sábado, 29 de setembro de 2012

Coelho da páscoa verde...

Quando eu era miúda a minha mãe levou-me a passear...Mas não foi só uma vez, fui passear com ela muitas vezes...
Mas houve uma vez que ficou marcada na minha memória, porque íamos atravessar a estrada, ao pé da rotunda, em Tomar. E parámos na passadeira, que na altura ainda tinha semáforos. Eu perguntei à minha mãe porque não podíamos atravessar, e ela disse que só podíamos atravessar quando aparecesse o boneco verde.
Eu perguntei onde ia aparecer o boneco verde, e a minha mãe apontou para o outro lado da estrada.
Da minha perpectiva baixinha parecia-me que estava a apontar para cima dos prédios.
Entretanto fiquei a olhar para cima dos prédios à espera de ver um coelho da Páscoa verde.
Às tantas a minha mãe pegou-me na mão e disse que já podíamos atravessar, que o boneco já tinha aparecido.
Devo confessar que fiquei bastante desiludida, porque nunca vi o coelho da Páscoa verde a aparecer. :(

foto retirada da internet



Rotina semanal

Como vos disse aqui, ando a tentar implementar uma rotina semanal (um dia hei-de conseguir implementar isto no trabalho e aqui no blog também, baby steps, baby steps)

Então para já defini uma rotininha (o J. começa a ter razão quando diz que eu uso muitos diminutivos...) que é a que se segue:

Segunda-feira - Dia de compras

Já disse algures aqui que só vou às compras com lista, e de preferência com menu feito. Ao longo da semana vou apontando numa folhinha em cima do microondas o que vou reparando que faz falta ou que está a acabar, e quando faço o menu, junto o que preciso.

Terça-feira - Dia de alegrar a casa

Amplamente explicado nesse post (ver link acima)

Quarta e Quinta- Limpeza detalhada  da Zona da semana

Já disse aqui que quando a zona da semana está destralhada então pode-se começar a fazer a limpeza detalhada. Por outro lado, confesso que só costumo fazer a limpeza detalhada (até agora) na cozinha e nas casas de banho, apesar de as mesmas ainda não estarem destralhadas. Depois logo mostro as minhas listas de limpeza detalhada.
Como não me quero cansar muito (:P) divido a coisa em 2 dias.
Se achar que a zona até está limpinha...faço só uma declatagem :)


Sexta - Revisão e recados

A Rita ocupada usa as sextas (ou os sábados, já não me lembro muito bem) para fazer a revisão da semana, tanto a nível profissional, como pessoal.
Para já tenho feito isso no trabalho, vejo o que fiz na semana, o que estava planeado, e o que não foi feito transita para a semana seguinte, sendo efectuado o planeamento da mesma.
Em casa ainda quero implementar isso, mas confesso que geralmento chego a casa e apetece-me dormir uma sestazinha :).

Sábado - "Me Time" e Passar roupa a ferro

Estou ainda a tentar acordar cedo ao fim de semana (!?!?!) para passar a roupa e passar a manhã a tratar de mim: depilação, esfoliar o corpo e a cara, meditar...enfim, mas até agora tenho apenas acordado já a meio da manhã, e se estiver sozinha, leio até à hora do almoço. Mas ainda vou conseguir :)

Domingo - Menu e lista de compras

Durante o domingo, se ficarmos em casa, geralmente após o almoço tento fazer qualquer coisa na cozinha...bolo, aproveitar comida que anda para lá, etc, e vou fazendo o menu e a lista de compras.


Para já tenho esta rotina delineada e como já disse estou ainda a tentar que funcione, ou seja, fazer em cada dia o que tenho planeado.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O comboio vai partir...

Quando eu andava no jardim-escola costumávamos fazer visitas a diferentes locais. Um desses locais foi a estação dos caminhos de ferro. Entrámos todos no comboio, e vimos o comboio, e sentámo-nos nos bancos, e foi tudo muito giro, até que uma das moças disse que o comboio ia partir.
"Partir?!?!?!? Connosco cá dentro?!?!?!?" - disse eu. E a minha amiguinha disse que sim, mas com um ar de que é perfeitamente normal o comboio partir-se ao meio, que era o que eu pensava que ia acontecer!!!!
Já estava a imaginar o comboio partido ao meio como se um gigante o tivesse partido como quem parte uma baguete e nós a sairmos dos escombros...(acho que na altura não conhecia a palavra escombros...)
Afinal, o partir da minha amiguinha era, pasme-se, o comboio começar a andar, claro...íamos fazer uma viagem de comboio...mas já não me lembro onde fomos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dia de alegrar a casa...

Hoje fiz uma alteração na minha rotina semanal (mais sobre isso noutro dia) e em vez de ir às compras, já que depois era difícil estacionar, vim directa para casa e foi dia de Weekly Home Blessing Hour, ou dia de mimar a casa, ou alegrar a casa ou o que lhe quiserem chamar.

Como já disse aqui a WHBH consiste num speed cleaning em que se faz cada tarefa em 10 minutos (ou menos) e como são 7 tarefas demora cerca de uma hora. As tarefas são as seguintes, não necessariamente nesta ordem:
1. Aspirar, varrer ou passar a swiffer
2.Limpar o pó
3.Despejar os caixotes do lixo
4.Lavar os vidros
5.Deitar as revistas e jornais fora
6.Lavar o chão da cozinha e da casa de banho
7.Mudar os lençóis
Eu com a minha mania de não seguir tudo à risca acho por bem fazer o seguinte, geralmente nesta ordem:

1 - Aspirar, varrer ou "swiffar"
Uma semana aspiro tudo (excepto a varanda), outra semana varro a varanda e passo a swiffer no resto da casa. 
A explicação é simples: Se é para tirar o aspirador então é para ir tudo a eito. Mas como não aspiro a varanda, se já tive o trabalho de montar o aspirador já não me apetece ir buscar a vassoura...Assim, se vou buscar a vassoura e varro a varanda, depois é só por um panihno na swiffer e aí vou eu... Ir alternando não faz mal a ninguém!

2 - Mudar os lençóis

E as toalhas das casas de banho e a toalha da mesa, que vai para lavar e todos os panos da cozinha...Só não mudo a cama da A.

3 - Lavar os vidros

Descobri, quer dizer, a minha amiga J. falou-me de um pano maravilha de uma marca de tupperwares (perceberam?) que limpa vidros. Basta molhar três vezes, espremer bem e lavar...No início do mês quando fui às compras lá estava a banca da Tupperware e fui falar com a senhora. O pano custa 10€, mas vale a pena. Só da primeira vez que o usei é que não correu tão bem, porque tinha as janelas cheias de pó, mas como agora tenho lavado quase todas as semanas, os vidros ficam o máximo :)
Portanto cumpri já um dos meus objectivos de me tornar uma dona de casa mais verde...limpa-vidros nunca mais compro!

4 - Despejar os caixotes do lixo

Faço um périplo pela casa (escritório, casas de banho, e cozinha) e vejo que lixos estão cheios. Neste momento tenho um saco de papel no escritório onde vou deitando a papelada que está em constante destralhamento, os dois caixotes das casas de banho (nestes ponho sempre uma série de sacos no fundo e tenho sempre um saco para substituir, sem ter de andar para trás e para a frente a ir buscar sacos), e na cozinha tenho o caixote grande, o saco que costuma estar na bancada enquanto se cozinha (quando fica cheio vai para o caixote grande, e depois tenho os sacos da reciclagem. Os que estiverem cheios, coloco à porta de casa, e quem sair primeiro despeja o lixo.

5 - Limpar o pó

A Flylady usa um espanador. Eu também tenho um, e geralmente depende do meu estado de espírito, umas vezes uso o espanador para dar uma limpeza geral, outras vezes uso os panos do pó, que neste momento são algo sui generis. Comecei a aproveitar as meias velhas (com buracos) para limpar o pó. É só enfiar a mão e ir passando...fácil e rápido.

6 - Lavar o chão

Este passo tal como o primeiro é feito alternadamente, uma semana lavo o chão da cozinha e das casas de banho, na outra semana lavo o chão do resto da casa. Também tem uma explicação bastante simples. Os chãos são diferentes (madeira e azulejo), portanto tenho de usar produtos diferentes, e como não tenho dois blades para começar numa ponta da casa e acabar na outra, para lavar primeiro o de madeira (ou de azulejo) e depois ir trocar a água e o detergente, acabo por andar a patinhar o que já está lavado, por isso optei por esta medida. Claro que em semana em que a zona é a casa de banho ou a cozinha, lavo o chão de madeira, porque o outro irá ser lavado na limpeza detalhada.

7 - Descanso :)

E dizem vocês: Mas falta uma...Falta sim senhor, a das revistas, mas como eu não compro revistas semanais, e as mensais que compro é para aproveitar tudo, as revistas não são tralha. (Dificilmente não aproveito a revista da Bimby toda...)

E pronto, ao fim de uma horinha tenho a casinha limpinha :) e ainda fico com tempo para trabalhar na zona da semana (hoje foi o roupeiro) e descansar.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jantar de sexta à noite ou como congelo tudo...

Sexta feira é dia de hidroginástica, e é dia de jantar mais simples (ou dia de não ter o jantar não planeado...aconteceu esta semana, confesso! só consegui planear 3 refeições).

Como a A. foi para a Manif do Conselho de Estado, logo se amanha, lembrei-me que tenho lasanha já separada em doses individuais congelada, e foi num instante que preparei o jantar do J. Foi só pôr no microondas. Para mim, fiz uma saladinha com alface e pepino, temperada com sal, azeite e vinagre balsâmico e um queijinho fresco (só faltava a Ana Faria!....confessem lá, já tinham saudades das minhas piadas secas).

Agora em relação à segunda parte do título...detesto desperdiçar comida!!!! E como diz a Joana, deve-se congelar tudo...quer dizer, ela não diz assim, mas o princípio é o mesmo. Assim, geralmente vou guardando tudo no congelador. Neste momento tenho banana já cortada, cenoura e abóbora no mesmo saco (para fazer sopa), alheira, entre outras coisas (não me lembro de tudo, como é óbvio), e tenho o congelador cheio.

Como já expliquei aqui quando faço os menus um dos sítios para onde olho é para a lista do congelador, e como referi no mesmo sítio às vezes é complicado.

Assim, uma coisa que me ajuda é, tendo a lista/inventário do congelador (ou do frigorífico) listar as receitas que se podem fazer com cada item. Por exemplo:

- Carne picada: bolonhesa, almôndegas, lasanha
- Banana: gelado, batido
- Alheira: folhado de alheira, fritar
- Talos de espinafre (ou grelos, já não sei bem...): Caldo de legumes

Estão a ver? E depois decido o que vou realmente fazer... ou não...posso fazer um plano e não o seguir, mas o facto de ter um plano permite alterá-lo mais facilmente (dah!!! o que eu quero dizer é que se não tiver um plano não tenho ideias nenhumas, com um plano surgem-me outras ideias...).

Um dia vou conseguir esvaziar o congelador, usando tudo e recomeçar de novo :)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Declatar...

Já vos falei aqui que estou ainda (e sempre) na fase de declatar (destralhar, neologismo sys pmaionésico* inspirado em declutter).

Houve uma altura que, confesso, não levava a coisa muito a sério, e as minhas sessões de declatagem eram mais uma arrumaçãozinha, em que arranjava umas caixas de uma marca de cosméticos de venda directa, forrava-as com papel autocolante verde, com sapos (sim, eu gosto bastante de sapos), :) e guardava as coisas.

Ainda agora ando numa de fazer as coisas mais superficialmente, eliminando apenas as coisas que realmente tenho a certeza que já não quero, não preciso e não gosto, mas um dia vou conseguir desprender-me das coisas :)

Então, para declatarem o que é que precisam? Lembrem-se que eu também ainda irei usufruir destas dicas, e à medida que for conseguindo, irei postando os avanços :) Portanto estejam à vontade para partilharem as vossas ideias :)

Então, a Flylady diz que é assim que se faz:

São necessárias 3 caixas, sacos ou "whatever" denominados "Dar", "Jogar fora", "Arrumar" (outra hipótese é criar pilhas ou montinhos (é o que eu costumo fazer, e depois aborrece-me arrumar...acho que a próxima vez, vou mesmo pegar na caixa de coisas para dar/levar para Tomar, num saco do lixo e no tabuleiro para roupa passada - este último para colocar as coisas para levar para outras divisões - , para ver se sou mais eficaz).

Também é necessário um temporizador, determinar durante quanto tempo se irá fazer isto (15 minutos deverá ser o ideal, mas não mais de uma hora), começar numa ponta da divisão e fazer a eito (eu geralmente separo por gavetas, armários, etc, do género: um dia a gaveta dos talheres, no outro o armário dos tupperwares, no outro seguinte uma prateleira do escritório ou uma gaveta do quarto), e ir fazendo um bocadinho em cada dia (cerca de meia hora).

Pegar em cada item e perguntar o seguinte, para decidir se fica ou vai:

1- Gosto disto?
2- Usei-o durante o último ano?
3- É realmente lixo?
4- Tenho outro item do mesmo género que seja melhor?
5- Preciso de manter 2?
6- Tem valor sentimental, que me faça gostar disto?
7- Ou sinto-me culpada e triste quando o vejo?

Se respondermos sim às perguntas 1,2,5,6 e não às restantes então fica, senão, vai. É simples.

O complicado é responder às perguntas. Realmente a culpa é complicada: culpa por termos gasto dinheiro numa coisa que não usamos, culpa porque não gostamos de uma coisa que nos deram...

Quando em dúvida podemos optar por uma solução intermédia entre o eliminar e o manter... guardar numa caixa, fechada, na despensa, e marcar a data. Ao fim de um ano, se a caixa estiver fechada é porque realmente não precisávamos do que lá estava dentro...podemos doar a caixa...(atenção que eu ainda não fiz isto, mas é uma ideia).

Como já disse, este post é também para mim. Logo vos conto mais.

*sys pmaionésico - foi a sys (sister) da pmaionese (eu) que "inventou" a palavra

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Operação stop...

Querem saber como põem a polícia a mudar lâmpadas? Fazem um jantar em casa com o caloiro que ajuda a M. a instalar o kernel do Linux, e depois vão sair para a Rua do Crime em Faro, no dia a seguir ao Dia da Mulher.
Bebem uma bebida, e como se calhar acusam algo no balão a amiga diz que está bem para conduzir e que leva o carro.
A amiga entra no largo de São Francisco, onde está a ocorrer uma operação stop, não consegue travar o carro, muito bem, e depois não consegue baixar o vidro (vidros eléctricos não funcionam com o carro desligado).
Um dos polícias refere que "estas estão bonitas, estão".
Finalmente consiguem abrir o vidro e pedem-vos os documentos.
A amiga sai do carro para ir soprar no balão (há uma primeira vez para tudo), e os outros polícias começam a andar à volta do carro.
Às tantas informam que a luz da matrícula está fundida, informação que agradecem (a luz da matrícula fundida é coisa que não se vê muito bem), e os polícias informam que o médio esquerdo está fundido... e aí que começa a saga...
Informam que "fundido, não!" e eles "não está fundido?????olhe que eu apreendo-lhe o carro" e vocês "posso mostrar", enquanto desligam as luzes e voltam a ligar, e um deles "não me diga que vai atirar com os máximos à cara" e vocês "não, quer ver? mínimos" (ligando as luzes), "médios" (subindo a patilha). E os polícias "pois, está fundido" e fazem o vosso ar de donzela em perigo: "eu tenho ali um jogo de luzes, não sei é mudar!!!!" e pronto, põem a polícia a mudar a lâmpada. Viram, é fácil!

Quando conseguiram tirar a lâmpada: "Pois, realmente não está fundida!!!" (Dah! o que é que eu tinha dito!) "Já sei o que é, isto é mau contacto. Vai ali ao Jumbo e compra bala redex para sistemas eléctricos".


Outras pérolas da noite:
- A M. depois de ter soprado no balão esteve a trocar receitas de lasanha com um dos agentes.
- O tal que disse "estas estão bonitas, estão" virou-se para mim e disse: "O dia de sair era ontem" (dia da Mulher).
- Outro agente disse: "Eu bem disse ao comandante que devíamos ter feito esta operação ontem, enchíamos a esquadra!!!"

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Frango do C...

Hoje trago uma receita já que há algum tempo que não postava receitas.
 Desta vez é uma receita de frango que me foi mostrada pelo nosso amigo C.
Então é assim:

Azeite
1 malagueta
Nozes
Peitos de Frango
Molho Pesto
Massa (Talharim, tagliateli ou outra)
Queijo parmesão

Colocar água a ferver e cozer a massa. Quando estiver cozida, deitar um fio de azeite por cima

Aquecer azeite numa frigideira com uma malagueta pequena, e saltear as nozes partidas. Retirar as nozes e selar* os peitos de frango. Retirá-los e cortá-los em tiras e voltar a colocar na frigideira até fritarem bem.

Juntar as nozes e o molho pesto, e deixar cozinhar mais um bocado.

Deitar por cima da massa, e servir com lascas de parmesão por cima.

*Selar - Para quem não sabe, é fritar a carne de modo a que fique toda cozinhada por fora, mas ainda está crua por dentro.

domingo, 16 de setembro de 2012

Flylady...


Mais um post longo

Bem já disse aqui e aqui que tento seguir o sistema flylady.

Ando há já alguns anos (início de 2005) a tentar seguir o sistema à risca (eu e a minha mania de tentar ser perfeita...). Ultimamente cheguei à conclusão que ninguém é perfeito, muito menos eu, e que o trabalho de casa feito incorrectamente continua a abençoar a casa (também é a FL que o diz).

Neste post quero explicar melhor no que consiste o sistema, depois noutros posts quero explicar como quero e tento fazer :).

Basicamente começa-se por deixar o lava-loiça a brilhar todos os dias, e a destralhar  15 minutos de cada vez, de acordo com a zona da semana, enquanto se cria um hábito por mês. Aos poucos a casa começa a entrar em piloto automático.

Então vamos a uma explicação mais detalhada dos vários elementos que compõem o sistema e que eu uso:

Sink Shining - Lava loiça a brilhar

O princípio é o de que começar o dia com um lava-loiças a brilhar, sem loiça nenhuma lá dentro dá logo um ânimo diferente para começar o dia. E realmente quando acordo e entro na cozinha e tenho tudo arrumadinho, sinto-me tão bem. Esta é daquelas coisas que a minha mãe sempre fez (e as mães têm sempre razão!!!), mas a mim sempre me aborreceu lavar a loiça, e muitas vezes a seguir ao jantar deixava-a no lava loiça e ia acumulando…  Depois comecei a verificar que fazer o jantar corria muito melhor se tivesse a loiça toda lavada, e então, lavava a loiça toda antes do jantar, e pensava "Já lavei muita loiça hoje, não me apetece lavar mais". Assim, só tinha o lava-loiça a brilhar mesmo antes de começar a fazer o jantar, e é sabido que enquanto se faz o jantar suja-se sempre loiça, além dos pratos e talheres e cenas.
Só quando comprámos a casa, e comprámos uma máquina de lavar-loiça (foi a 3ª coisa que comprámos) é que o hábito começou a entrar mais ou menos no eixos…e reparem que eu disse mais ou menos…
Agora só muito raramente acontece, só quando há tanta loiça que não cabe na máquina (e devido à tarifa bi-horária, só se tiver a máquina mesmo cheia ao almoço é que a ponho a lavar durante o dia) é que não a lavo (continua a aborrecer-me lavar a loiça, e como geralmente faço o jantar, achoque mereço o devido descanso). Nesses dias, para não ter o lava-loiça cheio de loiça suja, ponho-a num alguidar ao lado, na bancada. Parece um bocado parvo, mas resulta :).

Baby Steps - Passinhos de bebé

Como diz a FL, a casa não ficou num caos* num dia e não vai sair do caos num dia, por isso…Baby Steps, um passinho de cada vez. Ela aconselha a marcar um temporizador durante 15 minutos e começar a fazer…qualquer coisa

15 minutes - 15 minutos

Pode-se fazer tanta coisa em 15 minutos, mesmo quando achamos que não vale a pena fazer qualquer coisa porque é muito pouco tempo.

Declutter - Destralhar (ou declatar como eu gosto mais…)

No início o objectivo é destralhar 15 minutos por dia, na zona (eu ainda me encontro nesta fase...acho que estou permanentemente nesta fase, e ultimamente graças à Rita ocupada…) da semana. Mais sobre o destralhar noutro post.

Zone of the Week - Zona da semana

A FL dividiu a casa em cinco zonas (Zona 1 - Entrada, Zona 2 - Cozinha, Zona 3 - Casa de banho principal, e outra divisão da casa, Zona 4 - Quarto principal e casa de banho do quarto, Zona 5 - Sala de estar e de jantar). O objectivo é trabalhar uma zona por semana, ou seja, no início destralhar 15 minutos por dia na zona da semana. Quando a casa estiver destralhada faz-se a limpeza detalhada de uma zona por semana.

Weekly Home Blessing Hour - Mimar a casa Semanal (Abençoar parece-me muito forte…não sei)

A WHBH consiste num speed cleaning em que se faz cada tarefa em 10 minutos (ou menos) e como são 7 tarefas demora cerca de uma hora. As tarefas são as seguintes, não necessariamente nesta ordem:

1. Aspirar, varrer ou passar a swiffer
2.Limpar o pó
3.Despejar os caixotes do lixo
4.Lavar os vidros
5.Deitar as revistas e jornais fora
6.Lavar o chão da cozinha e da casa de banho
7.Mudar os lençóis

Detailed Cleaning List - Lista de limpeza detalhada

A limpeza mais detalhada é feita semanalmente na zona da semana. Existem no site as listas que a FL usa para a casa dela, mas, como é óbvio cada um adapta à sua realidade. Geralmente incluem tarefas como sacudir os tapetes, mudar o colchão, limpar por cima dos armários da cozinha, todas aquelas coisas que só nos lembramos de fazer nas limpezas de primavera.

Routines - Rotinas

As rotinas, como já disse aqui, permitem que a casa entre em piloto automático.  Como diz a Thais, não é uma lista de coisas que seja necessário fazer numa ordem específica, mas que quando são feitas diariamente começam a ser feitas automaticamente. No site podem ver as rotinas da FL, e aqui podem ver as minhas. Resumindo, existem vários tipos de rotinas: manhã (ou quando se acorda…para quem trabalha por turnos…e sim, eu sei o que é isso), tarde (ou quando se chega a casa), noite (ou quando nos deitamos), e ainda existem as rotinas para as crianças, que parece-me que são também bastante importantes, em nome serão as mesmas, mas a da tarde será quando chegam a casa da escola.

Perfection - Perfeição

A perfeição não existe, e nós na nossa mente perfeccionista protelamos o fazer porque sabemos que não temos tempo para o fazer de maneira perfeita…

Isto ainda acontece comigo…mas já começo a melhorar. Este blog ainda não existiria se não estivesse a melhorar.

Além destes elementos, sempre presentes, existem outros como o control journal (ou a agenda da casa), onde temos escrito todos os elementos já referidos, e outros elementos que pareçam importantes para o bom funcionamento de qualquer casa, os menus, os 5 minutes room rescue para limpar os clutter buster durante 5 minutos (por exemplo a mesa da sala, onde pousamos tudo quando chegamos a casa, limpá-la em 5 minutos), e destacar um dia para diferentes tarefas (por exemplo, 2ª feira é dia de Weekly Home Blessing Hour, 4ª feira é dia de limpar o frigorífico…por aí fora)

Ainda acerca da perfeição, ainda agora tive que me lembrar que este post não tem de ficar perfeito, pelo que não preciso de fazer uma tese de mestrado acerca do sistema. Ao longo do tempo espero ir postando os meus avanços, os meus "módulos" preferidos e como os faço, além do facto de que todos podem ir ao site para obter mais informação.


*(CHAOS - Can't have anyone over syndrome - Síndroma de não poder ter convidados…isto em português não resulta muito bem)

sábado, 15 de setembro de 2012

Destralhar os livros...ou não...

 Este link fala sobre minimalismo, e este post especificamente acerca de deixar os livros irem.

Depois de começar a ler o blog da Rita ocupada (eu espero que ela não se chateie do meu baptismo), voltei a ter inspiração para destralhar a casa (já a flylady diz a mesma coisa...). Ainda não acabei, porque é preciso ir com baby steps, mas já destralhei algumas coisas. Das quais uns 5 livros que não irei voltar a ler, porque não me disseram grande coisa. Mas devo confessar que os livros são a minha paixão (além do J., do Eddie Vedder, dos Pearl Jam,...), principalmente livros de fantasia.

E devo ser das únicas pessoas que conheço que lê o mesmo livro várias vezes (mas não leio só um...existem bastantes livros que já li e reli). Assim, a minha biblioteca é constituída por livros que eu leio várias vezes, logo nunca poderão ser considerados tralha.

Tomei uma decisão acerca dos livros, comprarei livros apenas dos autores que já conheço e que gosto (basicamente é o que tenho feito até aqui). Outros autores que tenho curiosidade de ler, das duas três:
- Peço emprestado
- Vejo na biblioteca
- Aproveito promoções ou a Feira do Livro (geralmente guardo cerca de 50/60€ do IRS para gastar na Feira do Livro, e faço uma lista dos livros que quero comprar)

Em relação às promoções recebo notícias de vários sítios (deviam pagar-me pela publicidade gratuita que vou fazer a seguir...):

- A Saída de Emergência tem, além de ser a editora de algumas das minhas autoras favoritas (Anne Bishop, Sherillyn Kenyon, Karen Marie Moning e a recém descoberta Nora Roberts - ainda só li um livro, mas li-o numa noite), uma promo fantástica, na compra de 2 livros oferecem um de uma lista que muda todos os meses, e ainda oferecem desconto de 10% no mínimo - Estes não compensam ser comprados na Fnac ou noutro sítio qualquer - só se estiverem a metade do preço.
- A Presença costuma ter um livro da semana, a preços bastante convidativos. Nunca comprei nenhum porque os que queria já tinha quando foram livro da semana.
- A Wook.pt às vezes tem umas promoções engraçadas e na altura do Natal costuma fazer uma promoção de oferta de 40% do valor gasto para ser utilizado em Janeiro.
- A Fnac dispensa apresentações, quem tem cartão Fnac tem sempre 10% de desconto nos livros, e geralmente consegue-se encontrar muita coisa.
- Já fui mais fã da Bertrand, apesar de ter cartão Bertrand, há muito, mas mesmo muito tempo que não compro lá nada...acho que os outros sítios acabam por compensar mais, e além disso não tenho assim tanto dinheiro para comprar livros em tudo quanto é sítio.
- A Amazon também dispensa apresentações. Compensa encomendar vários livros (ou outros artigos de cada vez) já que se paga por artigo e por encomenda. Não sei se já repararam, mas aqui tenho uma lista dos livros que recomendo na Amazon. Se quiserem comprar, e se o fizerem através destes links ajudam-me...
- Este site - Book depository - descobri também há algum tempo e já encomendei 2 livros. A vantagem em relação à Amazon, é que não se pagam portes, têm os preços em euros e acaba por compensar.

Portanto, como já viram, sou capaz de começar um post a falar de ficar com menos livros, e a acabar com ideias para ter mais...

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bulas dos medicamentos...

Já repararam que quando um médico passa uma receita para um medicamento (ou vários) não costuma perguntar grande coisa (do género se é alérgico à penincilina, se está grávida, se tem outras alergias, se está a usar tacrolimus monohidratado, ou outro medicamento qualquer).

No outro dia receitaram-me um medicamento que na farmácia tiveram receio de mo dar assim, sem mais nem menos. Acabei por não levar, e tive que ir ao centro de saúde. A médica não perguntou nada e receitou-mo.

Fui à farmácia, comprei o medicamento e fui ler a bula. Eu acho piada é que, além das contra-indicações todas,  interacções com outros medicamentos, e efeitos secundários, diz sempre: "Informe o seu médico se..."

A questão que se coloca é a seguinte:

Nós só lemos a bula, e portanto as advertências, depois de termos ido ao médico, e depois de comprarmos o medicamento. Parece-me óbvio que:
1º - neste país ninguém vai voltar ao centro de saúde, ou ao consultório pagar uma consulta só para informar o médico que toma x medicamento, que reage negativamente com o receitado
2º - a farmácia não aceita o medicamento de volta e não devolve o dinheiro

Portanto...acho que terei que arranjar um médico a quem possa perguntar estas coisas mais informalmente...lembrei-me...já tenho...mas nunca me lembro de perguntar estas coisas....

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Rotina diária...

Já vos falei da Flylady?
Daqui a bocado pareço o G. um amigo do J. que cada vez que combina qualquer coisa com ele e com outro amigo, o E. diz sempre: -Já conheces o E.?
Portanto, começando o post de outra maneira:

Já vos falei aqui da flylady. Além dos menus semanais (ou quinzenais, ou mensais, como queiram) ela advoga a criação de rotinas. Também a Thais e a Rita muito ocupada falam nisso, e qualquer site de organização diz a mesma coisa. As rotinas ajudam-nos a entrar em piloto automático.

Finalmente, ao fim de vários anos a cair da carruagem (falling of the wagon), tenho estabelecido as minhas rotinas. Ainda não estão bem acertadas, já que há dias e dias, mas no geral tem corrido bem.

Rotina da manhã
Desde que comecei a acordar cedo que parece que tenho mais energia (bem, depende dos dias...). Assim, a minha rotina matinal ideal a seguinte:
- Banho
- Swish and Swipe na banheira (esta ainda não domino...tenho que pôr post-its na casa de banho, e arranjar um pano só para a banheira)
- Hidratação
- Vestir
- Apanhar a roupa (se estiver alguma estendida)
- Estender a roupa
- Tirar a loiça da máquina (esta é uma que eu quero começar a fazer quando a máquina da loiça estiver a funcionar bem!!!! Que isto de um programa de meia hora levar uma noite inteira a abrir a porta...)
- Preparar o almoço, e os lanches
- Tomar o pequeno almoço enquanto leio um livro.
- Fazer a cama (pelo menos o meu lado)
- Sair meia hora antes e ir a pé para o trabalho (depende dos dias)

Rotina da tarde (quando chego a casa)
- Mudar de roupa (nesta altura do ano calçar uns chinelos e uns calções)
- Tirar a loiça da máquina (para já, porque ainda não consigo fazer isto de manhã)
- Pôr a loiça do pequeno almoço e do almoço na máquina
- Fazer a tarefa da rotina semanal (mais sobre isso noutro post)
- Swish and swipe aos lavatórios
- 15 minutos a destralhar a zona da semana (mais sobre isso noutro post)
- Começar a preparar o jantar (independentemente de ser dia de hidroginástica)

Rotina da noite (começa a seguir ao jantar)
- Arrumar sobras de comida e começar a preparar o almoço do dia seguinte
- Pôr loiça na máquina
- Deixar o lava-loiças a brilhar (Sink Shining)
- Preparar a roupa para o dia seguinte (convém verificar se há reuniões importantes ou se vou a pé - a roupa difere consoante as ocasiões - geralmente faço quando me vou deitar)
- Na casa de banho verifico o cesto da roupa suja, para ver se tenho roupa suficiente para pôr uma máquina
- Ler um bom livro (já na cama - este é um hábito que vem desde miúda)

sábado, 8 de setembro de 2012

Cabeleireiro...

Devo confessar que eu sou um bocado "tonhó", quando se trata de ir ao cabeleireiro. Nunca sei como quero o cabelo, e quando sei não consigo explicar muito bem. Mas pronto, geralmente tenho sorte e saio de lá satisfeita.

Devo dizer também que não tenho um cabeleireiro favorito, onde vou sempre. Isto tudo porque ninguém consegue substituir a minha amiga A. A A. foi minha colega de quarto durante 4 anos, e como trabalhou num salão, embora nunca tivesse cortado cabelos, na universidade usou-nos como cobaias. Devo dizer que nunca me preocupei muito, porque confiava nas capacidades de cabeleireira dela. Assim, enquanto morámos juntas nunca fui a um salão, já que a nossa sala era o salão, e mudava de visual umas quantas vezes por ano.

Quando ela se foi embora deixei de cortar o cabelo com tanta frequência e basicamente comecei a experimentar vários salões, no sentido em que uma vez ia a um, da vez seguinte ia a outro.

Quando viemos para Lisboa cortei algumas vezes ali nos cabeleireiros da rua dos cafés, mas devo dizer que me custa um bocado dar 35€ por me lavarem o cabelo, cortarem e pentearem. Então aderi à moda dos vouchers e já fui experimentar mais dois salões em zonas diferentes de Lisboa. Mas hoje decidi ir experimentar um salão low-cost aqui ao lado do Metro de Telheiras, e correu bastante bem, gastei 20€ (acho que é o máximo que eu admito gastar) e estou bastante satisfeita com o resultado.

Mas continuo a não me sentir muito à vontade num salão de cabeleireiro. Acho sempre que olham para mim de uma maneira estranha.

Organização da gaveta...

No outro dia deu-me um "vipe", e decidi organizar a 1ª gaveta do módulo Vika Alex (o módulo tem 5 gavetas, 3 minhas, 2 do J. e eu só mexo nas minhas coisas). Então, esta gaveta estava um bocado caótica (um bocado é favor...) com canetas, e clips e montes de coisas que não pertenciam. Aproveitando uma série de caixas de plástico (há uns tempos arrumei o armário dos tupperwares, e retirei todos os que não uso mesmo e os que já não têm tampa, já a pensar nesta gaveta) arrumei todo o conteúdo nas respectivas caixas.
Não tirei uma foto do antes, mas aqui está uma foto do depois, do qual me orgulho bastante...



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Doce de tomate...

Numa de aproveitar os quinhentos frascos que guardei, e que o J. não percebe para que servem, decidi fazer doce de tomate (o facto de ter montes de tomate não pesou assim tanto na decisão.......). 
Então, usando a receita do livro base da Bimby como ponto de partida fiz um belo de um doce que adoça os meus iogurtes da noite (iogurte natural, com doce de tomate, e sementes de linhaça).

Doce de tomate
(adaptada do Livro base da Bimby)

500g de tomate
2 Paus de canela (eu gosto do sabor da canela)
300g de açúcar (e mais um bocadinho)

Retirar a pele e as sementes do tomate, e escorrer durante uma hora por cima de uma folha de papel de cozinha. É importante escorrer o máximo de água possível. (eu deixei a escorrer durante uma hora, só retirei a pele, esqueci-me das sementes, mas como não os abri, não escorreu água por aí além...ver resultado mais a seguir)
Colocar no copo o tomate escorrido, o pau de canela (neste caso foram dois) e programar 10 min/100ºC/velocidade colher inversa. Colocar o cesto, em vez do copo medida, em cima da tampa.
Adicionar o açúcar, e programar 15 min/100ºC/velocidade colher inversa com o cesto em cima da tampa, em vez do copo.

No fim deste tempo fui ver o doce e estava um bocado líquido (I wonder why!), pelo que programei mais 5 minutos, nas mesmas condições. Há que dizer que não resolveu o problema, mas como o sabor está óptimo, não me preocupo muito :)

Acho que para a próxima vou escorrer mais...ou se calhar não...

Aqui fica uma fotozinha (nota mental: Aprender a tirar fotografias como deve ser!!!!!)


domingo, 2 de setembro de 2012

Organização na hora de comer...

Post longo

Quem me conhece sabe que eu costumo fazer menus semanais. A Flylady diz para fazer menus semanais, fazer a lista de compras tendo em conta o menus e limpar o frigorífico.

Conheci a Flylady em 2005, e ao fim de algum tempo comecei a fazer menus semanais. Se procurarem em blogs e sites de organização todos dizem a mesma coisa, fazer menus e a lista de compras tendo em conta o menu. Não é que eu seja uma guru da organização familiar, mas realmente funciona. Em Faro, semana que não tivesse menu feito não comia nada de jeito e gastava mais dinheiro, porque comia sempre lá nos cafés do aeroporto, que, como qualquer pessoa que já tenha viajado de avião e tenha comprado qualquer coisa num destes cafés sabe, são caríssimos, mesmo com o desconto de funcionário. Lembro-me que uma vez fiz um escândalo porque paguei 1,75€ por um néctar de pêra (não sei quanto custava normalmente, mas era caríssimo).
Hoje que estou com o J., se não fizer menus, passo o tempo meia stressada porque não sei o que hei-de fazer para o jantar, e tenho que andar a passar no talho ou no hiper várias vezes na semana.
Assim, tento fazer menus semanalmente, geralmente durante o fim de semana (deveria ser rápido, mas na verdade demoro algum tempo a fazê-lo).
Existem várias abordagens ao tema, e eu basicamente uso um bocado de todas...:)
- Ter uma lista de refeições favoritas, e escolher uma para cada dia, tentando alternar carne com peixe e ter em conta o dia da semana (dia de hidroginástica não dá para fazer algo mais complicado)
Hoje em dia os favoritos são bolonhesa, bacalhau com natas, pataniscas, peitos de frango panados, peito de frango grelhado, e mais alguns que não me lembro. Tenho no meio da minha papelada que quero organizar (ainda este mês!?!?!?!?) três listas de refeições testadas e aprovadas (carne, peixe, assim-assim) que quero colocar no meu "Control Journal" (noutro post eu explico), para ser mais fácil fazer o menu. Também quero criar uma lista de receitas a experimentar (além do dossier que já tenho, e do bloco de notas do One-note). Há quem, com a lista das receitas favoritas, coloque no google calendar, e ponha em repeat (por exemplo, tem 30 receitas e coloca cada uma para ser repetida ao fim de um mês, ainda fica com uma margem para dias em que não coma em casa, ou para comer sobras). Eu ainda não cheguei a esse ponto, porque gosto de experimentar receitas novas.
- A abordagem que tenho usado agora é ter a lista de comida existente em casa (tenho um modelo de inventário do congelador e do frigorífico, se quiserem peçam-mo) que preencho à mão.

 Este inventário foi feito a meio do mês de Agosto, e ainda está mais ou menos certinho


 De tempos a tempos (geralmente na semana da Cozinha - flylady), quando começo a ver que está desactualizado faço uma limpeza no congelador e no frigorífico, e anoto o que tenho. Depois tento fazer refeições usando o que já tenho, e comprando apenas o que não tenho. Já disse ao J. que não havendo comida no congelador era mais fácil fazer o menu. Era só usar a abordagem de cima. No entanto, desta maneira consegui não ir às compras a semana passada, porque tenho tudo em casa.
Para arranjar ideias para as refeições, além da lista dos favoritos, costumo fazer um périplo pelas quinhentas mil receitas que tenho armazenadas nas mais variadas formas: livros, recortes, caderno, one note, revistas, net...
Neste último caso (de ir às compras no congelador) faço uma lista de receitas que posso fazer com cada elemento (por exemplo, congelei um bocado de bolonhesa que sobrou, com ela posso fazer lasanha, rechear tomates ou pimentos ou beringelas ou qualquer coisa, ou fazer um bocado de esparguete e comer uma bolonhesa normal) e depois vou colocando nos vários dias (existem por essa internet fora milhentos modelos para preencher menus, eu própria tenho alguns no meu computador, mas o que é certo é que eu uso um papel de rascunho A5, coloco os dias da semana espaçados e depois vou preenchendo, a lápis).

 (este é o da próxima semana, como podem ver ainda não está concluído)

Depois de se ter o menu definido (ou à medida que se vai preenchendo os dias) faz-se a lista do que é necessário para fazer as receitas, que não se tenha em casa...esta parte parece-me óbvia.

Na hora de ir às compras não nos podemos esquecer de levar a lista (detesto passar no hipermercado, sem lista) senão metade do que queríamos trazer fica na loja e trazemos coisas que não sabemos como vamos usar (pelo menos isso acontece-me). Quando andava na universidade achava por bem ir às compras sem lista. O meu método era ir passeando pelos corredores todos, porque achava que assim me lembrava do que me fazia falta. Claro que me esquecia de metade, e trazia coisas que não me faziam falta, mas que decidia levar na mesma porque na altura lembrava-me que podia fazer uma certa refeição. Quando chegava a casa esquecia-me do que tinha pensado, ou então não podia fazer o que tinha pensado porque me tinha esquecido que para fazer isso precisava de mais qualquer coisa.

Além da lista da comida tenho sempre um papel e uma caneta em cima do microondas para ir anotando o que me faz falta (limão, alho, detergente x, etc). Cá em casa já sabem que se não está na lista não é comprado, só se eu me lembrar enquanto estou nas compras.

Outra regra que tento seguir à risca é não ir às compras com fome. É certo e sabido que vou comprar mais coisas, e geralmente é só porcaria. No início eu e o J. íamos às compras juntos, geralmente à segunda feira, depois da minha hidroginástica, jantávamos no centro comercial de Telheiras, e depois íamos às compras. Entretanto, como comecei a levar o carro para o trabalho, e passo pelo hipermercado a caminho de casa, não faz sentido andar para a frente e para trás. Assim, geralmente à segunda-feira, ou à terça, dependendo das horas a que saio, passo no hipermercado a caminho de casa. E já reparei que independentemente de a lista ser grande ou pequena demoro cerca de uma hora. No outro dia não tinha lanchado, e estava com fome, claro que enchi o carrinho de pão e chocolates...e cheguei a casa e não me controlei.

Mas toda esta organização não é rígida, como me parece que já descobriram por vocês :). Às vezes não me apetece (ou ao J. ou à A.) o que está planeado, ou o J. não janta em casa, e aí eu como qualquer coisa, ou não me apetece cozinhar o que está definido, e aí trocamos por qualquer uma das coisas que está na lista (afinal temos tudo o que é preciso para fazer essa refeição), ou então vamos comer fora. Uma das vantagens de às vezes não se fazer tudo certinho, é que às vezes na semana seguinte já tenho algumas das refeições definidas, que transitam da semana anterior.


sábado, 1 de setembro de 2012

Estatísticas do blogger...

Ando aqui a passear no background do meu bloguinho, e já tinha reparado, mas achei por bem partilhar convosco, pode ser que alguma alma caridosa me elucide acerca desta questão.

Quando vou ver as estatísticas, visão geral aparece-me o seguinte:

Onde podem ver que as visualizações de páginas hoje são 6.

Depois quando faço "mais" nas mensagens (que não aparece na figura) aparece-me o seguinte:


Onde podem ver apenas 3 mensagens com uma visualização cada uma, pelo que dá um total de... 3 visualizações... parece-me a mim, que se calhar estou a deixar escapar alguma coisa. Agradece-se input de uma alma caridosa que ande nestas andanças há mais tempo do que eu.

Coentros - Parte II...

Contei-vos aqui que tinha uns vasinhos com coentros, salsa e erva de São Roberto. Pois bem, venho dar notícias dos mesmos...Morreu tudo!!! :(

Até a salsa que há uns tempos estava tão bonita, morreu...

Acho que ter ido de férias e não avisar o pessoal para regar as plantas, e o calor, não devem ter ajudado nada.

No outro dia fui limpar a varanda e despejei os vasos de barro. Quero ver se os pinto, e andei à procura de tutoriais para pintar vasos, no entanto, ainda não descobri muito bem que tipo de tinta deva utilizar. Já pensei que tinta para paredes deve resultar - barro, estuque tem uma textura parecida, portanto devem reagir da mesma maneira à mesma tinta. No entanto não quero comprar 1 L de tinta, queria um boiãozinho, só para experimentar. Mas uma coisa que vi é que se quiser pôr plantinhas lá dentro, tenho que impermeabilizar o vaso por dentro, mas ainda não descobri onde é que se vende o spray de poliuretano para impermeabilizar o vaso por dentro, quer dizer, no Aki descobri que existe expuma, mas não me parece que seja isso que é necessário. Mas pronto, um dia destes dou um saltinho à loja e pergunto a alguém o que preciso para este projecto.

Agora tenho umas caixas de ovos e uma frigideira velha guardadas para plantar qualquer coisa, inspirada na Ema. Mas queria tirar a pega da frigideira e não consigo. Lá terá que ficar assim, até deve dar mais jeito para transportar...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository