quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tickler file...

Hoje venho falar-vos de uma das minhas ideias maravilha :)

O meu "tickler file"! (o tickler file em si não é ideia minha, como é óbvio, mas a maneira como fiz o meu...só para que não haja dúvidas, não me quero apropriar de ideias de ninguém).

De acordo com o David Allen e o seu método GTD, e a Rita Ocupada, um tickler file (eu também não sei o nome em português) é como se fosse um calendário a 3 dimensões...

Passo a explicar:

Imaginem que compram bilhetes de avião em Maio, para uma viagem em Novembro aproveitando uma promo de uma companhia aérea cujo nome começa por T e acaba em AP  ... (lembram-se do post anterior?).

Imprimem os bilhetes electrónicos, mas como ainda falta algum tempo não sabem muito bem onde os guardar, sem correrem o risco de os perder, ou de, quando chegar a altura, não saberem onde estão. É aqui que um tickler file entra em acção, colocam-nos no calendário a 3 dimensões, no mês de Novembro.

O mesmo é válido por exemplo para papéis que tenham de ser usados numa determinada altura (requisições a levar para um exame de saúde marcado para daí a uns meses, análises ou exames a levar na próxima consulta...enfim de certeza que encontram mais algumas utilizações...mesmo em contexto de trabalho...papéis a discutir em reuniões...).

A ideia original é ter divisórias ou separadores para cada dia do mês (1 a 31) e para cada mês (Janeiro a Dezembro). Assim, e pegando no meu exemplo da viagem, em Maio imprimo os bilhetes e coloco-os no separador de Novembro. Quando chegar a Novembro, e fazendo uma revisão inicial do mês, coloco os bilhetes no separador do dia da viagem (ou no dia anterior, para juntar à mala). Claro que este método implica rever o tickler file todos os dias...

No meu caso, acho que ter um separador para cada dia não se justifica, já que eu não tenho propriamente uma vida agitada cheia de reuniões e as contas são pagas por débito directo (esta é outra utilização...colocar as contas no separador do dia, ou do dia anterior, em que têm de ser pagas).


Assim simplifiquei e o que fiz foi arranjar uma daquelas pastas plásticas, e um conjunto de separadores de cartão. Em cada um escrevi os meses e coloquei dentro da capa... e pronto... facílimo.

Claro que coloquei os bilhetes lá dentro e não andei a stressar a pensar que teria que os imprimir na véspera...e sabia onde estavam.

O meu tickler file :)
Agora voltando à teoria do calendário a 3 dimensões...às vezes dava jeito ter uma "tickler box" para colocar os livros a devolver à biblioteca, livros ou objectos a levar num determinado dia (prendas de aniversário, ou qualquer coisa), de modo a não me esquecer...

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository