog do molho americano...

Quando se junta maionese e ketchup, o que acontece? Molho americano, pois claro!!!! O mesmo faz-me lembrar os supremos de frango em baguete do Papa 24 :) Ahhh que saudades...

E vem a conversa de molhos à baila porquê?

Pois porque apesar de o J. ser mais moço de Mostarda, eu acho que com Maionese o que liga bem é Ketchup... e isto tudo a propósito do alien que neste momento nada, muito refastelado (ou refastelada) na minha barriguinha...

Pronto, se é preciso dizer as coisas mais directamente:

Sim, estamos grávidos, de bebé, de esperanças, vamos ter um novo elemento na família...etc, etc...

E como referi no título, faz hoje precisamente 16 semanas (isto se a próxima ecografia não disser que afinal tem mais uns diazinhos...como se as ecografias falassem...), ou em linguagem de gente que não está grávida: 4 meses.

Tenho passado muito bem, à excepção de ter enjoado o cheiro dos meus queridos sabonetes...Tenho muita fomeca, e muito soninho...fora isso, ando bem...

E pronto, é isto!

PS: Não, não vou criar nenhum blog, como a outra, nem tempo tenho para este quanto mais...mas se criasse era o blog do molho americano...e conta já esta informação como registo do nome!!!!!

Ecografia das 12 semanas e 3 dias que afinal acabou por ser das 13 semanas e 1 dia.
Eu disse que parecia um alien...o que vale é que depois são sempre lindos :)

sexta-feira, 22 de março de 2013

Singing along...

Já vos aconteceu não perceberem a letra de uma música, e então, como é óbvio, "inventam"?
Pois, eu desde miúda que tenho um bocado a obcessão de saber a letras das músicas de cor e salteado.
Ficava horas no meu quarto a ouvir Ministars e OndaChoc. O meu primeiro álbum dos Ministars, foi mesmo o 1º álbum deles, mas em cassete, portanto não havia letras para ninguém. Os seguintes, já em vinil de 33 rotações traziam as letras das músicas, ou na parte de trás, ou numa folha lá dentro.

Como eu sempre fui miúda de ler e ouvir música, quando recebia um disco, o meu ritual cumprido religiosamente era pôr o disco a tocar (depois de tentar acertar com o selector das rotações, que chegou a um ponto e tinha que estar para 45 senão parecia uma mensagem do além....coitada a aparelhagem já tinha sido da minha irmã, e 11 anos nos separam, portanto, muito aguentou ela....infância E adolescência!!!!), sentar-me com a caixa e ouvir as músicas enquanto aprendia as letras...
Portanto é normal que eu ainda hoje me lembre do "Ehhhhhhhhhhhhhh Vai ser bom, vivam as férias, e já só falta um mês!....." (Que o digam os meus ex-coleguinhas do aeroporto).

Ainda voltando à cassete dos Ministars, a tal que não tinha letras, o que eu fiz, foi ficar horas de caderno e lapis na mão, e auscultadores nos ouvidos a "tirar a letra". Ouvia um bocado da letra, apontava, quando não ouvia, voltava atrás, quando não percebia, deixava um espaço, e assim até ao fim. Claro que fazer "pause" e andar para trás e para a frente não fazia nada bem à fita, mas isso é outra história.

Depois de começar a ouvir outras coisas, em inglês, que já era muito crescida, continuava a "tirar a letra" assim.

Isto lido por quem nasceu depois de 1990 parecerá estranho, mas para essas pessoas (jovenzinhos imberbes que não percebem nada disto!!!) eu explico: NÃO HAVIA INTERNET NA ALTURA!!!!! Muito menos o lyricz.com ou .net, ou whatever.....

Claro que muitas vezes não percebia muito bem o que estavam a dizer, mas agora não me lembro de nenhum exemplo da altura. No entanto apresento-vos dois exemplos mais "recentes":

Nos tempos da Universidade, o J. apresentou-me uma banda muito interessante chamada Chevelle. Não sei se conhecem, mas eu gosto bastante. Os senhores têm uma música que se chama "Confortable Liar", e uma das frases do refrão é precisamente: "You're such a confortable liar".

Mais recentemente ainda (há cerca de 2 anos) fomos passar uns dias a Évora, e a banda sonora da viagem foi Gossip, que têm uma música chamada "For keeps", onde há uma parte onde a moça diz "I don't wanna play for keeps anymore..."

Portanto, passando agora à parte gira. O que é que eu achava que estes dois diziam???????

Ora pois bem, eu transformei "You're such a confortable liar" em....wait for it..... "You're such a come to the light". Eu sei, não faz sentido nenhum, mas lá achei que para eles faria algum sentido!!!!!!

E a moça a dizer que "I don't wanna play for keeps anymore" transformei em: .... "I don't wanna play Poughkeepsie anymore!!!!". Portanto acabei de inventar um novo jogo, que eu lá achei que a moça estava farta de perder e pronto, não quer jogar mais. Parece-me óbvio.

Também tive um "problema" com o Smile dos Pearl Jam...o Eddie diz "three crooked hearts" e eu percebia "the cooked" qualquer coisa"... Mas pronto o Sr. Eddie Vedder é um "mumbler" por natureza e por exemplo a "Yellow Ledbetter" é um bocado estranha....mas linda, claro :)

Mas aproveito para informar que nem sempre me acontece e muitas vezes são os outros que percebem mal. No 11º ano saiu o álbum dos Cranberries com a famosa música "Zombie", cujo refrão diz: "In your head". O meu colega Miguel lá fez a associação irlandeses=exército republicano irlandês e então o moço achava que o refrão era: "IRA!IRA!IRA!" com pronúncia inglesa (ou irlandesa), claro, o que daria qualquer coisa como"aiaraei"...e tive que ser eu a desfazer as ilusões do moço...

Claro que agora a internet é um mundo das letras das músicas, embora ainda se encontrem algumas coisas estranhas.

Letra da "Dissident", escrita pelo próprio Eddie Vedder, muito mais interessante do que a letra do  "Vivam as férias" escrita por mim :)


terça-feira, 19 de março de 2013

Só faço figuras parvas...

Amiguinhos, tendo decidido que já me afastei tempo suficiente deste meu cantinho (e tendo um computador novo, e mais rápido também ajuda) venho hoje contar-vos como fiz uma figurinha daquelas...

Há alguns anos, a cada início e final de semestre andava para cima e para baixo neste país à beira-mar plantado...quer dizer ia de Tomar para Faro, com passagem obrigatória por Lisboa, e claro, sempre carregadíssima com roupas, livros para "estudar", cassetes para ouvir na viagem (sim, que eu ainda sou do tempo dos leitores de MP3 chamados Walkman de cassete, a pilhas!) o que geralmente fazia com que eu andasse com a módica quantidade de: 1 mochila grande de campismo (com a roupa das férias, e livros e comida congelada que geralmente chegava descongelada), uma mochila mais pequena para ir comigo em cima, com algumas sandochas, as K7, e água, e a carteira (de tira-colo que era mais práctico) com a carteira e as cenas que as miúdas levam nas carteiras.

Apanhava grandes secas em Lisboa, principalmente quando ia aos Domingos para Faro (autocarro às 10:30 em Tomar, chegava ao meio dia a Lisboa e a ligação para Faro saía às 14 e 30...o que corresponde a duas horas de seca descomunal).

Claro que fiquei a conhecer as várias estações de autocarros ... Casal Ribeiro, Arco do Cego e Sete Rios como as palmas das mãos, além dos respectivos pedintes...

Esta aconteceu-me ainda nos velhos tempos da Casal Ribeiro. Estava há já duas horas à espera...para variar. Entretanto anunciaram a linha do autocarro, e comecei a preparar-me:

Coloquei a carteira a tira-colo, pus a mochila de campismo às costas, e baixei-me para apanhar a outra mochila. Quando me levantei...

...

Caí para trás e assim fiquei tipo tartaruga de patas no ar, sem me conseguir levantar...Acham que alguém me ajudou???? Claro que não!!!! Estavam umas quantas pessoas a olhar de lado para mim com um ar do género: "Olha esta é maluquinha!!!!" Claro que se calhar isso deve-se ao facto de eu me estar a rir feita louca...

Ao fim de algum tempo lá me consegui levantar, com um golpe de ombro...

Eu sou a de cima, não se nota?

Eu sou pródiga em histórias destas, pelo que decidi começar uma rubrica...aguardem...


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Algumas considerações acerca da Sport TV...

Caros Amigos, eu sei que ando desaparecida, mas tem sido por uma boa causa...

Hoje lembrei-me de passar po aqui só para vos deixar umas considerações acerca desse(s) canal (ais) que desde que foi(ram) instalado(s) cá por casa, o 24 Kitchen perdeu o seu domínio...

Então é assim:

Consideração nº 1 - Não sei se estão a par, mas a Sport TV adquiriu os direitos de todos os jogos da Liga Zon Sagres. Significa isto que nenhum jogo passa em canal aberto (um dos 3 existentes - RTP, SIC, TVI). Posto isto, porque é que na Sport TV continuam a anunciar os jogos como Exclusivo Sport TV???? Eles são todos exclusivos, toda a gente sabe disso, "portantes" torna-se redundante.

Consideração nº 2 - Há algum tempo (não sei precisar quanto) os senhores alteraram as siglas usadas para identificar as equipas. Dantes usavam as iniciais dos Clubes (SCP, slb, fcp - nota-se que sou sportinguista?????), agora começaram a usar as 3 primeiras letras...Até não está mal pensado, a questão é que depois não são coerentes...

Por exemplo no caso do clube do Norte eles usam POR (to), mas na realidade deveria ser FUT (ebol clube do porto). Outros exemplos: RAV (Rio Ave) deveria ser RIO, e PFE (Paços de Ferreira) deveria ser PAÇ.

Onde é que eu quero chegar com esta conversa? A lado nenhum... Era só para verem o tipo de coisas que eu me lembro de vez em quando :)

domingo, 20 de janeiro de 2013

Hábito do Mês - Janeiro...

Eu sei, eu sei...ando um bocado afastada daqui, mas apesar de tardar, não falho :)

Hoje o tema é ...o hábito do mês (eu sei que já vem tarde, que já passámos do meio do mês, mas como diz a Flylady...quando se cai da carroça, volta-se a entrar e recomeça-se).

Este mês o hábito é "Shine your sink" - Põe o lava -loiças a brilhar!!!!

Esta é a base do programa, para quem quer começar, a primeira coisa que ela diz é: Marca o temporizador com 15 minutos e vai pôr o lava-loiças a brilhar:

- Tirar a loiça toda que lá estiver e colocá-la , ou na máquina de lavar, ou numa bacia e "escondê-la" dentro de um armário.

Depois com um bocado de produto para lavar o lava-loiças (Cif, ou mesmo detergente para a loiça), e usando uma escova de dentes para chegar aos pontos mais difíceis, deixá-lo a brilhar. Depois secá-lo, e já está. A Flylady no texto vai mais longe, no caso de o lava-loiças precisar mesmo de ser lavado.

É certo que depois de ele estar a brilhar a vontade de ter tudo o resto em ordem instala-se e é uma avalanche...

E sabe sempre tão bem, chegar de manhã à cozinha e ter o lava-loiças vazio.

Deveria colocar aqui uma foto do meu lava-loiças, não era? Mas hoje devo confessar que não está, nem a brilhar, nem vazio...Tem umas taças sujas, que terei de as lavar à mão, pelo que amanhã fá-lo-ei. (De vez em quando tenho destas coisas...deixar para amanhã, porque acho que a certas horas já não faço nada de jeito...acho que sou normal...)


domingo, 6 de janeiro de 2013

Roupinha lavada e arrumada...

Bom, como já consegui descobrir qual era o problema de não conseguir passar conteúdo para a minha tablete (muitas vezes a maneira mais fácil e antiga é mesmo a melhor...se querem um conselho, e no que respeita ao Samsung Galaxy Tab 2, NÃO instalem o Kies...pelo menos comigo, o computador deixou de reconhecer o tablet, e o programa estava eternamente a tentar ligar-se....ou seja, não funcionava. Assim desinstalei o Kies e voilá...já dá!) e neste momento está a fazê-lo, e como estava a ler este post da Rita ocupada decidi mostrar-vos como segue a rotina da roupa cá em casa.

Então segue assim:

Tenho 3 "cestos de roupa suja": um propriamente dito com duas divisórias do IKEA, que já não existe (à venda, porque o meu existe....está ali na casa de banho), onde faço a separação em roupa clara e roupa escura. Depois tenho um saco de tecido, que foi oferta de uma marca de pão de forma daqueles que se aguentam muito tempo e que o reclame acabava com "Com muito gosto!", na cozinha, onde vou pondo os panos sujos (panos de cozinha, meias velhas que uso para limpar o pó, toalhas de mesa, guardanapos de tecido, etc...). Portanto a minha rotina acaba por ser bastante simples...quando um dos "cestos" está cheio ponho a lavar à noite quando me vou deitar (faz parte da minha rotina nocturna). Programo a máquina para acabar entre as 7 e as 8 para estender quando me levanto (às 7h...cof...cof..cof). Comecei a fazer assim, porque, principalmente no Verão, se deixasse a roupa na máquina por mais tempo (assim umas 5 horas ou mais) acabava por cheirar a mofo....not good. Assim, não tenho que ter o stress de ficar à espera que a máquina acabe para a estender antes de me ir deitar...

O cesto duplo...


O facto de separar parte da roupa (claras, escuras, cozinha/limpeza) poupa bastante tempo, já que assim, geralmente, só separo na altura de ir lavar os lençóis/toalhas e as malhas (a máquina tem programa de lãs), portanto, visto deste prisma o ideal era ter 5 (ou 6) cestos de roupa suja :) :

- Roupa de vestir clara
- Roupa de vestir escura
(- Roupa vermelha)
- Toalhas e lençóis
- Camisolas de malha
- Cozinha e limpeza

 Em relação aos detergentes, apesar de ter feito um stock enorme, por aproveitar as promos, agora estou numa onda mais verde, e então, embora continue a usar os detergentes que tenho (óbvio...senão é dinheiro deitado à rua) quero, aos poucos mudar para detergentes mais naturais, com menos aditivos, e que não façam tanto mal ao ambiente, à carteira, e principalmente à nossa saúde (cá em casa somos 3 pessoas com problemas de alergias...), mas mais sobre isso quando as coisas estiverem testadas e aprovadas :)

Claro que o facto de ter esta rotina estabelecida não é sinónimo de ter sempre a roupa em ordem, principalmente no Inverno, com chuva...
Aí entra a função secagem em acção (como não há espaço para uma máquina de secar comprámos logo um que lavasse e secasse), mas como eu sou um bocado maricas no que respeita à máquina de secar e ficar com roupas estragadas, até agora só a tenho usado com lençóis e toalhas. Tenho uma amiga que a usa para a roupa interior, e realmente faz algum sentido...tenho que me aventurar...

De qualquer maneira, depois de apanhar a roupa, dobro-a muito bem dobradinha e arrumo-a logo (ou não...). Só passo o que realmente estiver bastante amarrotado, e geralmente faço-o aos poucos durante a semana, de manhã, quando acordo às 7h...

Claro que como a minha mãe esteve connosco estes dias tenho a roupinha toda passada a ferro, e só não a tenho toda lavada, porque o tratar da roupa é uma tarefa em perpétuo movimento...se algum dia conseguir ter os cestos todos vazios tiro uma fotografia para marcar o momento.

sábado, 5 de janeiro de 2013

E continuo a testar o brinquedo maravilha...

Confesso que todas as noites me lembro de escrever um post acerca dos assuntos que já vos habituei (organização, receitas, histórias da minha infância). Temos um novo ano que agora começou (a palavra resoluções diz-vos alguma coisa?), além da minha recente incursão pelo maravilhoso mundo dos sabões caseiros...no entanto confesso que só me apetece brincar com a minha tablete de chocolate da Samsung :-) e no processo habituar -me a esta maneira nova de escrever que muda bjinhos  para bolinhos, e Wi fi  para William final. Mas prometo que em breve volto aos assuntos que me levaram a arranjar este cantinho. Além do mais depois do comentário maravilhoso da Christine no primeiro post do ano a fasquia ficou mais alta :-).

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Segundo post de 2013...

Bem, depois de ter relido o post anterior, cheguei à conclusão que não se percebe nada :-). Portanto vamos tentar de novo:

O objectivo era dizer, após a parte que está legível :
"Apesar do pessimismo reinante , acredito que poderá ser um bom ano, se nos esforçarmos."

E como já devem ter percebido, tenho um brinquedo novo :-)

Um bom ano de 2013!

Primeiro post de 2013...

Caros amigos,

Venho por este meio desejar que 2013 seja melhor que 2012,com muita saúde e que estejam sempre rodeados de todos os que amam.Pela minha parte, apesardoessimismoreinante,acredito quepodera serumano bom, se nos esforcarmos.

E isto é umpostesrito no meu novo brinquedo, enqunto aid me habituo a isto!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository