quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tickler file...

Hoje venho falar-vos de uma das minhas ideias maravilha :)

O meu "tickler file"! (o tickler file em si não é ideia minha, como é óbvio, mas a maneira como fiz o meu...só para que não haja dúvidas, não me quero apropriar de ideias de ninguém).

De acordo com o David Allen e o seu método GTD, e a Rita Ocupada, um tickler file (eu também não sei o nome em português) é como se fosse um calendário a 3 dimensões...

Passo a explicar:

Imaginem que compram bilhetes de avião em Maio, para uma viagem em Novembro aproveitando uma promo de uma companhia aérea cujo nome começa por T e acaba em AP  ... (lembram-se do post anterior?).

Imprimem os bilhetes electrónicos, mas como ainda falta algum tempo não sabem muito bem onde os guardar, sem correrem o risco de os perder, ou de, quando chegar a altura, não saberem onde estão. É aqui que um tickler file entra em acção, colocam-nos no calendário a 3 dimensões, no mês de Novembro.

O mesmo é válido por exemplo para papéis que tenham de ser usados numa determinada altura (requisições a levar para um exame de saúde marcado para daí a uns meses, análises ou exames a levar na próxima consulta...enfim de certeza que encontram mais algumas utilizações...mesmo em contexto de trabalho...papéis a discutir em reuniões...).

A ideia original é ter divisórias ou separadores para cada dia do mês (1 a 31) e para cada mês (Janeiro a Dezembro). Assim, e pegando no meu exemplo da viagem, em Maio imprimo os bilhetes e coloco-os no separador de Novembro. Quando chegar a Novembro, e fazendo uma revisão inicial do mês, coloco os bilhetes no separador do dia da viagem (ou no dia anterior, para juntar à mala). Claro que este método implica rever o tickler file todos os dias...

No meu caso, acho que ter um separador para cada dia não se justifica, já que eu não tenho propriamente uma vida agitada cheia de reuniões e as contas são pagas por débito directo (esta é outra utilização...colocar as contas no separador do dia, ou do dia anterior, em que têm de ser pagas).


Assim simplifiquei e o que fiz foi arranjar uma daquelas pastas plásticas, e um conjunto de separadores de cartão. Em cada um escrevi os meses e coloquei dentro da capa... e pronto... facílimo.

Claro que coloquei os bilhetes lá dentro e não andei a stressar a pensar que teria que os imprimir na véspera...e sabia onde estavam.

O meu tickler file :)
Agora voltando à teoria do calendário a 3 dimensões...às vezes dava jeito ter uma "tickler box" para colocar os livros a devolver à biblioteca, livros ou objectos a levar num determinado dia (prendas de aniversário, ou qualquer coisa), de modo a não me esquecer...

sábado, 24 de novembro de 2012

Organização em viagem...Ou como não nos esquecermos de nada...

Olá amiguinhos, sei que tenho andado algo desaparecida, mas com o último post deverão ter percebido que perdi alguém muito importante na minha vida. Entretanto a vida continua, e como já tinha uma viagem a Barcelona marcada para Novembro, fomos conhecer a cidade do Freddie Mercury e da Monserrat Caballet, e devo dizer que adorámos :).

Serve esta viagem como pretexto para introduzir o tema de hoje: "Organização em viagem" ... sim...como se eu fosse a guru das viagens... Geralmente quando faço uma viagem esqueço-me sempre de qualquer coisa, ou então passo o tempo todo a usar roupa que realmente não quero usar, ou sapatos que não combinam com nada, ou acho que vou ter frio e não levo t-shirts e depois está um calor descomunal e passo uns dias um bocado desconfortável...Como eu até aprendo com os meus erros, decidi fazer uma lista do que levar em viagem, de modo a: 1º - não me esquecer de nada, 2º - ter roupa e sapatos que combinem minimamente, 3º - estar sempre linda e maravilhosa.

Outra das minhas premissas (que descobri após algumas viagens em que passei o tempo todo - ou quase - a desejar ter levado um determinado par de sapatos ou peça de roupa) é: prefiro levar coisas a mais (sem exagero claro, que andar a carregar malas e malas pelas linhas de metro de qualquer cidade é um pesadelo) e não as usar do que levar a menos e sentir-me desconfortável.

Assim, e tendo em conta toda esta aprendizagem, que ainda não acabou (o meu pai sempre disse que estamos sempre a aprender) deixo-vos a minha lista geral.
 
Lista Geral

Roupa/Calçado

- Uma muda de roupa por dia:
                     - Parte de baixo (Calças, Calções, Saias)
                     - Parte de cima (T-shirt, Camisa, Camisola)
                     - Roupa interior (Cuecas, Meias, Soutiens)
- Um pijama
- Ténis
- Chinelos de Praia/Botas
- Sapatos
- Chapéu/Boina/Lenço
- Casacos (Malha/Gabardine/Casaco quente)

Medicamentos

- Cortisona para alergias de pele (este é mesmo para mim, nem toda a gente precisará disto...)
- Anti-histamínico
- Paracetamol
- Anti-ácido
- Ibuprofen
- Pílula
- Voltaren (Este adicionei depois desta viagem em que me fartei de andar e bem que me fez falta...portanto para a próxima já está na lista)


Produtos de Higiene

- Lentes e Líquido
- Óculos (eu sei que não são de higiene, mas vêm no seguimento das lentes)
- Pasta e escova de dentes
- Desodorizante
- Shampô
- Amaciador
- Gel de banho
- Creme de corpo
- Creme da cara
- Perfume
- Maquilhagem
- Cotonetes
- Gillete
- Pensos/Tampões

Outros

- Máquina fotográfica
- Carregador da máquina
- Carregadores dos telemóveis
- Livro (ou Livros)
- Bilhetes de avião
- Reservas de hotel e de carro
- Itinerário/Roteiro
- Leitor de MP3 (com as pilhas carregadas, claro!)

Opcionais dependendo do destino

- Antidiarreico
- Repelente de insectos
- Biquini
- Toalha de banho

Tendo esta lista por base, em princípio não me esqueço de nada. Em relação à roupa geralmente acabo por levar mais do que uma muda de roupa por dia, ou melhor levo x-1 pares de calças, onde x= nº de dias da estadia, onde um dos pares será de tecido, e o restante de ganga. As partes de cima é que levo a mais...isto de ser miúda tem que se lhe diga :), e geralmente faço os conjuntos previamente. Se souber de antemão que irei ter um jantar ou uma ocasião mais formal, então levo um vestido, ou um conjunto apropriado.

Já implementada, tenho uma lista detalhada para o Verão/Primavera que está no meu Control Journal, e como está protegida por uma bolsa de plástico posso ir riscando por cima, fazer vistos com uma caneta de acetato ou ainda acrescentar alguma coisa que me lembre. Mas o meu objectivo é fazer também uma lista para o Inverno/Outono (ou uma lista geral com as modificações pertinentes...)


Lista para 4 dias Primavera/Verão


terça-feira, 13 de novembro de 2012

O meu herói...

Ensinaste-me a não ter medo do óleo de fritar as batatas...
Ensinaste-me a ser honesta...(lembro-me de me obrigares a ir à loja devolver o troco que o senhor tinha dado a mais)
Ensinaste-me a virar crepes...
Ensinaste-me a cumprimentar as pessoas quando passavas...
Ensinaste-me a agradecer às pessoas quando nos abrem a porta, nos deixam passar, enfim quando são educadas connosco...e ensinaste-me a ser educada...
Ensinaste-me a mudar um pneu, a ver o óleo e a lavar um carro...
Ensinaste-me a ir procurar as respostas para as minhas questões...
Ensinaste-me o valor de um livro...
Ensinaste-me muito mais coisas, tantas que não cabem aqui...
Ensinaste-me a ser aquilo que sou...


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hábito do Mês - Novembro...

Já andei a cuscar o site da Flylady e já sei qual é o Hábito do mês de Novembro (ela tem a lista já definida para todos os meses, mas pronto, eu ainda não a tenho guardada, por isso ando todos os meses a ver qual é o hábito do mês).

Então este mês o Habito a criar é "Planear o Menu". Já aqui vos disse que aos domingos tento fazer o menu para a semana, e aqui detalhei mais. Portantes e como para já não tenho nada a acrescentar ao que já disse (e escrevi)...este mês apenas vou cimentar este hábito que já tenho há algum tempo.




Bolachas de alfarroba e uma crisis cleaning...

Hoje foi dia de acordar tarde...e aproveitar o feriado. Depois de me levantar e lavar os dentes com uma pasta de dentes homemade (mais sobre isto num outro post) e de tomar o pequeno almoço, lancei mãos à obra, que é como quem diz, fiz uma crisis cleaning de maneira ligeiramente diferente:

Comecei por ir buscar um saco preto do lixo, e um cesto de roupa lavada. (Na realidade só os fui buscar quando precisei deles, mas se quiserem fazer uma destas já sabem, levem logo e poupam tempo).

Quarto - Fiz a cama, e arrumei a roupa. (Pendurei o que era para pendurar, coloquei no cesto da roupa suja a roupa para lavar, arrumei os sapatos).

Casas de banho - Retirei o lixo dos caixotes e coloquei no saco, retirei as embalagens vazias e joguei-as fora (Acabei por não fazer a limpeza mais profunda que queria...fica para depois)

Sala - Era o que estava mais caótico, porque tinha roupa por tudo quanto era sítio...roupara para dobrar e arrumar e roupa para passar a ferro. Dobrei a roupa toda, arrumei-a nos quartos respectivos, e e tirei a papelada para o escritório. A roupa para passar a ferro ficou no cesto, e deixei a tábua já pronta, com o ferro. Assim, amanhã, quando me levantar às 7 da manhã, já está tudo a postos :).

Cozinha - Limpei as bancadas, e arrumei o que estava fora do sítio.

Escritório - Deitei o lixo fora.

Depois fui tomar banho, almocei, fui pagar uma portagem...(quer dizer 4, mais custos administrativos...que ridículo!!!!!) e depois passei a swiffer no chão de toda a casa.

Na próxima semana quero voltar à minha rotina semanal, e espero que aos poucos a casa comece a entrar nos eixos.

Mas estava-me a esquecer...Fiz também uns biscoitos de alfarroba e aveia, cuja receita retirei daqui.

Para variar, adivinhem lá o que aconteceu....isso mesmo, não segui a receita à risca. Para já não tinha 1/2 chávena de açúcar amarelo, e depois como sou gulosa e a Ana diz que não ficam muito doces, pois claro, coloquei mais um bocadinho de açúcar :) e depois como achei que estava tudo a esfarelar-se achei por bem, deitar mais um fiozinho de azeite...Eles ficaram bons, mas tenho a sensação que os deixei queimar um bocado...

Mas então aqui vai a receita:

Biscoitos de alfarroba e aveia

(Fonte: http://criacoescaseiras.blogspot.pt)

1 chávena de farinha de trigo com fermento (pois..esta foi outra alteração...juntei algum fermento à farinha)
1 chávena de farinha de alfarroba
1 chávena de flocos de aveia
1/2 chávena de açúcar amarelo (como já disse coloquei mais de meia chávena de açúcar amarelo misturado com açúcar mascavado)
1/2 chávena de azeite (e mais um fiozinho)
2 ovos

Juntar tudo numa tigela, e mexer com a colher de pau (Para a próxima ponho na Bimby a ver o que dá). Depois de tudo misturado, fazer bolinhos, ou bolachinhas o que nos der na telha e vai ao forno a 200ºC durante 15 minutos.

Esta receita deu para 24 bolachas (20 no tabuleiro e 4 num pirex). As primeiras que provei foram do pirex e estavam boas. As do tabuleiro parecem-me um bocadinho queimadas, mas agora que estou a pensar nisto, devia tê-las tirado logo do tabuleiro. Ficaram um bocado secas, mas estão boas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository