sábado, 7 de setembro de 2013

CTG (cardiotocografia), Audiogramas e cenas...

Na quarta feira, tivemos consulta e como já estávamos perto das 38 semanas fizemos o CTG. O CTG, para quem não sabe, é um exame para "ver" os batimentos cardíacos da criança, as contracções, e mais qualquer coisa...basicamente confirma-se o bem estar da criança.

Ora bem, lá fomos, 20 minutos mais cedo, para fazer o CTG.
Depois de me pesar e medir a tensão, em que a auxiliar me diz: "Então é terça feira, não é?
- ???? Não!!!
- Não é? Mas está marcado para terça, não está?
- Olhe, se está a mim ninguém me disse nada...
(Afinal, fui confundida com outra grávida)

Entrámos na salinha, deitei-me na marquesa, e a moça entrega-me um aparelhómetro: "Já sabe, carrega aqui..."
"?????, É a primeira vez que estou a fazer isto, não percebo nada do que se vai passar...."
Então a moça lá me explicou que tinha que ir carregando no botão cada vez que a moça se mexesse, colocou-me os sensores, e começámos a ouvir as batidas...
Entretanto perguntei o que aconteceria se ela não se mexesse, se estivesse a dormir, e a moça respondeu-me que nesse caso logo se resolvia (deve ser comer chocolate....digo eu)

Bem, lá começou o teste, e eu entrei em modo "concentração" para conseguir sentir os movimentos da moça. O J. às tantas pergunta-me se não podia falar...Claro que nos desatámos a rir à gargalhada, e eu acho que devemos ter adulterado o teste de alguma maneira, porque ouvimos sons diferentes....
O que é certo é que até ao fim ficámos caladinhos, e eu bastante concentrada, e a moça lá se mexeu bem :)

Este exame fez-me lembrar um audiograma que fiz quando era miúda antes de ser operada aos ouvidos (é que na altura eu era um bocado surda...) . Disseram-me que quando ouvisse um som deveria levantar a mão do lado onde ouvisse. Lá me puseram os auscultadores, e lá fiquei na casinha. Lembro-me de estar lá dentro, e de vez em quando ouvia sons bastante altos, mas existiam outros que ficava na dúvida se realmente estava a ouvir ou não...portanto houve alturas quem levantei a mão e provavelmente não estava a ouvir nada. Sei que no fim o médico virou-se para os meus pais e disse: "A vossa filha é uma brincalhona!!!!!"
Concluindo...o melhor é mesmo confiarem nas máquinas, é que eu quando tenho de ficar assim concentrada naquilo que sinto/vejo/oiço....não sinto/vejo/oiço nada, ou então acho que estou a sentir/ver/ouvir tudo e mais alguma coisa....portanto, nestas coisas não sou muito de fiar....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository