segunda-feira, 7 de abril de 2014

Futebol total...

Ora bem....

Ontem o J. estava a cantar a música do Estebes "Bamos lá cambada" e quando ele chegou à parte do "Isto é futebol total" lembrei-me de um teste de Educação Física do 12º ano em que uma das perguntas era, precisamente: "Defina Futebol total".

Eu até era boa aluna a Educação Física, principalmente quando era ginástica, e nesse teste tive uma óptima nota, e penso que aquela foi a única pergunta cuja resposta errei. A minha resposta foi a seguinte (como é óbvio, não me lembro da resposta palavra por palavra, mas foi mais ou menos isto):

Futebol total (sim, eu dava as resposta completas - Quem é a personagem principal? A personagem principal é o Ricardo.) é um jogo onde a bola nunca é jogada acima da linha da cintura, ou seja é um jogo onde não há jogadas com a cabeça (sim, jogadas com os braços não são permitidas, portanto não conta - isto eu não escrevi), e a bola está sempre nos pés dos jogadores.

Como já disse, errei. Mas qual foi a lógica da resposta? Futebol vem do inglês "foot + ball" bola no pé, portanto quando é total a bola está sempre nos pés!!!!!

Depois de sair do teste comentei com os meus colegas e um deles tinha-me dito que é quando as equipas estão sempre a atacar e a defender.

Aprendi ontem que é um tipo de jogo, que surgiu na Holanda com o Ajax, em que não há posições fixas, ie, os pontas de lança também podem defender. E pronto, é isto!

https://www.youtube.com/watch?v=E4XOuDl8TsA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository