domingo, 20 de janeiro de 2013

Hábito do Mês - Janeiro...

Eu sei, eu sei...ando um bocado afastada daqui, mas apesar de tardar, não falho :)

Hoje o tema é ...o hábito do mês (eu sei que já vem tarde, que já passámos do meio do mês, mas como diz a Flylady...quando se cai da carroça, volta-se a entrar e recomeça-se).

Este mês o hábito é "Shine your sink" - Põe o lava -loiças a brilhar!!!!

Esta é a base do programa, para quem quer começar, a primeira coisa que ela diz é: Marca o temporizador com 15 minutos e vai pôr o lava-loiças a brilhar:

- Tirar a loiça toda que lá estiver e colocá-la , ou na máquina de lavar, ou numa bacia e "escondê-la" dentro de um armário.

Depois com um bocado de produto para lavar o lava-loiças (Cif, ou mesmo detergente para a loiça), e usando uma escova de dentes para chegar aos pontos mais difíceis, deixá-lo a brilhar. Depois secá-lo, e já está. A Flylady no texto vai mais longe, no caso de o lava-loiças precisar mesmo de ser lavado.

É certo que depois de ele estar a brilhar a vontade de ter tudo o resto em ordem instala-se e é uma avalanche...

E sabe sempre tão bem, chegar de manhã à cozinha e ter o lava-loiças vazio.

Deveria colocar aqui uma foto do meu lava-loiças, não era? Mas hoje devo confessar que não está, nem a brilhar, nem vazio...Tem umas taças sujas, que terei de as lavar à mão, pelo que amanhã fá-lo-ei. (De vez em quando tenho destas coisas...deixar para amanhã, porque acho que a certas horas já não faço nada de jeito...acho que sou normal...)


domingo, 6 de janeiro de 2013

Roupinha lavada e arrumada...

Bom, como já consegui descobrir qual era o problema de não conseguir passar conteúdo para a minha tablete (muitas vezes a maneira mais fácil e antiga é mesmo a melhor...se querem um conselho, e no que respeita ao Samsung Galaxy Tab 2, NÃO instalem o Kies...pelo menos comigo, o computador deixou de reconhecer o tablet, e o programa estava eternamente a tentar ligar-se....ou seja, não funcionava. Assim desinstalei o Kies e voilá...já dá!) e neste momento está a fazê-lo, e como estava a ler este post da Rita ocupada decidi mostrar-vos como segue a rotina da roupa cá em casa.

Então segue assim:

Tenho 3 "cestos de roupa suja": um propriamente dito com duas divisórias do IKEA, que já não existe (à venda, porque o meu existe....está ali na casa de banho), onde faço a separação em roupa clara e roupa escura. Depois tenho um saco de tecido, que foi oferta de uma marca de pão de forma daqueles que se aguentam muito tempo e que o reclame acabava com "Com muito gosto!", na cozinha, onde vou pondo os panos sujos (panos de cozinha, meias velhas que uso para limpar o pó, toalhas de mesa, guardanapos de tecido, etc...). Portanto a minha rotina acaba por ser bastante simples...quando um dos "cestos" está cheio ponho a lavar à noite quando me vou deitar (faz parte da minha rotina nocturna). Programo a máquina para acabar entre as 7 e as 8 para estender quando me levanto (às 7h...cof...cof..cof). Comecei a fazer assim, porque, principalmente no Verão, se deixasse a roupa na máquina por mais tempo (assim umas 5 horas ou mais) acabava por cheirar a mofo....not good. Assim, não tenho que ter o stress de ficar à espera que a máquina acabe para a estender antes de me ir deitar...

O cesto duplo...


O facto de separar parte da roupa (claras, escuras, cozinha/limpeza) poupa bastante tempo, já que assim, geralmente, só separo na altura de ir lavar os lençóis/toalhas e as malhas (a máquina tem programa de lãs), portanto, visto deste prisma o ideal era ter 5 (ou 6) cestos de roupa suja :) :

- Roupa de vestir clara
- Roupa de vestir escura
(- Roupa vermelha)
- Toalhas e lençóis
- Camisolas de malha
- Cozinha e limpeza

 Em relação aos detergentes, apesar de ter feito um stock enorme, por aproveitar as promos, agora estou numa onda mais verde, e então, embora continue a usar os detergentes que tenho (óbvio...senão é dinheiro deitado à rua) quero, aos poucos mudar para detergentes mais naturais, com menos aditivos, e que não façam tanto mal ao ambiente, à carteira, e principalmente à nossa saúde (cá em casa somos 3 pessoas com problemas de alergias...), mas mais sobre isso quando as coisas estiverem testadas e aprovadas :)

Claro que o facto de ter esta rotina estabelecida não é sinónimo de ter sempre a roupa em ordem, principalmente no Inverno, com chuva...
Aí entra a função secagem em acção (como não há espaço para uma máquina de secar comprámos logo um que lavasse e secasse), mas como eu sou um bocado maricas no que respeita à máquina de secar e ficar com roupas estragadas, até agora só a tenho usado com lençóis e toalhas. Tenho uma amiga que a usa para a roupa interior, e realmente faz algum sentido...tenho que me aventurar...

De qualquer maneira, depois de apanhar a roupa, dobro-a muito bem dobradinha e arrumo-a logo (ou não...). Só passo o que realmente estiver bastante amarrotado, e geralmente faço-o aos poucos durante a semana, de manhã, quando acordo às 7h...

Claro que como a minha mãe esteve connosco estes dias tenho a roupinha toda passada a ferro, e só não a tenho toda lavada, porque o tratar da roupa é uma tarefa em perpétuo movimento...se algum dia conseguir ter os cestos todos vazios tiro uma fotografia para marcar o momento.

sábado, 5 de janeiro de 2013

E continuo a testar o brinquedo maravilha...

Confesso que todas as noites me lembro de escrever um post acerca dos assuntos que já vos habituei (organização, receitas, histórias da minha infância). Temos um novo ano que agora começou (a palavra resoluções diz-vos alguma coisa?), além da minha recente incursão pelo maravilhoso mundo dos sabões caseiros...no entanto confesso que só me apetece brincar com a minha tablete de chocolate da Samsung :-) e no processo habituar -me a esta maneira nova de escrever que muda bjinhos  para bolinhos, e Wi fi  para William final. Mas prometo que em breve volto aos assuntos que me levaram a arranjar este cantinho. Além do mais depois do comentário maravilhoso da Christine no primeiro post do ano a fasquia ficou mais alta :-).

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Segundo post de 2013...

Bem, depois de ter relido o post anterior, cheguei à conclusão que não se percebe nada :-). Portanto vamos tentar de novo:

O objectivo era dizer, após a parte que está legível :
"Apesar do pessimismo reinante , acredito que poderá ser um bom ano, se nos esforçarmos."

E como já devem ter percebido, tenho um brinquedo novo :-)

Um bom ano de 2013!

Primeiro post de 2013...

Caros amigos,

Venho por este meio desejar que 2013 seja melhor que 2012,com muita saúde e que estejam sempre rodeados de todos os que amam.Pela minha parte, apesardoessimismoreinante,acredito quepodera serumano bom, se nos esforcarmos.

E isto é umpostesrito no meu novo brinquedo, enqunto aid me habituo a isto!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository