terça-feira, 27 de agosto de 2013

E temos pés espetados nas costelas...e passaram-se 22 e 17 anos...

Bem, depois de todas as questões existenciais, que ainda continuo à espera de resposta para algumas, eis que a moçoila já tem nome escolhido (finalmente!!!!), a mala (as malas, melhor dizendo, que são três: uma para o bloco de partos, outra com as minhas coisas e a outra com as coisas dela) já está pronta, e estamos quase, quase oficialmente em modo de bebé de termo (ou seja, a partir de quinta-feira caso decida nascer - knock on wood - já não é prematura). Como eu tenho pensamento positivo, acho que o parto vai correr bem, vai ser relativamente rápido, e doloroso que baste, mas vou aguentar a ceninha....

Além do mais, o meu médico já me deu umas indicações acerca dos sinais de alarme, pelo que estou bastante descansada. Uma das questões que tinha era acerca da contagem dos movimentos...li em montes de sítios que a partir das 35 semanas, sensivelmente, é necessário contar os movimentos da criança. A minha dúvida era: contam-se os movimentos um a um, ou por conjuntos de movimentos? Para quem nunca teve um alien na barriga (:)) eu explico: existe alturas em que se mexe, do género, vira-se para um lado, espeta o pé, e vira-se para o outro, e depois acalma. A minha questão era se o conjunto era só um movimento, ou, neste caso, se são 3 movimentos...e fiquei esclarecida e cheguei à conclusão que durante a manhã já atingiu os movimentos todos que tem de atingir, e depois continua a mexer-se bastante bem durante o resto do dia...não há razões para preocupação.

Melhor, enquanto escrevo este post, ela bem que enfia um pezinho debaixo das costelas, e o outro dá uns toques do lado direito, e vá lá que não está a espetar dedo nenhum na bexiga :D

Mas mudando de assunto (eu peço desde já desculpa se este se tornou um blog, como muitos outros onde só se fala de gravidez e cenas relacionadas, mas realmente é uma coisa que nos muda a vida toda....):

Faz hoje 22 anos que saiu o Ten dos Pearl Jam!!!!!!!!!!!
Faz hoje 17 anos que saiu o No code dos Pearl Jam!!!!!!!!

Portanto há 22 anos eu tinha 12, a caminho dos 13...e há 17 anos estava em stress para saber se tinha entrado na Universidade!!!!!! Meu Deus estou mesmo a ficar cota.

E sim, a Francisca Feijão (J. para os amigos) já ouve Pearl Jam :D

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Como um edredon se transforma em casaco, ou o rato avariado...

Na segunda feira fui à lavandaria buscar um edredon que deixei lá (a minha máquina de lavar roupa é demasiado pequena...ou o edredon é que é muito grande...). Cheguei lá com o papel maravilha para levantar o edredon, e a senhora informa-me que o papel não é daquela lavandaria....Oh meu deus, estou a ficar maluquinha...fiquei um bocado assarapantada, a olhar em volta e a  pensar que me lembrava de ter entregue o edredon, naquela lavandaria.

Entretanto a senhora diz: Lavamos muitas coisas, mas veículos ainda não! - Portanto entreguei o talão da lavagem do carro...

Claro que andei à procura do talão certo no meio da confusão que a minha carteira se torna periodicamente, e tive de desistir...

Hoje, a limpar a papelada descobri um talão para levantar um casaco...e lá fui buscar um casaco...em vez de um edredon!

Por outro lado temos a outra situação, em que eu chego ao computador e quero fazer coisas com o rato, mas só o botão do lado direito é que funciona. Qual foi o meu primeiro pensamento: "O rato configurou-se automaticamente para canhotos!!!!" Andei a ver o painel de controlo, para configurar de novo, e o raio do botão esquerdo continuava sem funcionar. No dia seguinte, já farta de usar o touchpad, que neste computador de vez em quando faz coisas que eu não preciso, do género, voltar ao painel de mosaicos (eu tenho o Windows 8), disse ao J. para dar uma vista de olhos. Claro que assim que ele pegou no rato, percebeu que o que aconteceu foi...

...

O botão esquerdo avariou...qual configuração para canhotos qual quê!!!! AVARIADO!!! Que é bom!!!!!

Já diz a teoria da Navalha de Occam, de uma forma simplificada, que a explicação mais simples é geralmente a correcta! (Aprendi isto no livro "Highlander: O domar do guerreiro", da Karen Marie Moning).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tudo aquilo que não precisámos de comprar...

Quero agradecer desde já a todos os amigos e familiares que se disponibilizaram para emprestar coisas.
Sim, que isto de ir ter uma criança é complicado...eu tenho cá para mim que metade das coisas que as listas existentes por aí dizem ser necessário, na realidade não o são.

Na minha humilde opinião de mãe de primeira viagem, cuja criança ainda nem sequer está cá fora, penso que itens como esterilizador de biberons é uma coisa perfeitamente desnecessária...primeiro porque estou a pensar amamentar enquanto puder. Eu sei que às vezes a coisa até corre mal, e não dá, no entanto espero conseguir fazê-lo, pelo menos até aos 6 meses...a partir daí esterilizar cenas parece-me contra-produtivo. De qualquer maneira, uma boa lavagem com água quente e detergente, e secar muito bem parece-me suficiente. Atenção, que isto é a minha opinião de "newbie". De qualquer maneira, se for mesmo obrigada a esterilizar cenas, existe sempre a velha panela de pressão, o tupperware para cozinhar a vapor no microondas, e em último caso...a Bimby :). Portanto, este é daqueles items completamente desnecessário. Se dá jeito e faz falta, pois...se calhar dá jeito, mas conheço pessoas que usaram 2 ou 3 vezes....será que vale a pena gastar dinheiro?

Mas tinha começado este post até com outra ideia na cabeça. A cunhadinha S emprestou-nos roupa a montes do baby D. Ora como nem fui eu que comprei a roupa da Beringela (99% do que ela tem foi oferecido) portanto a minha memória de grávida não se vai lembrar de TUDO que é mesmo nosso, e além do mais a maioria das peças são brancas, sem qualquer distinção, achei que o melhor era tentar descortinar uma maneira de marcar as peças de roupa emprestadas.

Assim, tudo o que tinha etiqueta levou com o nome da cunhadinha escrito a caneta. Já lavei as peças e verifiquei que a tinta não sai. Tudo o que não tem etiqueta leva com uns pontinhos feitos com agulha e linha azul, e pronto. Se mais alguém emprestar roupa, terei de arranjar outra cor para o que não tiver etiqueta.

Por outro lado, todos os objectos grandes (berço, banheira, almofada de amamentação, cama de grades, carro/alcofa/ovo, etc) foram, ou vão ser emprestados. Para não me esquecer (duvido que me esqueça, mas pronto), anotei no Baby Journal da Moleskine que comprei, quem emprestou o quê.

Dúvidas existenciais, ou o que acontece num bloco de partos...

Lembrei-me, entretanto, que sou, assim, um bocado para o pitosga...e coloca-se uma questão muito importante...posso ir de lentes de contacto? Terei que ir de óculos? Não posso ir com nenhum deles? Então e como é que eu vou ver as coisas? e mais importante, como é que eu vejo a Francisca Feijão?????? e confirmo que estão a fazer bem a colheita de sangue do cordão umbilical, que desinfectaram tudo muito bem, e colocam as coisas nos sítios certos???? e preencheram a papelada toda????
Outra questão: Então dou entrada no hospital, certo? e vou com a minha roupinha normal de grávida, certo? Então e entro para o bloco de partos com essa roupa? ou visto uma das camisas de dormir compradas de propósito na Primark? e dão-me logo uma cama e um armário para guardar as minhas coisas? Ou visto uma camisa lá do Hospital? e ando com o rabo ao léu?

E quando é que eu grito pela epidural? e posso ouvir pearl jam???? E se tiver as unhas pintadas, terei tempo de tirar o verniz (por causa da anestesia)?

Tantas questões, meu deus!!!!!!!!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dúvidas existenciais ou o que levar para a maternidade...

Caros amigos, eu sei...completamente desaparecida...
Mas isto de ter as pernas inchadas com o calor, e o cansaço normal de quem já está nas 33 semanas dá nisto...

Ora então novidades: hmmmm....a casa está o caos, mas o lava-loiças está a brilhar :D, e estou muito contente!!!!!! Como diz a nossa amiga flylady é pelo lava-loiças que se começa.

Já decidimos onde vamos ter a criança...isto tudo porque perguntei ao meu médico onde é que ela fazia partos sem ser no Hospital da Luz, ou na Cuf Descobertas (que a malta não tem dinheiro para ir para o privado). Como ele não faz no público, existem duas hipóteses básicas, ou a Maternidade Alfredo da Costa, ou o Hospital de Santa Maria. Como a MAC está numa de fecha, não fecha, já decidimos que vamos para o Santa Maria, apesar de me sentir um bocado intimidada cada vez que olho/penso naquela fachada imponente...

No outro dia telefonei para lá para perguntar o que é que era necessário levar. A senhora foi muito simpática e disse-me:
- A mala da maternidade
- O livro da grávida
- O kit de criopreservação, se quisermos fazer a colheita das células estaminais do sangue do cordão umbilical (sim, vamos fazer na Bioteca).

Aproveitei para pedir algumas informações acerca de como se processa a entrada lá, e como eles não têm lista de maternidade (lista do que é necessário levar) perguntei acerca das fraldas, e dos produtos de higiene.

Basicamente fica ao critério das mães, segundo a senhora, que também disse que não é preciso levar muita roupa, ou melhor, roupa muito quente.

Então, depois de ter procurado na internet as quinhentas mil listas que existem, decidi que vou levar tudo o que vem referido... (pelo menos, é a minha intenção. Como ainda devo ter uma consulta lá no hospital, na altura pergunto melhor...também gostava de visitar o bloco de partos, e saber como se processa tudo e se posso levar música...acham que sim?)

Portanto, já lavei a roupinha que nos ofereceram, depois de a ter separado por tamanhos (ou melhor, separei-a por tamanhos, e lavei as roupas dos 0-1 mês) e agora quero separar as roupinhas em mudas de roupa, colocadas em saquinhos, já com uma fralda descartável lá dentro (para facilitar o banho e a troca de fralda e roupa e cenas...). No entanto surgiu-me uma questão existencial: calcinhas/collants ou não? É que fazendo uma sondagem as opiniões dividem-se...e se calhar o melhor é mesmo levar e pronto!!!!!

Por outro lado, temos uns bodies tão engraçados que dá pena não ficarem à vista!!!!!! E as meias, que também são tão giras e irão ficar por baixo do babygrow????? Oh meu Deus, vestir um bebé tem muito que se lhe diga, e eu não percebo nada disto!!!!!

Não há-de ser nada...

Depois logo mostro a mala já preparada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository