Mais
um post longo
Como já vos disse aqui e
noutros posts, há vários anos que sigo os ensinamentos da Flylady. Um dos items
que quero abordar hoje (e uma vez por mês nos próximos meses...) é o Hábito do
mês.
Está (quase
cientificamente) provado que um hábito para ser criado demora 28 dias. Assim,
se se trabalhar num hábito durante um mês, ele irá ficar entranhado no
sistema...
É preciso é não
falhar nenhum dos 28 dias...quando se começa a dizer "Hoje não me
apetece" um dia, no dia seguinte também não apetece, e pronto cai-se da
carruagem. O bom do sistema flylady é que se pode recomeçar sempre. É o que eu
tenho feito.
Este mês o hábito é
o "Paper
Clutter", e no meu caso acontece que quero ver se destralho/digitalizo
a maior parte do papel este mês.
De acordo com a
Flylady o "Paper Clutter" é o seguinte:
Pilhas de jornais - Nós não compramos jornais,
o J. é que traz o Metro de vez em quando. Geralmente eu faço as palavras
cruzadas e o sudoku e aproveito para lavar vidros e forrar as gavetas do
carrinho da cozinha. Agora com o pano maravilha da tupperware para os vidros apenas
vou precisar para forrar as gavetas. De qualquer maneira nem temos assim muito jornal.
Pilhas de revistas por ler - Já tive as PC
Guia, mas joguei-as fora. Tirei só os artigos que continuam actuais (cenas
informáticas ficam obsoletas muito rapidamente, mas há coisas que não mudam...)
Ainda tenho uma série de Superinteressantes em Tomar que espero um dia destes
dar uma volta…
Aqui em casa tenho
as revistas da Bimby (e agora em princípio vou começar a ter menos…combinei com
as amigas cada mês compra uma e digitaliza-se para as outras - e quando comprar
o meu computador portátil já consigo estar na cozinha sem ter que imprimir as
receitas), e pouco mais…Outras revistas existentes (minhas) são as Blitz onde
aparecem os Pearl Jam ou o Eddie Vedder :) e uma ou outra com artigos
interessantes. A essas irei dar uma volta um dia destes.
Junk mail
- No nosso caso…publicidade. Geralmente deito-a fora logo que chego a casa, a
não ser que sejam os anúncios de carpinteiros, electricistas, arranjos de
electrodomésticos, entregas de comida ao domicílio (estes não costumamos
precisar, mas pronto…um dia deito-os fora - este mês é o dia!! - pronto já
começou a parvoeira, lol) etc…Esses guardo numa mica. Mas realmente este mês
deveria destralhar essa mica. Ver realmente os que fazem falta e se calhar
digitalizá-los para o Onenote e deitar a papelada fora. De qualquer maneira já
recebi as páginas Amarelas (e as brancas também), portanto se estiver sem
electricidade, sempre posso procurar lá.
Papéis da Universidade - Guilty of all
charges!!!!! Sim, eu guardei todos os cadernos do secundário e os da
Universidade também. Eu sei que muitas das coisas já não vou usar, já estão
obsoletas, mas é que eu gostei tanto de as aprender….Se calhar vou-me dar ao
trabalho de digitalizar o que achar que vale mais a pena…ou então não. Logo
vejo (não preciso de ser perfeita!!!!!).
Mas acho que a sebenta e os apontamentos de Química Orgânica II podem ir
fora. Em minha defesa está tudo muito bem arrumado na garagem da casa dos meus
pais. Serve?
Receitas - Guilty again!!!! Em minha defesa
tenho a dizer que tenho dois dossiers com receitas impressas: um de receitas
testadas e aprovadas, e outro de receitas a experimentar. Geralmente só imprimo
receitas quando estou a fazer o menu, para as ter logo na cozinha, para depois
não andar à procura delas. No mesmo dossier das receitas a experimentar estão
as receitas que vou copiando das Teleculinárias da minha mãe, quando vou a
Tomar. Depois tenho os livros de receitas, mas mais uma vez, em minha defesa
posso dizer que já fiz pelo menos uma receita de cada um, e tenhi intenção de
experimentar mais….portanto…I rest my case!
Livros - Mais uma vez, levanto o braço, mas
como já falei aqui os livros que possuo são livros que irei voltar a ler mais
uma vez, por isso não são tralha!!!!
Pilhas de correio não aberto - Hmmm, esse não
existe nesta casa. Desde miúda que adoro ver o correio, e era sempre eu que via
o correio religiosamente todos os dias. E ainda hoje sou assim, e cá em casa
mais ninguém costuma ver o correio. Quando abro a caixa, tudo o que é publicidade
de Médias Videntes ( e desvio padrão que não vê nada - continua a parvoíce,
deve ser do adiantado da hora) vai fora. As outras cartas vou abrindo enquanto
estou no elevador. O que é para arquivar arquivo, o que é lixo jogo fora.
Papelada de IRS - Esse ainda existe. Um dos
meus objectivos este mês é mesmo limpar toda essa papelada. Tudo o que tem mais
de 5 anos vai fora, o resto quero organizar melhor. Quando o fizer logo venho
contar como correu.
Documentos médicos - Esses estão num dossier à
parte, com um separador para mim, e outro para o J. Basicamente tem bulas dos
medicamentos que costumamos usar mais vezes, análises clínicas e exames
médicos. Também quero criar uma secção (folha) com os nomes dos nossos médicos
(médico de família - que ainda não temos -, ginecologista, dermatologista, etc)
e juntar os boletins de vacinas que neste momento estou noutro arquivador (mais
uma tarefa para este mês).
Recibos de pagamentos de contas - Hoje em dia
está tudo em débito directo, com as facturas electrónicas (como eu adoro a
internet). Tenho é que jogar fora todas as facturas das casas anteriores, e
todos os recibos do ano passado, que não foram usado no IRS. Esta é uma tarefa
que já está incluída no mês.
Lista telefónica antiga - Pode dar jeito se
quiser torturar alguém sem deixar marca, mas como eu sou uma miúda bastante
zen, acho que não vai ser necessário. Tenho mesmo de reciclar a lista do ano
passado. A deste ano fica.
Catálogos - Tenho o da Oriflame porque sou acessora, mas só tenho o catálogo em vigor. Sim, eu gosto de catálogos, e um
dia destes irei ter o do Ikea, mas depois de dar uma vista de olhos, e fazer a
minha lista de compras online, logo o jogo fora.
Extractos bancários - Sim, confesso…tenho
bastantes, mas já estão na mira. Não me parece que precise de extractos
bancários de quando comecei a trabalhar na Sandomania. Hoje em dia só o J. os
recebe, não percebo porquê, mas se calhar vou digitalizá-los e jogar o papel
fora (se ele concordar, claro).
Ficheiros (File Cabinets) cheios de sabe-se lá o quê
- hmmmm…não sei…só se forem as minhas pilhas de papelada que ando há uns 3,
não, 4, não, bués de meses a tentar organizar. Para já decidi fazer como a Rita
e digitalizar…depois irei fazer o declutter ao computador…mais sobre isso
noutro dia
Fotos de família (ou de amigos, ou de outras cenas
quaisquer) - Já está nos meus projectos desde que comprei o meu
computador e o multifunções (portanto desde 2006…) digitalizar as fotos todas,
mas agora com a ajuda da
Rita, acho que irei mais longe…quer dizer…ainda tenho a caixa cheia de
álbunzinhos (estes são mesmo pequenos) e ainda não peguei nela, mas como diz a
flylady….digam comigo: baby steps!!!! Hei-de lá chegar.
Papéis importantes - Certidões de nascimento/
Certidões de casamento/Passaportes/Escritura da casa…Segundo a flylady devem
estar protegidos num cofre…hmmmm….terei que tratar disso…Quer dizer dito assim,
parece que tenho isto tudo…não! Só temos os dois últimos (ainda!). Estou-me a
lembrar que se calhar os certificados de aforro devem estar no mesmo lote,
certo? Tenho que tratar disto (já está na minha agenda GTD…um dia eu mostro)
Carteiras cheias de tralha - Epá a senhora
conhece-me bem!!!!! À sexta feira na revisão semanal tento limpar a carteira, e a mala, e livrar-me
da papelada.
Mapas - Nope! Cá em casa só existe um no carro
(perceberam…casa…carro…a parvoíce continua). Bem afinal existe outro de Paris.
De resto existe o Google Maps e o GPS.
Panfletos de Viagens - Não! Existe o Google, os
favoritos do Firefox (num separador chamado Férias de sonho) e uma lista no
Google Tasks com locais a visitar.
Livros de Organização - Tenho o "SinkReflections", o "The Complete Household Handbook" e o
"Getting Things Done" e já os li e são úteis. Os outros estão na
minha wishlist, e há alguns que quero mesmo arranjar. Depois de os ler logo
decido se os quero manter ou não.
Impressões de sites - Tenho algumas, mas não
muitas. Geralmente imprimo receitas. As que existirem irão ser destralhadas
este mês.
Cartões 3x5 - Americanices. Por cá não vi, e
não tenho.
Material de escritório - Tenho as minhas
canetas e lápis muito bem organizados como já mostrei aqui. De resto tenho uma resma de papel
branco e as folhas de rascunho. O resto compro quando preciso.
E pronto este mês
irei lidar com o que sobra :) E vocês o que fazem?
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