sexta-feira, 12 de julho de 2013

Não me faça perguntas difíceis (II) ...

No outro dia comprei um vestido muito giro...Comprido, azul, com umas florzinhas, mas de tal maneira comprido que arrastava pelo chão...por isso tive que pedir para fazer a bainha.

Experimentei o vestido, que fica muito bem com a minha barriguinha :) e a moça da loja marcou a bainha.

Quando foi a altura de dar os dados perguntou-me se queria a bainha feita à mão ou à máquina...

Claro que o meu primeiro pensamento foi:

- Ó mulher não me faça perguntas difíceis...

Sei lá eu a diferença entre uma bainha feita à mão ou à máquina. Se for eu a fazer, irá ficar torta de qualquer maneira...


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aventuras no centro de Saúde... Parte II

Estou de novo com alergia, vá-se lá saber porquê...

Estou com montes de borbulhas no antebraço, e na mão, e entre as pernas que estão mais gorduchas...e dá comichão que se farta!!!!!

A semana passada, foi toda ela de praia, e as borbulhas, com montes de comichão começaram a aparecer no fim da semana, altura em que não fomos à praia.

Eu tenho um creme para usar em SOS, e na primeira consulta perguntei ao ob-gin se o podia usar. Ele disse que sim, e de qualquer maneira tenho a mania de ler as bulas, com já se aperceberam aqui. O dito creme apenas refere: Na gravidez, não utilizar em grandes extensões (de pele) nem durante períodos prolongados. As questões que se colocam são:
- O que é uma grande extensão? Metade do corpo, 1/3, meia perna????
- O que consideram períodos prolongadas? 1 semana, 1 mês, 1 ano?
Enfim, por causa disto, e como até me estava "aguentar" bem à bronca não o tinha colocado, mas a comichão e o desconforto continuava.
Assim, na terça feira achámos por bem ir ao centro de saúde, para ver se haveria qualquer coisa que poderia tomar.

Fomos então, logo de manhã ao centro de saúde de Lagos. Fizemos a inscrição para a consulta de recurso. Tínhamos 5 moços estrangeiros (mais conhecidos por bifes...) à nossa frente. Pela conversa entre eles, e entre eles e a senhora da recepção, achamos que devem ter estado metidos numa "órgia", ou qualquer coisa estranha, já que queriam fazer análises a doenças sexualmente transmissíveis...

Ao fim de quase duas horas chamaram-nos...Entrámos, eu sentei-me numa cadeira e comecei a explicar...

- Tenho esta alergia nos braços, e nas pernas, dá-me bués de comichão...tenho um creme que costumo usar, mas na bula diz que na gravidez não se deve usar em grandes extensões...
Médico: -Estás grávida?
- Sim!
(A olhar para a barriga)
Médico: - Então não podes tomar nada, nem pôr nada....Vou-te receitar uma pomada para a comichão, com produtos naturais, que é a única coisa que podes pôr.

Entretanto o J. lembrou-se de perguntar acerca da praia...

Médico: - Não pode ir à praia, nem apanhar sol...isto é uma alergia, não sabemos a quê, tem de tomar cuidado com o gel de banho, e com a comida....

E saí do centro de saúde, depois da consulta que demorou 5 minutos (ainda bem que estou isenta de taxas moderadoras, que pagar 10€ para isto....custa, lol).

A receita dizia o nome do medicamento (caladryl) e a composição: cânfora, difenidramida e óxido de zinco.
Destes todos, sei que o óxido de zinco não faz mal, e entra na composição da maioria dos cremes para bebé, e acho que também de alguns protectores solares, a difenidramina nunca ouvi falar, mas era questão de ir procurar, a cânfora eu sei que é um produto natural, mas tinha a ideia que não era muito bom usar na gravidez.
Na farmácia achei por bem pedir para ler a bula, e na parte da gravidez e aleitamento deparei-me com o seguinte texto:
"A segurança de Caladryl durante a gravidez e a lactação não foram estabelecidas.
A difenidramina é absorvida através da pele. A difenidramina atravessa a placenta e é excretada no leite materno.  A Cânfora é embriotóxica e abortiva."

Olha que bonito!!!!! Embriotóxica e abortiva!!!!!! Está bem que deverá ser no primeiro trimestre, mas de qualquer maneira, na bula não especifica!!!!!!
Portanto, disse à senhora da farmácia que não trazia o creme (que vinha num frasco de xarope...) e acabei por trazer Pruriced (ó eu a fazer publicidade à Uriage...com a quantidade de cremes que já comprei nestas duas semanas já merecia uns quantos cremes grátis...ou a 1ª mala do bebé!!!!!!!)

Conclusão:

- Os médicos não são deuses, e cada vez mais me apercebo que são demasiado humanos, sem conseguirem ser humildes (salvo algumas excepções). Eu sei que eles não são obrigados a saber TODOS os medicamentos que fazem mal na gravidez, nem saber TODAS as contra-indicações, muito menos os médicos de clínica geral...No entanto, se não sabem, procuram, e se têm dúvidas confirmam....É o que a maioria dos comuns mortais faz....Pelo menos, eu, se tenho dúvidas, vou à procura da informação, já que o site do INFARMED tem as bulas online....

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Será que a barriga está assim tão grande?

Caixa prioritária, enquanto esperava pelos talões:
Senhora da caixa: -Está quase...
Eu: -Hmmmm, ainda faltam 3 meses...
Senhora da caixa: -Então são gémeos?....

.....

A barriguinha não está assim tão grande...acho eu!

Logo mostro a barriguinha.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Não me faça perguntas difíceis... (I)

Há uns anos atrás, numa segunda-feira em pleno Agosto fiz uma viagem de Lagos para Faro. Começou a chover, portanto as pessoas acharam por bem ir para os centros comerciais. Assim, na Via do Infante, a saída para Albufeira estava congestionada e a saída para Faro tinha fila desde o estádio do Algarve.

Claro que com todo o pára-arranca, o Fiat aqueceu e deixou de andar... depois de umas aventuras, cuja descrição ficará para outra altura consegui chegar à rotunda do hospital, onde deixei o carro e fui à procura de uma oficina. Quando a consegui encontrar, e ia com o senhor mecânico até ao carro, depois de ter descrito o problema, ele começou a fazer perguntas:
-Então qual é o modelo?
-É um Fiat 60 SL!
-E qual é o tipo de motor?
Foi aí que eu pensei: "Ó homem, não me faça perguntas difíceis!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Voltei...

Eu sei, eu sei...ando muito desaparecida...
Novidades das últimas semanas...já ultrapassámos a metade da gravidez...e já estamos com 28 semanas e 4 dias. Traduzido em linguagem de gente normal (leia-se: não grávidos) estamos com 6 meses e meio. Portanto estamos a entrar em "panic mode"...ainda não temos nome escolhido para a gaiata, ainda não temos o berço, e começamos a interrogar-nos se realmente estamos preparados para isto...Mas como eu sou uma miúda muito zen e bastante positiva, acho que sim, que vai correr tudo bem.

Entretanto, a barriguinha continua a crescer, e a Francisca Feijão (e não, não se vai chamar assim) está do tamanho de uma berinjela...é o que dizem os sites da especialidade...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository