segunda-feira, 25 de junho de 2012

Staycation em Tomar


Não sei se já disse que sou de Tomar, vivo em Lisboa e tenho uma paixoneta por Faro (estive lá 11 anos e as memórias e as saudades das pessoas e dos bons tempos lá vividos são mais que muitas).
A Rita muito ocupada e o seu gato tigrado tiveram uma excelente ideia para dinamizar as férias da malta e desafiou os seus leitores a mostrarem o que vale a pena ver na sua cidade.

Não vou falar sobre Lisboa, já que apesar de já estar cá há quase 5 anos não conheço muito bem a cidade (que vergonha, eu sei...mas hei-de conhecer, tenho na minha lista um baralho de cartas Lisbonwalker, para ter um passeio todas as semanas para descobrir a cidade), e como a Rita já falou sobre Faro (e corria o risco de estar bastante desactualizada), vou falar sobre a minha cidade natal.

Quem me conhece sabe que adoro a cidade, a sua história e o seu património (mundial) e a janela mais bonita do mundo :) e desde miúda que adorava ir de uma ponta à outra de cidade.

Assim, aqui vão os pontos a visitar em Tomar, :

Convento de Cristo - Ouvi dizer que é património mundial e tem uma janela toda catita (a tal que o J. ainda não viu ao vivo). Cada vez que lá vou procuro o cão e o gato no lado direito da janela, ao pé da esfera armilar, que segundo diz o meu pai, representam o cão e o gato que foram levados nos navios. Os guias nunca sabem da história, mas o que é certo é que eles estão lá :). O Convento de Cristo tem várias actividades para os mais novos.

Praça da República -  Tem a estátua do D. Gualdim Pais, grão-mestre da ordem dos templários, o edifício da Câmara Municipal e a Igreja de São João Baptista, que também vale a pena visitar. Ainda em relação à praça, agora não sei se ainda dá para fazer isso, mas quando eu era miúda ia comprar milho à Casa das sementes para dar milho aos pombos (eu sei que são ratazanas aéreas, mas eu gostava). A estátua de D. Gualdim Pais tem uma ligeira particularidade, e o pessoal do politécnico aproveita para pôr os caloiros à volta da estátua à procura da tal particularidade. Quando descobrirem qual é deixem comentário ;).

Mata dos Sete Montes -  Mais conhecida como Cerca, local de piqueniques e festas de anos, passeios, e diversão. Belos tempos :) Vale a pena a visita com as crianças já que tem também um parque infantil.

 Igreja de São João Baptista - (ver link em cima) É a igreja onde acontecem todos os acontecimentos religiosos. Foi lá que fui baptizada, fiz a Primeira comunhão, fiz a Profissão de fé e o Crisma. Todos os casamentos a que eu fui foram lá. (dá mais jeito para entrar nesta igreja com um vestido de noiva do que na de Santa Maria dos Olivais :)), e é lindíssima :)
Sinagoga -Apenas fui à sinagoga uma vez, mas gostei bastante. Tem a particularidade de ser o único templo judaico proto-renascença existente actualmente no país. (Vou confessar...eu sabia que era única no país em relação a qualquer coisa, não sabia que era por ser proto-renascença...as maravilhas da internet/wikipedia). Vale a pena a visita e o passeio pelas ruas estreitinhas que rodeiam a igreja de São João.

Corredoura - A Corredoura é a rua das lojas lá do sítio. É na corredoura que quando vou a Tomar encontro alguém conhecido (quer dizer, encontrava...). É também a rua onde se encontra o Café Paraíso. Este já tem uma centena de anos e mais um, e é o ponto de encontro da malta toda...à tarde é o ponto de encontro das velhotas para o seu lanchinho da praxe (da "alta sociedade" de Tomar, bem entendido, que a "baixa" não tem dinheiro para lanchar num café) à noite é ponto de encontro de toda a gente, incluindo o meu quando lá vou. Chama-se assim, porque em tempos idos era onde se faziam as corridas de cavalo (penso que seriam uma espécie de torneios a cavalo, daqueles em que os cavaleiros estão de lados opostos e com uma lança na mão se jogam um contra o outro e ganha quem não cair do cavalo...esqueci-me do nome da prova)

Jardim do Mouchão e Roda do Nabão - Local propício para um passeio, para namorar e para tirar umas fotos à Tom Sawyer :) ao pé da roda, bem entendido. Queria postar umas "fotes" mas não descubro, Tenho mesmo de digitalizar o caixote de fotografias ali à minha espera.

Ponte velha - A ponte velha é a ponte mais velha de Tomar (a sério??????? ninguém diria), feita pelos romanos...(dah) Como todas as pontes romanas tem arcos e permite a passagem para a outra margem do rio (Oh meu Deus isto vai de mal a pior - peço desculpa desde já a quem vier aqui ter através da Rita muito ocupada). Mas é uma ponte lindíssima e tenho óptimas recordações de quando era miúda ir para o muro em frente ao restaurante "Bela Vista" dar pão aos peixes aos sábados de manhã.

Convento de Santa Iria - O convento de Santa Iria não está próprio para consumo, o que é uma pena. Mas tem a lenda de Santa Iria associada, já que foi dali que ela foi jogada ao rio Nabão, depois de esfaqueada pelo seu apaixonado numa cena de ciúmes (parece uma telenovela, mas as telenovelas acabam por se basear em histórias reais).

Festa dos tabuleiros - É a festa mais linda do mundo :) Só acontece de 4 em 4 anos, e a próxima será em 2015. 

Feira de Sta Iria - É a feira da cidade, e acontece em Outubro. Além dos carrocéis e dos carrinhos de choque e das barracas tem "acoplada" a feira das Passas, que de ano para ano tem vindo a perder alguma importância, mas eu gostava de passear na Rua dos Arcos e ver as bancadas com os frutos secos. Agora, qual não foi o meu espanto quando entrei na Universidade e em Outubro  vi cartazes para a Feira de Santa Iria, claro que pensei que a câmara tinha apostado na publicidade nos outros concelhos. Só depois é que reparei na localização. É exactamente na mesma altura da de Faro.

Festival estátuas vivas -Em 2010 foi organizado o primeiro e teve tanto sucesso que em 2011 repetiram a iniciativa. Realiza-se em Setembro.

Espero que visitem a cidade e digam-me do que é que me esqueci :)

De volta...

Olá amiguinhos e amiguinhas, estive um bocado ausente aqui do meu cantinho, e por isso peço desculpa, mas sem inspiração para escrever uns posts engraçados é complicado :).
Portanto em jeito de actualização informo que já perdi um total de 3,9Kg (1,9Kg na primeira semana, 2,1 kg na segunda semana e depois na 3ª engordei 100g...a escapadinha em Peniche com pequeno-almoço de hotel, batata cozida a acompanhar o peixinho grelhado, a mousse partilhada e meio jarro de sangria tinha que fazer estragos), no entanto sinto-me bem (claro que andei a fazer uns dias de dieta choque: ananás na 2ª semana, melancia na 3ª e puré depurativo nesta última semana. Amanhã vou ver os resultados. Entretanto vou cozinhando para o pessoal lá de casa, e até faço sobremesas maravilha (Torta de morangos e oreo, num post em breve), das quais apenas como migalhas. A minha força de vontade é invejável... :D

domingo, 10 de junho de 2012

Windows...

Este post não é acerca do sistema operativo, mas acerca das minhas janelas novas :D.

Desde que comprámos a casa em 2009 que achámos que devíamos mudar as janelas para vidros duplos (melhor eficiência energética, menos barulho, etc...). Já tínhamos feito umas pesquisas de mercado, em 2010, mas na altura acabámos por não fazer nada. O mês passado retomámos o projecto, e lá fizemos a pesquisa de mercado. Escolhemos uma empresa, e já cá vieram instalar as janelas maravilha, com oscilobatente... Só não esperava que ficasse com a casa cheia de pó branco...que se entranhou por tudo quanto é sítio...portanto...sexta feira à noite passada a limpar o pó, lavar o chão, e mudar os lençóis dos quartos, para podermos dormir em paz, o J. e a A. sem espirrarem nem tossirem com a alergia, e eu sem os ouvir :). Sábado foi dia de atacar o resto da casa. Eu passei o dia na cozinha (aproveitei para fazer uma limpeza detalhada), e ao fim da tarde mudei-me de armas e bagagens para o escritório, para limpar o pó das estantes. O J. e a A andaram ocupados a limpar o pó, aspirar, lavar o chão e encerar. 
Claro que ontem estávamos cansadíssimos, e hoje também não estamos muito melhor, mas dá gosto ver a casa arrumadinha :)

sábado, 2 de junho de 2012

Iogurte natural...

Depois de ter iniciado a minha dieta achei que não deveria gastar dinheiro em iogurtes, por isso pus mãos à obra (que é como quem diz, fiz uma pesquisa no google) e descobri um site australiano sobre a Thermomix (Caso não saibam, a Bimby só se chama Bimby em Portugal e na Itália, nos outros países todos chama-se Thermomix, cá já havia algo com o mesmo nome e não pode ser registado, por isso é que ficou Bimby).

Nesse site descobri também que nos outros países existe um acessório para a Bimby que é o thermoserver, para já não está à venda em Portugal, mas parece-me que iria ter grande sucesso. Não sei se o nome será muito explícito, mas é um termo para manter a comida quente. serve por exemplo para fazer duas doses de comida na Bimby sem que a primeira a ser feita arrefeça. 

Na receita referida é usado para fermentar o iogurte...

Bem, andei à procura do link para a receita do iogurte, mas não consigo descobrir, mas poderão dar uma vista de olhos aqui.

Então aqui vai a receita do iogurte (adaptada de www.superkitchenmachine.com):

2 L de leite (usei 1L menos o volume de iogurte que adicionei)
1/2 - 1 chávena de iogurte natural (eu usei um dos frascos que já tinha feito)
(Portanto abri um pacote de leite, deitei um bocado  num dos frascos de iogurte vazios, e usei o restante)

Deitar o leite no copo e programar 20 min/80ºC/vel 2-3. 
Arrefecer o leite até aos 37ºC (colocar o copo no frigorífico, ao fim de 30 minutos colocar o copo na base, ligar a Bimby e verificar a temperatura - as luzes das temperaturas acendem porque o leite está quente - e depois ir verificando de 10 em 10 minutos - eu como sou um bocado tótó deixei o copo a arrefecer ao natural, por isso demorou algum tempo)
Quando estiver a 37ºC deitar o iogurte, e misturar devagar (3-4 seg/vel 1-2).
Programar 15 min/37ºC/vel 2.
Colocar numa tigela grande, durante 5 horas, ou durante a noite, num sítio morno.

Na receita dizia para colocar no tal thermoserver, tapar, e colocar no forno, apenas com a luz acesa, durante as 5 horas. Como não tenho thermoserver, e costumo ter contas grandes de luz para pagar, coloquei o iogurte num tupperware espera-maridos (basicamente são dois tupperware que se encaixam um no outro, mas entre eles dá para colocar água quente - ou fria - e mantém a comida quente). Depois embrulhei muito bem dentro de três sacos dos congelados do continente. 

Resultado: Ficou mais sólido do que a receita do livro base, e já não tem o sabor estranho do leite em pó. A receita terá de ir para o meu caderninho das receitas testadas e aprovadas :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository