Não sei se já disse que sou de Tomar, vivo em Lisboa e tenho uma paixoneta por Faro (estive lá 11 anos e as memórias e as saudades das pessoas e dos bons tempos lá vividos são mais que muitas).
A Rita muito ocupada e o seu gato tigrado tiveram uma excelente ideia para dinamizar as férias da malta e desafiou os seus leitores a mostrarem o que vale a pena ver na sua cidade.
Não vou falar sobre Lisboa, já que apesar de já estar cá há quase 5 anos não conheço muito bem a cidade (que vergonha, eu sei...mas hei-de conhecer, tenho na minha lista um baralho de cartas Lisbonwalker, para ter um passeio todas as semanas para descobrir a cidade), e como a Rita já falou sobre Faro (e corria o risco de estar bastante desactualizada), vou falar sobre a minha cidade natal.
Quem me conhece sabe que adoro a cidade, a sua história e o seu património (mundial) e a janela mais bonita do mundo :) e desde miúda que adorava ir de uma ponta à outra de cidade.
Assim, aqui vão os pontos a visitar em Tomar, :
Convento de Cristo - Ouvi dizer que é património mundial e tem uma janela toda catita (a tal que o J. ainda não viu ao vivo). Cada vez que lá vou procuro o cão e o gato no lado direito da janela, ao pé da esfera armilar, que segundo diz o meu pai, representam o cão e o gato que foram levados nos navios. Os guias nunca sabem da história, mas o que é certo é que eles estão lá :). O Convento de Cristo tem várias actividades para os mais novos.
Praça da República - Tem a estátua do D. Gualdim Pais, grão-mestre da ordem dos templários, o edifício da Câmara Municipal e a Igreja de São João Baptista, que também vale a pena visitar. Ainda em relação à praça, agora não sei se ainda dá para fazer isso, mas quando eu era miúda ia comprar milho à Casa das sementes para dar milho aos pombos (eu sei que são ratazanas aéreas, mas eu gostava). A estátua de D. Gualdim Pais tem uma ligeira particularidade, e o pessoal do politécnico aproveita para pôr os caloiros à volta da estátua à procura da tal particularidade. Quando descobrirem qual é deixem comentário ;).
Mata dos Sete Montes - Mais conhecida como Cerca, local de piqueniques e festas de anos, passeios, e diversão. Belos tempos :) Vale a pena a visita com as crianças já que tem também um parque infantil.
Mata dos Sete Montes - Mais conhecida como Cerca, local de piqueniques e festas de anos, passeios, e diversão. Belos tempos :) Vale a pena a visita com as crianças já que tem também um parque infantil.
Igreja de São João Baptista - (ver link em cima) É a igreja onde acontecem todos os acontecimentos religiosos. Foi lá que fui baptizada, fiz a Primeira comunhão, fiz a Profissão de fé e o Crisma. Todos os casamentos a que eu fui foram lá. (dá mais jeito para entrar nesta igreja com um vestido de noiva do que na de Santa Maria dos Olivais :)), e é lindíssima :)
Sinagoga -Apenas fui à sinagoga uma vez, mas gostei bastante. Tem a particularidade de ser o único templo judaico proto-renascença existente actualmente no país. (Vou confessar...eu sabia que era única no país em relação a qualquer coisa, não sabia que era por ser proto-renascença...as maravilhas da internet/wikipedia). Vale a pena a visita e o passeio pelas ruas estreitinhas que rodeiam a igreja de São João.
Corredoura - A Corredoura é a rua das lojas lá do sítio. É na corredoura que quando vou a Tomar encontro alguém conhecido (quer dizer, encontrava...). É também a rua onde se encontra o Café Paraíso. Este já tem uma centena de anos e mais um, e é o ponto de encontro da malta toda...à tarde é o ponto de encontro das velhotas para o seu lanchinho da praxe (da "alta sociedade" de Tomar, bem entendido, que a "baixa" não tem dinheiro para lanchar num café) à noite é ponto de encontro de toda a gente, incluindo o meu quando lá vou. Chama-se assim, porque em tempos idos era onde se faziam as corridas de cavalo (penso que seriam uma espécie de torneios a cavalo, daqueles em que os cavaleiros estão de lados opostos e com uma lança na mão se jogam um contra o outro e ganha quem não cair do cavalo...esqueci-me do nome da prova)
Jardim do Mouchão e Roda do Nabão - Local propício para um passeio, para namorar e para tirar umas fotos à Tom Sawyer :) ao pé da roda, bem entendido. Queria postar umas "fotes" mas não descubro, Tenho mesmo de digitalizar o caixote de fotografias ali à minha espera.
Ponte velha - A ponte velha é a ponte mais velha de Tomar (a sério??????? ninguém diria), feita pelos romanos...(dah) Como todas as pontes romanas tem arcos e permite a passagem para a outra margem do rio (Oh meu Deus isto vai de mal a pior - peço desculpa desde já a quem vier aqui ter através da Rita muito ocupada). Mas é uma ponte lindíssima e tenho óptimas recordações de quando era miúda ir para o muro em frente ao restaurante "Bela Vista" dar pão aos peixes aos sábados de manhã.
Convento de Santa Iria - O convento de Santa Iria não está próprio para consumo, o que é uma pena. Mas tem a lenda de Santa Iria associada, já que foi dali que ela foi jogada ao rio Nabão, depois de esfaqueada pelo seu apaixonado numa cena de ciúmes (parece uma telenovela, mas as telenovelas acabam por se basear em histórias reais).
Festa dos tabuleiros - É a festa mais linda do mundo :) Só acontece de 4 em 4 anos, e a próxima será em 2015.
Feira de Sta Iria - É a feira da cidade, e acontece em Outubro. Além dos carrocéis e dos carrinhos de choque e das barracas tem "acoplada" a feira das Passas, que de ano para ano tem vindo a perder alguma importância, mas eu gostava de passear na Rua dos Arcos e ver as bancadas com os frutos secos. Agora, qual não foi o meu espanto quando entrei na Universidade e em Outubro vi cartazes para a Feira de Santa Iria, claro que pensei que a câmara tinha apostado na publicidade nos outros concelhos. Só depois é que reparei na localização. É exactamente na mesma altura da de Faro.
Festival estátuas vivas -Em 2010 foi organizado o primeiro e teve tanto sucesso que em 2011 repetiram a iniciativa. Realiza-se em Setembro.
Espero que visitem a cidade e digam-me do que é que me esqueci :)
Sem comentários:
Enviar um comentário